O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A Ideologia da Ciência Política

Com a crise do capitalismo e das democracias na Europa abriu-se espaço para o avanço dos regimes totalitários. Veja os partidos e as idéias políticas do século XX:
* Esquerda: partidos que defendem os direitos dos trabalhadores, falam em transformações sociais profundas e acreditam na igualdade social.
* Direita: partidos conservadores ligados à classe dominante, falam da necessidade da ordem para conter a baderna social e acreditam no respeito à autoridade.
* Extrema Esquerda: são os comunistas seguidores de Karl Marx (socialismo científico – sistema em que predomina a propriedade social ou coletiva dos principais meios de produção). São os anarquistas e eram contra a propriedade privada, o capitalismo e o Estado. Ambos defendem uma revolução socialista para acabar com o capitalismo.
* Extrema Direita: são os fascistas e odeiam os comunistas, defendem uma ditadura para salvar o capitalismo.
* Centro: são liberais e contra os comunistas e os fascistas, defendem o capitalismo com liberdades democráticas.
* Sociais-democratas: defendiam posições de esquerda, achavam que o capitalismo deveria acabar diferentemente dos comunistas eram contra a revolução e a ditadura do proletariado, acreditavam que o socialismo seria implantado gradualmente com reformas democráticas.
Regimes Totalitários: o Fascismo e o Nazismo
* Totalitarismo: é a prática de um regime político que defende a total importância do Estado sobre os interesses dos cidadãos. No regime totalitário, o Estado tem um governo forte, capaz de controlar de forma absoluta os diversos setores da vida social. Em termos políticos, o regime totalitário prega o fim da democracia liberal e a eliminação das oposições por meio de uma propaganda agressiva ou através da violência física. A linha política do Estado é determinada por um partido único (ditadura).
* Fascismo (Itália) é o conjunto de idéias, dogmas, preconceitos e práticas de pensamento político de Extrema Direita, expresso pelo Partido Nacional Fascista. Em termos doutrinários é quase idêntico ao Partido Nazista.
*
Nazismo (Alemanha) é o conjunto de idéias, dogmas, preconceitos e práticas de pensamento político de Extrema Direita, expresso pelo Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Este pode ser descrito como nacionalista extremado, racista, belicista, totalitário, anticomunista, antiparlamentar e anti-individualista.
* Dentre outros regimes totalitários do século XX, temos: o Franquismo ou Falangismo (Espanha) de Francisco Franco; o Salazarismo (Portugal) de Antônio de Oliveira Salazar; o Estado Novo (Brasil) de Getúlio Vargas e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário