O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Sistema de Seleção Unificada

Como será o sistema de seleção unificada? O candidato a uma vaga no ensino superior poderá concorrer a cinco cursos ou instituições, mas apenas naquelas universidades que adotarem o ENEM como única forma de ingresso. As instituições que optarem utilizar o ENEM como única avaliação para selecionar os ingressantes participarão de um Sistema de Seleção Unificada, informatizado e online. Nesse sistema, as universidades informarão quantas vagas têm disponíveis para cada curso, e qual é o peso que cada uma das grandes áreas do conhecimento terá na nota final do aluno ­linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação e língua estrangeira); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
O aluno que participou do ENEM 2009 se inscreve no sistema, que calculará sua nota final, já com os pesos estabelecidos, e o aluno poderá simular inscrição em até cinco cursos ou instituições, durante todo o período em que o sistema ficar disponível na Internet. Caso a universidade decida utilizar o ENEM como segunda fase ou com a nota do ENEM agregada à nota de um vestibular próprio, a instituição deverá decidir e publicar as regras de inscrição e participação em seus editais. O Sistema de Seleção Unificada só será utilizado pelas instituições que escolherem o ENEM como única forma de seleção.

Um comentário:

  1. E será mesmo que o MEC tem condições de fazer um sistema desses? Imaginem o desespero dos candidatos tentando acessar simultaneamente o sistema… Imaginem milhões de pessoas acessando, o sistema tentando reprocessar as escolhas para apresentar a nova distribuição de vagas… Vai ser uma loucura! Espero que o MEC saiba o que está fazendo, porque irá destruir o sonho de milhões de estudandes.

    ResponderExcluir