O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Novo ENEM 2009

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
O ENEM é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.
Muito tem se falado a respeito da substituição do vestibular pelo ENEM 2009 em grande parte das universidades federais. Porém, para isso a prova do ENEM passará por várias mudanças. Uma delas será no número de questões, que subirá de 63 para 200, além da redação. Serão quatro provas de múltipla escolha, aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro.
A nova prova do ENEM exigirá dos estudantes conhecimento, raciocínio e a capacidade de relacionar vários temas para chegar à resposta correta. Uma mesma questão poderá conter temas de História e Geografia, de Biologia e Química ou de Literatura e linguagem.
Essas características já eram encontradas nas prova do ENEM, porém o novo modelo não será apenas maior, mas bem mais complexo, exigindo mais do aluno. “No ENEM atual, o aluno não precisa, por exemplo, saber Ciências. Uma pessoa que lê bastante pode ter um bom resultado”, afirmou o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes. “O novo ENEM exige mais conhecimento de conteúdo”. As disciplinas da prova serão de acordo com áreas do conhecimento. São elas:
1) Linguagens, códigos e suas tecnologias;
2) Matemática e suas tecnologias;
3) Ciências da natureza e suas tecnologias;
4) Ciências humanas e suas tecnologias.
Essas áreas de conhecimentos se interdiciplinam, mas no final a prova terá questões com as disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Artes, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), Geografia, História, Filosofia, Sociologia e futuramente a Língua Estrangeira, como o Inglês e o Espanhol.
Como assim? Exemplo: Quem for fazer o ENEM terá uma questão de Geografia com dados (Matemática) pra resolver população; ou uma questão de História falando sobre a evolução dos fungos (Biologia) nas pinturas (Artes); ou também uma questão de Português com uma reflexão (Filosofia) sobre algum fato social (Sociologia).
Comente você agora! O que você acha disso tudo?

Um comentário:

  1. Prova vaza e Enem é cancelado, diz jornal
    Cópias das provas do fim de semana foram oferecidas ao Estado de São Paulo

    O Ministério da Educação decidiu cancelar o Enem por evidências de que a prova que seria aplicada neste fim de semana vazou. A informação foi revelada em reportagem do site do jornal O Estado de São Paulo. Ao ser informado, o ministro Fernando Haddad teria decidido pela não realização do exame neste final de semana.

    O jornal foi procurado na tarde de quarta-feira por um homem que dizia possuir cópias das provas de sábado e domingo e queria R$ 500 mil para entregá-las. Após consultar o material para checar sua veracidade, sem se comprometer com sua compra, as infomações foram repassadas por telefone e e-mail para o ministro, e a fraude foi confirmada por técnicos do Inep, órgão responsável pelo Enem.

    O MEC tem uma outra versão da prova pronta, e pretende aplicar o exame em 45 dias, segundo o Estadão.

    ResponderExcluir