O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Grupos Sociais e os Valores na Sociedade de Hoje

Procurando o verbete grupo social no Novo Dicionário Aurélio, encontramos a seguinte definição: “Forma básica da associação humana: agregado social que tem uma entidade (individualidade) e vida própria, e se considera como um todo, com suas tradições morais e materiais”. Seja qual for a definição, uma coisa é certa: grupo social sempre significa a reunião de pessoas que estão mutuamente em interação (duas pessoas já podem formar um grupo).
Para a Sociologia, grupo social é toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos têm de manter alguma forma de organização, no sentido de realizar ações conjuntas de interesse comum a todos os seus membros. Os grupos sociais apresentam normas, hábitos e costumes próprios, divisão de funções e posições sociais definidas.
A sociedade estipula o que é desejável e o que é proibido, o que é bonito e o que é feio, o que é certo e o que é errado. Assim, na vida em sociedade, as ideias, as opiniões, os fatos, os objetos não são avaliados isoladamente, mas dentro de um contexto social que lhes atribui um significado, um significado, um valor e uma qualidade determinados.Os valores sociais variam também, principalmente no espaço e no tempo, em função de cada época, de cada geração, de cada sociedade. O comportamento sexual é outra área em que se notam grandes mudanças. Até meados do século XX, a sociedade exercia um controle rígido sobre a sexualidade das pessoas, especialmente com relação às mulheres. O sexo, para a mulher, só era aceito socialmente dentro do casamento, e tinha como única finalidade gerar filhos. As mulheres que não se comportassem exatamente de acordo com esses valores eram malvistas e sofriam uma série de sanções sociais. Lentamente, esses valores foram se modificando. Mas sempre existiram mulheres mais liberadas e independentes do que a maioria de sua época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário