O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Mensagens Subliminares

Ilusões de Ótica são um grande exemplo de como nosso cérebro funciona e de como funcionam as mensagens subliminares, quando uma coisa que foge totalmente à nossa atenção pode significar outra, embora que nem todas as Ilusões de Ótica sejam mensagens subliminares.
Mensagem Subliminar: O que é mensagem subliminar? Subliminar é qualquer estímulo não captado a nível de consciência por estar abaixo dos limites sensoriais receptores. Onde encontramos? Teoricamente, em todas as mídias! Sua percepção não é consciente, elas estão, ou poderão estar em todo lugar. Objetivo: Entendemos que o objetivo maior da utilização das mensagens é manipular as mentes das pessoas. Como atuam: Vários processos químicos e fisiológicos são ativados quando estamos expostos à uma mensagem. Como se defender?: É impossível à mente lidar com todas as percepções, sejam visuais, auditivas, olfativas ou táteis.
O que NÃO é subliminar? Subliminar significa "abaixo do limiar de percepção". Simples assim. Um som numa freqüência mais alta do que o ouvido pode escutar ou uma imagem tão rápida que o olho não possa captar são exemplos de estímulos subliminares. Mas uma definição tão simples nos deixa um problema: se um estímulo subliminar, portanto indetectável, é detectado pelo observador (ainda que inconscientemente) ele deixa de ser classificado como subliminar. Ou seja, qualquer efeito atribuído a um estímulo subliminar torna-se impossível por definição. De fato esta foi a definição utilizada pelos primeiros estudiosos que estudaram o tema no final do século XIX, mas as coisas não são tão simples.
Os psicólogos sabem hoje que a percepção de um estímulo (isto é, ver algo e saber que viu) depende de fatores psicológicos e sociais tanto quanto de fatores fisiológicos. Alguém pode ver alguma coisa e simplesmente não se sentir confiante o suficiente de ter visto. Assim, em vez de uma linha separando o que está abaixo do limiar de percepção do que está acima, os psicólogos falam em uma faixa de percepção: acima do limite superior, chamado de limiar subjetivo, as pessoas são capazes de notar claramente um estímulo; abaixo do limite inferior, chamado de limiar objetivo estão os estímulos que não podem ser percebidos de maneira nenhuma; abaixo do limiar subjetivo, mas acima do limiar objetivo as pessoas percebem os estímulos mas pensam que não perceberam. Com isso, um estímulo subliminar passa a ser considerado um estímulo percebido, mas não reportado.
E aí começa a confusão... A maioria dos sites sobre o assunto não só misturam todos os tipos de mensagens subliminares (subjetivas e objetivas, visuais e auditivas) num mesmo balaio, atribuindo a todas elas poderes fantásticos de persuasão, como ainda acrescentam ao saco inúmeras coisas que não tem absolutamente nada de subliminar.
Um dos maiores sites nacionais sobre mensagens subliminares é o portal da
Organização Não Governamental de Estudos e Pesquisas em Mensagem Subliminar. Este site é o ponto de partida para qualquer pesquisa que se faça sobre o assunto em língua portuguesa. Ironicamente, muito pouco do que se diz no site tem realmente a ver com mensagens subliminares, na acepção correta do termo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário