O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

sábado, 22 de janeiro de 2011

Inscrições para a primeira etapa do ProUni encerram nesta terça

Os interessados em concorrer a uma das 123.170 bolsas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) neste primeiro semestre de 2011 têm até esta terça-feira (25) para fazer a inscrição. Serão oferecidas 80.520 bolsas integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade, em aproximadamente 1,5 mil instituições de educação superior de todo o País.
Podem se candidatar às bolsas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e que atingirem no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (em ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação) e que tiveram acima da nota zero na redação.
Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 765, em valores de hoje); para bolsa a parcial, renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 1.530). Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em escola particular, na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de educação básica que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página eletrônica do ProUni. O candidato precisa informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2010 e o CPF.

Segunda etapa
O candidato que não for selecionado na primeira etapa ainda tem uma segunda chance de concorrer a uma das bolsas – integral ou parcial do ProUni. Isso porque está programada uma segunda etapa de inscrições, de 21 a 24 de fevereiro As etapas são independentes, ou seja, o candidato que for pré-selecionado e conseguir a bolsa na primeira etapa não poderá se inscrever novamente. Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até três opções de curso e instituição.

Quantidade de bolsas dobra em 5 anos
Criado em 2004, o ProUni mais do que dobrou quantidade de ofertas de bolsas de estudo – integral e parcial – em cinco anos de atividade. No primeiro ano do programa, em 2005, foram oferecidas 112.275 bolsas – 71.905 integrais e 40.370 parciais. Cinco anos depois, em 2010, o programa mais que duplicou a oferta de bolsas, passando para 241,273.

Programa melhora chances de emprego, diz estudo
Estudante que fizeram o ProUni tiveram uma melhora significativa no nível de empregabilidade, segundo pesquisa encomendada pelo Ministério da Educação junto ao Instituto Ibope Inteligência e que foi realizada em 2009. Pouco mais da metade (56%) dos estudantes trabalhava antes de ingressar no programa. Após o ingresso, 80% dos estudantes declararam estarem trabalhando. Esse movimento ocorreu em todas as regiões do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário