O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Os Vestibulares nos Dias Atuais

O vestibular é um tradicional exame aplicado pelas universidades brasileiras a fim de selecionar candidatos às vagas por elas oferecidas. O vestibular caracteriza-se normalmente como uma prova de aferição dos conhecimentos adquiridos no ensino básico: fundamental e médio, sendo o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. É o critério de seleção de candidatos preferido pelas instituições públicas de ensino superior, enquanto que o uso de meios alternativos de acesso é promovido em geral por instituições privadas. Como não é caracterizado como concurso público, mesmo quem possui antecedentes criminais pode fazer e entrar para uma universidade. O vestibular é um modelo de seleção constantemente criticado por especialistas, embora ainda seja o mais aceito em todo o país.
Vantagens do modelo: Há vantagens inegáveis que decorrem da utilização do vestibular em detrimento de outras formas de seleção (entrevistas, indicações, necessidades econômicas). A principal é a impessoalidade da prova e da correção, coadunada com as existências apenas de raros casos de suspeita de fraudes, normalmente acompanhadas de cancelamento de prova. Garantido o anonimato nas correções, todos os candidatos têm chances iguais de concorrerem às vagas, segundo, é claro, o preparo acadêmico de cada um. O vestibular privilegia a meritocracia, que é a base de qualquer sistema universitário de ponta no mundo. Existe o benefício implícito do vestibular de proporcionar, também, acesso igualitário às universidades, especialmente as públicas, a qualquer pessoa de qualquer lugar do país que queira prestar a prova, uma vez que, são proibidas discriminações de origem. Por fim, o vestibular é cego a qualquer questão de gênero, etnia ou ascendência, eliminando possibilidade de que estes fatores viessem a interferir, por si só, de forma favorável ou desfavorável na seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário