O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Redesenhando o Mapa da Groenlândia

Infelizmente o aquecimento global chegou a um ponto quase irreversível, para quem duvida é só esperar pra comprovar, e isso graças ao homem e várias situações. Um caso alarmante foi detectado na Groenlândia, o aquecimento global está acelerando o degelo, segundo imagens por satélite que mostram imensas fissuras nas calotas glaciais do norte da Europa e um rápido desaparecimento das massas de gelo na Groenlândia. Fotos publicadas na página na Internet da Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) revelam a existência de fissuras sem precedentes na calota glacial no fim do verão boreal (do hemisfério Norte), que se estendem do Pólo Norte ao arquipélago de Svalbard (ou Spitzberg, no extremo norte da Noruega) e ao de Severnaya Zemlya, em águas árticas siberianas. Os cientistas da ESA consideram que de 5% a 10% dos gelos perenes – que normalmente não deviam derreter – se partiram durante as tempestades do fim do verão, trazendo consigo um gelo mais quebradiço e menos espesso. A calota ártica se consome em conseqüência do aquecimento climático. Os gelos perenes também diminuíram, mas é a primeira vez que este setor do Oceano Ártico mostra semelhante fragilidade.
Outro estudo publicado na revista científica britânica Nature confirma esta tendência na Groenlândia. As geleiras da Groenlândia, segunda reserva de água doce gelada do mundo, desaparecem a uma velocidade superior duas vezes e meia a de dois anos atrás, concluíram Isabella Velicogna, do Laboratório de Jato Propulsão da Califórnia, e Tavi Murray, da Universidade de Swansea (Grã-Bretanha), após analisar imagens da Nasa tiradas por satélite. O degelo do manto de gelo marítimo não faz o nível dos oceanos subirem, mas acelera o aquecimento climático. A explicação é muito simples. Por sua brancura, o gelo reflete os raios do sol. Em sua ausência, a água do mar poderá se aquecer, acelerando o degelo.
As imagens de satélite comprovam uma situação alarmante: a Groenlândia está perdendo território e já chegou a perder dois terços do total – informação verídica – tanto é que deverá ser redesenhado todos os mapas-múndi por estes motivos climáticos. Os céticos do aquecimento global deveriam pensar mais sobre o assunto e entender, pois ficar parado esperando pra comprovar é um absurdo e esperar outros casos alarmantes acontecerem não deterão o fenômeno e a Terra vai continuar esquentando.

Um comentário:

  1. Bom, é certo que o homem vem maltratando o planeta. Mas penso que o tema "aquecimento global" muitas vezes é utilizado para fins mercantins,ou seja, as tais empresas "amigas do meio ambiente" utilização essa temática para vender mais e se passerem por "boazinhas". Creio que uma maneira de evitar essas trajédias seria combater o consumo exacerbado, já que isso sim, é que preciona os recursos de nosso planeta.

    ResponderExcluir