O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Os Céticos e o Apocalipse do Aquecimento Global

O aquecimento global é a mais moderna versão do apocalipse. Se for verdade o que dizem os pesquisadores e ambientalistas e se nada for feito para deter o fenômeno, a Terra vai esquentar tanto que, até 2100, furacões devastarão cidades inteiras, o fogo consumirá a Amazônia e o mar engolirá Ipanema. Os cientistas dizem que o aquecimento da Terra é causado pelo homem. É fruto da combustão de derivados de petróleo e das queimadas. Clamam por ações mais práticas de governos e empresas para reduzir a emissão de substâncias como gás carbônico ou metano, que aprisionam o calor do sol na atmosfera terrestre.
Os céticos geralmente fazem três grandes críticas a cientistas e ambientalistas. A primeira afirmação é que há poucas provas de que o clima está esquentando mesmo. O economista britânico Nigel Lawson, ex-secretário do Tesouro de Margaret Thatcher, diz que a temperatura média do planeta subiu e desceu várias vezes nos últimos 150 anos. A segunda afirmação é que, mesmo que exista uma tendência para o aquecimento, ela está mais ligada aos fatores naturais, como a atividade solar, que à ação humana. O terceiro argumento dos céticos é que, se a Terra estiver mesmo esquentando por causa das emissões industriais, vale mais a pena gastar dinheiro remediando as conseqüências disso, como as perdas agrícolas e a elevação do nível do mar, que tentar reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, como preconiza o Protocolo de Kyoto. "A Holanda tem feito isso há 500 anos", diz Lawson.
Para os principais especialistas da área, reunidos no IPCC, o painel científico da ONU, não há dúvida. O perigo é real. A mobilização já rompeu a divisão partidária nos EUA. Existem algumas certezas a respeito do aquecimento global. São conclusões de centenas de pesquisadores que estudam mudanças climáticas. A primeira conclusão é que a humanidade nunca viveu uma situação como esta. Só houve tanto gás carbônico na atmosfera há 10 milhões de anos. Naquela época, a Groenlândia não tinha geleiras, e o nível do mar estava dezenas de metros mais alto. A segunda conclusão é que a Terra está esquentando. A média de temperatura global subiu 0,6ºC desde 1861. A última década foi a mais quente do milênio. A terceira conclusão é que o nível do mar está subindo. Já aumentou de 10 a 20 centímetros em um século. Isso acontece principalmente por causa da expansão térmica do oceano. A quarta conclusão é que as geleiras estão derretendo. Pesquisas recentes mostram que, nos últimos cinco anos, a Groenlândia e a Antártida começaram a perder mais gelo do que o que é reposto pelas nevascas. E uma quinta conclusão é que o aquecimento global não é natural porque parte do aquecimento ocorre porque estamos saindo de um período glacial. Mas a intensificação recente do aquecimento só pode ser explicada pela ação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário