O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ENEM e SiSU: mais problemas de notas!

Na edição do Jornal Hoje, problemas de notas do ENEM 2010 e do Sistema de Seleção Unificada são mostrados e ainda não foram solucionados!

Veja a reportagem:

Problemas para se inscrever no SiSU continuam a preocupar estudantes.
Entre as dificuldades, alunos não conseguem entrar na página, ver suas notas ou concluir as inscrições. Sistema é usado por 83 universidades.

Depois de vários problemas no Enem, o presidente do Inep, Joaquim Soares Neto, foi afastado do cargo. O Ministério da Educação diz que a saída dele já estava acertada, mas nos últimos dias cresceram muito as reclamações de estudantes que não conseguem se inscrever no SiSU, o Sistema de Seleção Unificada.
A estudante Ana Clara Ribeiro passou o domingo em frente ao computador e garantiu a inscrição para medicina, no Rio Grande do Sul. Mas mudou de ideia e até agora não conseguiu alterar a opção.
“Primeiro demorava muito tempo pra abrir qualquer página que fosse, aí quando abria dava erro. Eu voltava pra página anterior e daí perdia tudo, tinha que fazer tudo de novo”, conta Ana Clara.
Ela não foi a única a reclamar. Nos últimos dias o Jornal Hoje recebeu pela internet centenas de mensagens sobre o Enem e o SiSU. Rita Garcia, de Ijuí, no Rio Grande do Sul, diz que os estudantes estão desesperados. Carlos Daniel, de Pérola, no Paraná, relata que não conseguiu concluir a inscrição. Janaína Menezes, da cidade de Cláudio, em Minas Gerais, não teve sequer acesso às notas que tirou no Enem.
A nota do Enem é usada na seleção de alunos por 83 instituições públicas de ensino superior. Com tanta confusão, o Ministério da Educação estendeu até quinta-feira o prazo de inscrições no SiSU, que terminaria hoje. Mas os problemas do último Enem começaram no ano passado, quando 21 mil provas tiveram problemas de impressão e o ministério foi obrigado a refazer parte do exame.
Em nota, o Ministério da Educação, admite as falhas, mas diz que foram temporárias. Afirma também que nenhum estudante que teve acesso aos dados de outros alunos conseguiu fazer mudanças. Quem foi direcionado para página errada, apenas pode ler as informações.
Hoje o Diário Oficial trouxe a exoneração do presidente do Inep, Joaquim Soares Neto. O instituto é responsável pelo Enem. Malvina Tuttman, reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, assumirá o cargo.
Enquanto isso, Ana Clara espera conseguir pelo menos falar com o Mec.
“Não tem nem para quem a gente recorrer e falar que não está funcionando. Você liga no Ministério da Educação e eles não te dão um caminho pra falar com outras. Não, eles te jogam isso e é isso. Estando bom ou ruim, você se vira”, relata a estudante.
O MEC tem um telefone para tirar dúvidas. É o 0800-616161. A equipe do Jornal Hoje tentou ligar para esse número, mas não conseguiu contato.

Pessoalmente, tentei ligar pro mesmo telefone: "Fala Brasil" para buscar maiores informações como se calcula a nota do ENEM, ProUni e SiSU, e após várias tentativas, não conseguir atendimento.

_______________________________

Vasculhando pela internet achei a seguinte notícia!

Defensor envia pedido de liminar à Justiça para suspender Sisu

A Defensoria Pública da União (DPU) no Ceará ajuizou na manhã desta terça-feira, 18, ação civil pública (ACP), com pedido de liminar, para que as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) sejam suspensas até que os candidatos do Enem 2010 tenham acesso ao espelho da correção da folha de respostas e aos argumentos da banca examinadora da redação.
O defensor Carlos Henrique Gondim encaminhou o pedido à Justiça Federal e agora aguarda confirmação do protocolo da nova ACP, que questiona a legalidade de um subitem do edital do Enem 2010 que não permite ao candidato interpor recursos e obter vistas de provas. Uma vez confirmado o número de protocolo, será designado o juiz responsável pelo caso. O defensor deve ir ainda esta tarde pessoalmente ao fórum conversar com o magistrado.
'Existem irregularidades e fundamento legal para que a gente saia vitorioso', afirmou Gondim ontem ao Estadão.edu. 'O Enem deve obedecer os princípios constitucionais que regem um concurso público.' O pedido de liminar será protocolado junto à Justiça Federal no Ceará e, se for concedido, a suspensão vai valer para todo o País.
Na manhã de ontem, o defensor recebeu uma comissão de 30 estudantes do Ceará. O grupo reclamou que teve a redação anulada sem explicações ou que alguns espaços reservados para as notas das provas aparecem apenas com um traço. Esse problema é mais frequente nos resultados das provas de linguagens e códigos e de matemática, realizadas no segundo dia do Enem, em 7 de novembro, junto com a redação. É como se o candidato tivesse faltado à aplicação.
Gondim contesta o fato de o MEC não divulgar uma expectativa para a redação do Enem. 'Só foi fornecida a nota. Quer dizer, nem isso, porque o candidato teve a redação anulada. Se o estudante não sabe o que a banca gostaria que fosse abordado e não tem possibilidade de verificar sua prova, ele está sendo prejudicado.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário