O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Educação Sexual e Sexualidade

A Orientação Sexual é um dos Temas Transversais trabalhados nos documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Suas propostas envolvem a forma como a sexualidade deve ser trabalhada na infância e na adolescência, bem como a prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e a gravidez indesejada na adolescência. A orientação deve ser feita de forma a se adquirir conhecimento, respeito e responsabilidade suficientes para que se possa promover a saúde e o bem-estar. As diferentes maneiras como as pessoas reagem ao tema está relacionado com a formação que receberam. A sexualidade de cada indivíduo é constituída a partir de suas relações culturais e influências recebidas pelo meio em que vive, como a escola, a família e outros.
A sociedade sempre impôs valores definidos para o homem e a mulher, caracterizando o que seria aparentemente correto para a conduta de cada um. Um bom exemplo são os cargos de empregos específicos para cada um ocupar (o que hoje já está sendo mudado pela garra que as mulheres têm) ou as responsabilidades do lar que cada pessoa tem, como o trabalho doméstico para as mulheres e as responsabilidades com as despesas para os homens. A sociedade também exige que as mulheres adquiram costumes mais preservados, no que se refere à sexualidade. Os pais também ao educarem seus filhos influenciam a separação dos gêneros, especificando o que é certo ou errado para o comportamento de um menino ou de uma menina.
A educação sexual começa desde muito cedo, com a educação das crianças, que é definida a partir de uma referência, que quase sempre é a família, com os seus costumes, os valores que preservam ou a crença religiosa. As crianças também recebem influências de livros, da escola e principalmente da mídia (em especial a televisão, que é de fácil acesso). Todas as experiências sexuais de uma criança, até o contato com sua mãe, farão parte e influência na sua formação sexual. O trabalho de Orientação Sexual deve propor ao jovem a idéia de que a sexualidade é de grande importância para a vida e a saúde. Deve expor e esclarecer os problemas que estão relacionados à sexualidade e suas formas de prevenção e controle. A escola também desempenha papel importante na orientação, ela proporciona de forma pedagógica um autoconhecimento do nosso corpo, isso influencia a obtenção de tomarmos um maior respeito e cuidado.
A Orientação Sexual trabalha a conscientização sobre a prevenção as DST’s e a gravidez na adolescência, que são problemas atuais e preocupantes. Outro papel importante é o combate à discriminação que existe contra os portadores dos vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e HPV (Papilomavírus Humano) e os doentes da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). A orientação que a escola faz é diferente da feita pela família, pois não supõe valores ou crenças. Devemos sempre ter respeito mútuo para a prática da sexualidade e de forma responsável, saudável e prazerosa.

~> Artigo elaborado pelo aluno da Escola Estadual “Monsenhor Horta”: Matheus Henrique Miranda Santana (3º H em 2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário