JORNAL EM BUSCA DO CONHECIMENTO

Loading...
O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

domingo, 16 de janeiro de 2011

Como calcular a nota do ENEM 2010?

Veja a continuidade do assunto:

Clique aqui:


___________________________________

Em primeiro lugar, para entender a nota do Enem vamos recorrer ao site do Inep:

Existe uma nota global do Enem?
Não, o Inep não calcula uma média global de desempenho, apenas apresenta as médias separadamente. A prova do Enem tem cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática –, mais a média da redação.

Em segundo lugar, existem três formas de gerar uma "nota global". A primeira é o que nosso blog postou, abaixo. A segunda é usada da forma que as universidades acharem melhor, em alguns casos, elas multiplicam a redação por dois e somam todas as notas, dividindo tudo por cinco. E uma terceira forma é usada a soma de todas as notas e dividi por cinco.
Mas como foi citado acima NÃO EXISTE NOTA GLOBAL PELO INEP.

Podemos observar através disso:

As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem 2010? Como o SiSU calcula a nota nestes casos?
Algumas instituições participantes do SiSU adotam pesos diferenciados para as provas do Enem 2010. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição (ver botão "Qual a composição da minha nota nesta opção?"), que apresenta como o sistema efetuou o cálculo da nota). Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem 2010, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.

A prova do Enem tem cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática –, mais a média da redação. Para o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas foi utilizada metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que busca medir o conhecimento a partir do comportamento observado em testes. No caso da redação, os critérios são os mesmos do Enem tradicional.

Como é calculada a nota do Enem em TRI
Diferentemente de uma prova comum, a nota do Enem em cada área não representa simplesmente a proporção de questões que o estudante acertou na prova. Em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende, além do número de questões respondidas corretamente, também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias de desempenho distintas.

Cálculo em 2009...
Para o PROUNI, a Redação vale 50% da prova total e a parte objetiva vale os 50% restantes. Então soma-se as notas das 4 provas e divide-se por 4. Depois pega-se o resultado e soma com a redação, dividindo-se depois por 2 para saber a média final.

RECEBI VÁRIAS INFORMAÇÕES QUE SÃO DESENCONTRADAS E ENTREI NO SITE DO PROUNI PRA RESOLVER ESSA DÚVIDA:

RESULTADO EM 2010:
AS 5 NOTAS SÃO SOMADAS E DIVIDIDAS POR 5!
Informações de 19 de janeiro de 2010


Exemplo de 2009:
*575,0 = Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
*550,0 = Matemática e suas tecnologias;
*600,0 = Ciências Humanas e suas tecnologias;
*525,0 = Ciências da Natureza e suas tecnologias;
___________________________________________
2250,0 = Total das Provas Objetivas.
*dividido por 4 provas:
___________________________________________
*562,5 = Média das Provas Objetivas
+650,0 = Nota da Redação
___________________________________________
1212,5 = Total das Provas do ENEM 2010
*dividido por 2 provas:
___________________________________________
*606,25 = Resultado Final do ENEM 2010
Comunicado aos estudantes
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada estarão abertas de 16 a 18 de janeiro de 2011.
No Sisu 2011/1 os candidatos poderão inscrever–se em até duas opções, em ordem de preferência, nas vagas ofertadas pelas instituições participantes. Finalizadas as inscrições, o Sisu selecionará, automaticamente, os candidatos melhor classificados, de acordo com a nota do Enem 2010.

Inscrição no SiSU:
http://sisualuno.mec.gov.br/

O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?
É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado em 2010. O processo seletivo do Sisu a ser realizado no primeiro semestre de 2011 selecionará candidatos a vagas para ingresso em cursos no primeiro semestre e, em algumas instituições, também para o segundo semestre de 2011.
Perguntas frequentes no site:
http://sisu.mec.gov.br/perguntas_frequentes.html


Incorporo um comentário importante:

Pergunta:
Então, eu não entendi direito...
De acordo com o primeiro cálculo ensinado, a minha nota deu 904,8 mas com o cálculo para o PROUNI deu 784,25. E fazendo o cálculo incorreto deu 756,56. É normal dar essa diferença?
Por Anônimo em
Como calcular a nota do ENEM 2010?

Resposta:
Pelo que estou tendo de informações a nota do Prouni é como PUBLICAMOS no artigo. Já a nota do SiSU, alguns estudantes estão informando que é somadas as 5 notas e dividido por 5, isso se deve a Faculdade que escolheram, pois neste caso ela criou seus critérios para isso!

Uma coisa é importante dizer, o ENEM, PROUNI e SISU têm que esclarecer melhor isso. Pois, estou tendo inúmeras informações diferentes das que estão aqui, provavelmente modificaram isso nesse ano.
Muito confuso, nenhuma novidade pra o nosso Brasil!

53 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER SE CONCLUI O ENSINO MEDIO NO ENEN 2010

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se a nota final, sendo 576,75 é suficiente para conseguir a certificação para o ensino médio?
    grato!!!

    ResponderExcluir
  3. esse negócio não ta certo pois minha nota eu somei todas e dividi por cinco e deu isso mesmo agora no enem!
    o correto é somar todas e dividir por cinco!
    e esse será o resultado que mostrará quando fizer inscrição em algum curso!

    ResponderExcluir
  4. Resposta Anônimo 1 e Anônimo 2:
    Como proceder para obter a certificação no ensino médio pelo Enem?

    Os resultados do Enem 2010 podem ser utilizados para fins de certificação em nível de conclusão de ensino médio, a critério das Secretarias de Educação e aos Institutos/Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Compete às Secretarias de Educação e aos Institutos/Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia definir os procedimentos para certificação no nível de conclusão com base nos resultados do Enem 2010.
    Para obter essa certificação os candidatos devem:

    - ter 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem 2010;

    - ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das quatro provas áreas do Enem;

    - ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação.

    O candidato, que pretenda obter a certificação em nível de conclusão do ensino médio deverá, ainda, no ato da inscrição indicar a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto/Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em que irá pleitear a certificação.

    A escolha da referida Secretaria ou Instituto/Centro não está condicionada ao estado de residência do candidato, podendo esse escolher uma das opções apresentadas no ato da inscrição. A lista de Secretarias Estaduais de Educação ou de Institutos/ Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia apresentadas no sistema de inscrição é respaldada por Acordo de Cooperação Técnica, firmado junto ao Inep e que estabelece as responsabilidades dos envolvidos no processo de certificação.

    A marcação da opção de certificação no formulário de inscrição efetuada pelo candidato implica em concessão de autorização para o Inep enviar os dados e as notas obtidas no Enem 2010 para as Secretarias Estaduais de Educação e Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para fins de certificação, o Inep fornecerá sistema específico de acesso aos resultados.

    Fonte: http://www.enem.inep.gov.br/faq.php#13

    ResponderExcluir
  5. Resposta Anônimo 1 e 2:

    Inep indica a nota mínima 400 no Enem 2009 como critério de certificação para o ensino médio
    Estudantes que fizeram o Enem no ano passado não estavam interessados unicamente nos processos seletivos para o ensino superior. Com a reformulação do exame, o Enem passou também a servir para conferir a certificação de competências de ensino médio para estudantes com mais de 18 anos, substituindo o antigo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) neste nível de ensino.
    A nota mínima indicada pelo Inep para certificação em cada uma das quatro áreas do conhecimento é 400. Esta nota foi estabelecida considerando a nota de corte utilizada pelo Encceja até o ano passado, que era 100. Foi realizada uma análise estatística, de modo a verificar a correspondência da nota 100 do Encceja com a nova escala no Enem 2009. Na redação, é necessário que o participante obtenha, no mínimo, 500.

    As Secretarias podem aproveitar as notas de uma ou mais áreas avaliadas no Enem 2009, de acordo com o interesse e a certificação pleiteada pelo candidato. O candidato pode pleitear a certificação em cada uma das quatro áreas do conhecimento separadamente.

    As Secretarias de Educação dos Estados, Municípios e do Distrito Federal, têm autonomia para definir os procedimentos para certificação de ensino médio com base nas notas do Enem 2009, sendo responsabilidade dessas Secretarias emitir os certificados de conclusão e/ou declaração de eliminação de componentes curriculares, quando solicitado pelo participante. Institutos Federais de Ensino também poderão emitir certificação.

    Serviço

    Os candidatos interessados em obter a certificação do ensino médio com base no Enem 2009 devem manifestar-se às Secretarias para que essas dêem andamento aos procedimentos necessários. Recebidas as manifestações dos estudantes, as secretarias terão o prazo de 30 dias para solicitar ao Inep as notas dos candidatos, por meio do link: .

    *Republicada em 12/02/2010, com alterações.

    Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep/MEC

    ResponderExcluir
  6. Resposta Anônimo 3:

    Em primeiro lugar, para entender a nota do Enem vamos recorrer ao site do Inep:

    Existe uma nota global do Enem?
    Não, o Inep não calcula uma média global de desempenho, apenas apresenta as médias separadamente.
    A prova do Enem tem cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática –, mais a média da redação.

    Fonte: http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/enem/news10_04.htm

    Em segundo lugar, existem três formas de gerar uma "nota global", sendo apenas duas corretas. A primeira é o que nosso blog postou. A segunda é usada da forma que as universidades acharem melhor, em alguns casos, elas multiplicam a redação por dois e somam todas as notas, dividindo tudo por cinco. E uma terceira forma e errada, é usada a soma de todas as notas e dividi por cinco. Mas como foi citado acima NÃO EXISTE NOTA GLOBAL PELO INEP.

    E por último, após entrar no SiSU seu ponto de corte será mostrado e o sistema mostrará se você entraria ou não no curso pretendido.

    ResponderExcluir
  7. Resposta Anônimo 3:

    Sobre o Cálculo do PROUNI:
    Para o PROUNI, a Redação vale 50% da prova total e a parte objetiva vale os 50% restantes. Então soma-se as notas das 4 provas e divide-se por 4. Depois pega-se o resultado e soma com a redação, dividindo-se depois por 2 para saber a média final.

    ResponderExcluir
  8. valeu me ajudou muito mesmo!!!!!!! nao sabia como calcular a media do enem, mas agora sei... valeu mesmo!!!! agora é fé em deus para conseguir bolsa do Prouni.

    ResponderExcluir
  9. Se Deus quiser você vai conseguir!
    Espero que seja uma informação importante, pois foi uma pesquisa corrida - dada o prazo curto, com esse post, já estou em um dia e só com esse artigo tenho o total de visitas de todo mês de outubro (meu record anterior).
    Obrigado a todos! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Olaa! estou meio confusa!tirei apenas uma nota abaixo de 400, sendo assim naum poderei pegar o certificado do ensino médio? ou eu posso pegar das materias que obtive nota maior que 400? rs Att: Luana

    ResponderExcluir
  11. to com uma duvida cruel se tu me responder viro FÃ desse blog vo ate divulgar nas minhas comunidades
    *COMO FAÇO PARA SABER QUAL O CALCULO Q A UFCG AQUI EM CAMPINA GRANDE UTILIZARAR PARA OBTER A MEDIA GLOBAL ??????????

    ResponderExcluir
  12. agradeço as informações prestadas aqui ^^

    ResponderExcluir
  13. olá e para calcular para o sisu é desse jeito mesmo?

    ResponderExcluir
  14. Anônimo 4:
    Para obter essa certificação os candidatos devem:
    - ter 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem 2010;
    - ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das quatro provas áreas do Enem;
    - ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo:
    to com uma duvida cruel se tu me responder viro FÃ desse blog vo ate divulgar nas minhas comunidades
    *COMO FAÇO PARA SABER QUAL O CALCULO Q A UFCG AQUI EM CAMPINA GRANDE UTILIZARAR PARA OBTER A MEDIA GLOBAL ??????????

    Resposta:
    A Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) da Universidade Federal de Campina (UFCG) comunica que o resultado do Vestibular 2011 será divulgado no prazo máximo de sete dias úteis (AINDA NÃO PUBLICARAM - mas fique atenta!), após a publicação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2010.
    Comunica também, que o calendário de cadastramento e matrícula será divulgado em Edital a ser publicado na mesma data.
    Campina Grande, 13 de janeiro de 2011
    Marcos José de Almeida Gama
    Presidente da COMPROV
    Fontes:
    http://www.ufcg.edu.br:8080/chamadas/downloads/901558.pdf
    http://www.ufcg.edu.br:8080/chamadas/Servlet?command=ChamadaGetPageToView&codigoChamada=2318

    ResponderExcluir
  16. Pergunta:
    olá camarada!
    conforme seu calculo eu alcansei a nota de 607,725
    somando as todas e dividindo por cinco 548,213
    essa nota é suficiente para eu ingressar em uma faculdade pelo prouni ou sisu.
    aguardo atenciosamente
    edwin walters
    edwindoperu@hotmail.com

    Resposta:
    Peso do Enem: Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem 2010. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Quando o candidato se inscreve para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem 2010, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.

    Nota de corte: Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso - com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Ressalta-se que a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

    Desempate: No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado segundo:

    1)nota da redação;

    2) nota da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;

    3) nota da prova de Matemática e suas Tecnologias;

    4) nota da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

    5) nota da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e

    6) antecedência de inscrição definitiva na respectiva etapa de seleção do Sisu.

    Comprovante de inscrição: O candidato pode imprimi-lo ao término da inscrição.

    Mudança de ideia: o candidato pode, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante ressaltar que o Sisu considera a última inscrição concluída.

    Resultado do Sisu: estará disponível no site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br), nas instituições participantes do sistema e pelo telefone da Central de Atendimento do MEC: 0800-616161.

    *Com informações do site do Sisu

    Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/entenda-sisu-passo-passo-615044.shtml

    ResponderExcluir
  17. Pergunta:
    Apartir de quando posso pedir meu certificado de conclusão do ensino medio?
    Por Homem MB em Como calcular a nota do ENEM 2010? em 17/01/11

    Resposta:
    - a certificação pelas Secretarias Estaduais de Educação e por Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no nível de conclusão do ensino médio, de acordo com a legislação vigente;

    Os resultados do Enem 2010 podem ser utilizados para fins de certificação em nível de conclusão de ensino médio, a critério das Secretarias de Educação e aos Institutos/Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Compete às Secretarias de Educação e aos Institutos/Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia definir os procedimentos para certificação no nível de conclusão com base nos resultados do Enem 2010.

    O candidato, que pretenda obter a certificação em nível de conclusão do ensino médio deverá, ainda, no ato da inscrição indicar a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto/Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em que irá pleitear a certificação.

    A escolha da referida Secretaria ou Instituto/Centro não está condicionada ao estado de residência do candidato, podendo esse escolher uma das opções apresentadas no ato da inscrição. A lista de Secretarias Estaduais de Educação ou de Institutos/ Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia apresentadas no sistema de inscrição é respaldada por Acordo de Cooperação Técnica, firmado junto ao Inep e que estabelece as responsabilidades dos envolvidos no processo de certificação.

    A marcação da opção de certificação no formulário de inscrição efetuada pelo candidato implica em concessão de autorização para o Inep enviar os dados e as notas obtidas no Enem 2010 para as Secretarias Estaduais de Educação e Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para fins de certificação, o Inep fornecerá sistema específico de acesso aos resultados.

    ResponderExcluir
  18. Pergunta:
    Optei pela certificação do ensino medio, atráves do enem. minha nota na linguagem, codigos e suas tecnologia--545,1... minha nota em matematica e suas tecnologias--471,4... minha nota em ciencias humanas e suas tecnologia-- 573,8... minha nota em ciencias da natureza-- 551,4 minha nota em redação foi de 650... com esses numeros gostaria de saber se conclui o ensino médio... Onde pegar minha certificação caso tenha conseguido... obrigado aguardo resposta
    Por Anônimo em Como calcular a nota do ENEM 2010? em 17/01/11

    Resposta:
    Sim, pois você tem o mínimo de 400 pontos em cada uma das quatro provas áreas do Enem;
    Sim, pois você tem o mínimo de 500 pontos na redação.
    A Certificação está explicada no comentário acima, informe na Secretaria de Educação da sua região ou Estado.

    ResponderExcluir
  19. Pergunta:
    A nota final do Enem, no Sisu, é a soma, incluindo a redação, e, o resultado é divido por 5! (é o que consta no site do MEC, ao realizar a inscrição!). Pode se inscrever e verá!!! Será diferente apenas se a Universidade adotar pesos diferentes para as disciplinas.
    Por Anônimo em Como calcular a nota do ENEM 2010? em 17/01/11

    Resposta:
    Peso do Enem: Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem 2010. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Quando o candidato se inscreve para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem 2010, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.

    Nota de corte: Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso - com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Ressalta-se que a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

    Desempate: No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado segundo:
    1)nota da redação;
    2) nota da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
    3) nota da prova de Matemática e suas Tecnologias;
    4) nota da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
    5) nota da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e
    6) antecedência de inscrição definitiva na respectiva etapa de seleção do Sisu.

    Comprovante de inscrição: O candidato pode imprimi-lo ao término da inscrição.

    Mudança de ideia: o candidato pode, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante ressaltar que o Sisu considera a última inscrição concluída.
    Resultado do Sisu: estará disponível no site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br), nas instituições participantes do sistema e pelo telefone da Central de Atendimento do MEC: 0800-616161.

    *Com informações do site do Sisu

    Fonte:
    http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/entenda-sisu-passo-passo-615044.shtml

    ResponderExcluir
  20. Certificação

    Secretarias e Institutos que certificam:
    Institutos Federais por UF
    Secretarias Estaduais de Educação por UF

    Acesse!
    http://www.enem.inep.gov.br/certificacao_contatos.php

    ResponderExcluir
  21. Quer dizer que as outras maneiras (somando as provas objetivas e dividindo por 4 e depois a redação e dividindo por 2 ou somando todas, multiplicando a redação por dois e dividindo por 5) se aproximam da nota que tirarei no ENEM e que somar todas e dividir por 5 é completamente errado?

    ResponderExcluir
  22. Oi, gostaria de saber a minha media final , minhas notas são:
    494.6
    435.9
    545.3
    462.0
    e a nota da redação que foi575.0 do enem de 2010

    ResponderExcluir
  23. nossa!! Como vc é inteligente!!

    ResponderExcluir
  24. bom dia ! fis a prova do enem para conssequir o diploma do segundo grau e acertei 14QUESTÕES em ciENCIAS HUMANASE SUAS TEC. ,11 EM CIENCIAS DA NATUREZA E SUAS TEC. ,14 EM LINGUAGEM CODIGOS E SUAS TEC.,E 10 MATEMATICA E S. TEC. POR FAVOR QUANTOS PONTOS VC QUE SABE FASER A CONTA CERTA ACHA QUE EU CONSSEGUI POR FAVOR EU PRESISO MUITO SABER OBG!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Tenho uma dúvida, no caso do estudante que tiver uma nota muito boa em linguagens, códigos e suas tecnologias, e na redação, mas em matemática e em ciências da natureza, tiver uma nota abaixo de 400, ainda assim é possível obter uma boa média a ponto de entrar na faculdade ou de pelo menos poder financiar o curso pelo fies?
    No meu caso quero conseguir uma bolsa pelo prouni pra poder fazer o curso de gestão de rh.
    obrigada, aguardo ansiosamente uma resposta.

    ResponderExcluir
  26. Como proceder para obter a certificação no ensino médio pelo Enem?

    Os resultados do Enem 2010 podem ser utilizados para fins de certificação em nível de conclusão de ensino médio, a critério das Secretarias de Educação e aos Institutos/Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Compete às Secretarias de Educação e aos Institutos/Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia definir os procedimentos para certificação no nível de conclusão com base nos resultados do Enem 2010.
    Para obter essa certificação os candidatos devem:

    - ter 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem 2010;

    - ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das quatro provas áreas do Enem;

    - ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação.

    O candidato, que pretenda obter a certificação em nível de conclusão do ensino médio deverá, ainda, no ato da inscrição indicar a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto/Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em que irá pleitear a certificação.

    A escolha da referida Secretaria ou Instituto/Centro não está condicionada ao estado de residência do candidato, podendo esse escolher uma das opções apresentadas no ato da inscrição. A lista de Secretarias Estaduais de Educação ou de Institutos/ Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia apresentadas no sistema de inscrição é respaldada por Acordo de Cooperação Técnica, firmado junto ao Inep e que estabelece as responsabilidades dos envolvidos no processo de certificação.

    A marcação da opção de certificação no formulário de inscrição efetuada pelo candidato implica em concessão de autorização para o Inep enviar os dados e as notas obtidas no Enem 2010 para as Secretarias Estaduais de Educação e Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para fins de certificação, o Inep fornecerá sistema específico de acesso aos resultados.

    Fonte: http://www.enem.inep.gov.br/faq.php#13

    ResponderExcluir
  27. Olá boa tarde...
    quero saber se a nota do enem para a certificação pode ser acumulativa para o ano seguinte?
    -ANO DE 2010:
    *Linguagens, Códigos e suas Tecnologias-483.6
    *Matemática e suas Tecnologias- 343.3
    *Ciências Humanas e suas Tecnologias- 457.2
    *Ciências da Natureza e suas Tecnologias- 343.0
    *Redação- 525.0
    -ANO DE 2011:
    * *Linguagens, Códigos e suas Tecnologias-443.1
    *Matemática e suas Tecnologias- 426.1
    *Ciências Humanas e suas Tecnologias- 433.8
    *Ciências da Natureza e suas Tecnologias- 285.1
    *Redação- 440.0
    Obrigado pela atenção!!!
    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  28. A nota mínima indicada pelo Inep para certificação em cada uma das quatro áreas do conhecimento é 400. Esta nota foi estabelecida considerando a nota de corte utilizada pelo Encceja até o ano passado, que era 100. Foi realizada uma análise estatística, de modo a verificar a correspondência da nota 100 do Encceja com a nova escala no Enem 2009. Na redação, é necessário que o participante obtenha, no mínimo, 500.

    As Secretarias podem aproveitar as notas de uma ou mais áreas avaliadas no Enem 2009, de acordo com o interesse e a certificação pleiteada pelo candidato. O candidato pode pleitear a certificação em cada uma das quatro áreas do conhecimento separadamente.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo disse...

    Oiii ,eu somei as notas e dividi .. minha média final foi de 433 pts , gostaria de saber qual é a corte para Gestão de Recursos Humanos , será que consigo ingressar em alguma faculdade , afinal minha nota foi baixa ! =\
    Obrigada!!
    22 de dezembro de 2011 00:27


    Depende da faculdade.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo disse...

    se caso somente em uma 1 das 4 materias objetivs eu não atingir o minimo de 400 pontos,sera que eu tenho direito ao certificado de conclusão
    22 de dezembro de 2011 13:10


    Provavelmente não tem direito.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo disse...

    Oi, gostaria de saber a minha media final , minhas notas são:

    525,6
    471,9
    489,5
    474,2

    500,00

    enem 2011
    23 de dezembro de 2011 01:00

    RESPOSTA: DEPENDE DA FACULDADE. ELA QUE VAI ESTIPULAR O PESO PRA CADA UMA DAS PROVAS.

    Anônimo disse...

    qual é a maneira certa de calcular a nota do enem: é somar tudo e dividir por 5?ou somar as 4 matérias objetivas e dividir por 4 soma mais a redação e dividi por 2?
    24 de dezembro de 2011 16:01


    RESPOSTA: DEPENDE DA FACULDADE. ELA QUE VAI ESTIPULAR O PESO PRA CADA UMA DAS PROVAS.


    Suellen Machado disse...

    minha nota do ENEM 2o11 foi:
    linguagens tirei 451,3
    matemática 375,6
    ciências Humanas 402.2
    Ciências Naturais 286.4
    Redação: 520,0
    Será que tenho a oportunidade de engressar na faculdade com essa nota, sem bolsa de estudo?
    27 de dezembro de 2011 15:24

    RESPOSTA: DEPENDE DA FACULDADE E DO CURSO QUE PRETENDE FAZER.

    Anônimo disse...

    como sera o calculo do enem 2011,continuará o mesmo soma-se as 4 notas e didvide por 4e depois soma-se com a redaçao e dividi-se por 2.
    28 de dezembro de 2011 11:33


    RESPOSTA: DEPENDE DA FACULDADE. ELA QUE VAI ESTIPULAR O PESO PRA CADA UMA DAS PROVAS.

    ResponderExcluir
  32. Olá!! Gostaria de saber se tenho chances de conseguir uma vaga de psicologia sendo que : A faculdade está pedindo 742,01 e minha nota nesta modalidade é 451,12. será que tenho alguma chance? Obrigado!!

    ResponderExcluir
  33. Acredito que dependendo do número de vagas é quase impossível, mas se a faculdade abrir duas turmas (100 ou mais estudantes) ou mais ficaria mais fácil.

    ResponderExcluir
  34. MOço eu toh aqui desesperado... Minha nota foi 562,34 e eu quero Química ou Matemática na UFC e a nota de corte delas são respectivamente 644,3 e 652,5 e ambas tem 50 vagas... Será que pelo menos na segunda chamada eu consiga minha vaga????

    ResponderExcluir
  35. OI Mr. GaGa isso é muito relativo, mas pelo que to analisando é possível sim, nem que seja nas chamadas posteriores.

    ResponderExcluir
  36. TIREI ABAIXO DA MÉDIA EM REDAÇÃO NO ENEM DE 2011,NAS DEMAIS ALCANCEI ACIMA DOS 400 PONTOS.NO ENEM DE 2010 TIREI NOTAS BAIXAS,PORÉM UMA MÉDIA ACIMA NA REDAÇÃO.POSSO USAR ESSA MÉDIA DA REDAÇÃO DE 2010 Q FOI ACIMA DOS 600 PRA CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO EM 2011 CUJA NÃO ALCANCEI NA REDAÇÃO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A certificação é voltada para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino médio em idade adequada. Para consegui a certificação pelo Enem, o candidato deve ser maior de 18 anos, ter conseguido, no mínimo, 400 pontos nas quatro áreas de conhecimento e 500 na redação. Além de não possuir a certificação do ensino médio. Não existe média pra certificação.

      Excluir
  37. EDIVAN ALVES,boa noite eu tambem estou com a mesma duvida da ultima pergunta aí, gostaría de saber se posso aproveitar a redaçao de 2010 e juntar com as outras quatro materias e pegar meu certificado? aguardo obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A certificação é voltada para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino médio em idade adequada. Para consegui a certificação pelo Enem, o candidato deve ser maior de 18 anos, ter conseguido, no mínimo, 400 pontos nas quatro áreas de conhecimento e SIMULTANEAMENTE 500 na redação NO MESMO ANO. Além de não possuir a certificação do ensino médio. Não existe média pra certificação.

      Excluir
  38. estou concluindo o encino médio por eliminação de matérias,e faltam apenas algumas disciplinas, posso aproveitar as matérias que alcansei notas assima de 400 pelo ENEM? Silvio.

    ResponderExcluir
  39. Silvio, nunca ouvi dizer isso. ENEM é um processo seletivo e de certificação; já para aproveitar matérias é apenas pelos Centros de Ensino à Suplência.

    ResponderExcluir
  40. obrigado, mas sabe me diser a onde posso ter mais informaçoes sobre esta pergunta?.

    ResponderExcluir
  41. oi somei e dividi as 4 notas por 4 depois somei mais a redaçao e dividi por 2 deu 447 sera que consequi o concluir o ensino medio me responde por favor??????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A certificação é voltada para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino médio em idade adequada. Para consegui a certificação pelo Enem, o candidato deve ser maior de 18 anos, ter conseguido, no mínimo, 400 pontos nas quatro áreas de conhecimento e SIMULTANEAMENTE 500 na redação NO MESMO ANO. Além de não possuir a certificação do ensino médio. Não existe média pra certificação.
      Me informe suas notas separadas. ok?

      Excluir
  42. Não precisa de fazer contas...
    A certificação é voltada para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino médio em idade adequada. Para consegui a certificação pelo Enem, o candidato deve ser maior de 18 anos, ter conseguido, no mínimo, 400 pontos nas quatro áreas de conhecimento e SIMULTANEAMENTE 500 na redação NO MESMO ANO. Além de não possuir a certificação do ensino médio. Não existe média pra certificação.

    ResponderExcluir
  43. Acertei 62% das questoes em um dia e 60% no outro será que tem chance da minha media ser maior que 400 para o Enem 2012?obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie as notas separadas que te explico.
      A faculdade fará a média conforme ela preferir!

      Excluir
  44. Eu gostaria de saber em quais faculdades que utilizam o método de multiplicar a redação por 2 e somá-la as outras notas de outras áreas e dividir o resultado por 5!

    ResponderExcluir
  45. minha nota foi 635 da para entrar em enfermagem em uma instituição particular mi respondam por favor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, desculpe a demora.
      Olha, acredito que seja o suficiente sim.
      Ainda mais numa particular que a entrada está sendo facilitada por programas do governo federal!

      Excluir
  46. minha nota totalem 2010 foi 598.essa nota ainda serve pra algo?

    ResponderExcluir