O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Psicologia

Psicologia é um conjunto de disciplinas acadêmicas, clínicas e industriais relativas à explicação e previsão do comportamento, pensamento, emoções, motivações, relacionamentos, potenciais e patologias.
Histórico da Psicologia: Aos séculos XVII e XVIII, a Psicologia foi desmembrada da Filosofia e se concretizou a partir de Darwin.
Psicanálise é o Método da Terapia, estuda o comportamento humano. Sigmund Freud foi o pai da psicanálise (1856-1939) afirmava que: em 1886 que as crianças já nasciam com sexo definido e nos problemas são recalques na vida sexual. Complexo de Édipo é quando o filho se apaixona pela figura da mãe ou quando a filha se apaixona pela figura do pai (situação normal onde todos passamos por isso). Cérebro: o que você selecionou importante, colocou em prática, emoção positiva ou negativa. Emoção: manifestação do sentimento.
Formas do consciente comunicar com o consciente
1ª Teoria sobre a Estrutura do aparelho psíquico:
Consciente: me informa sobre mim e os outros, ou seja, noticia tudo que sei. Na parte física, se estou com fome, sede, frio, dor, etc. É o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo interior. Na consciência, destaca-se o fenômeno da percepção, principalmente a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio.
Inconsciente: arquivo de impulsos e sentimentos. Exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência”. É constituído por conteúdos reprimidos, que não têm acesso aos sistemas pré-consciente / consciente, pela ação de censuras internas. Estes conteúdos podem ter sido conscientes, em algum momento, e ter sido reprimidos, isto é, “foram para o inconsciente, ou podem ser genuinamente inconscientes”. O inconsciente é um sistema do aparelho psíquico regido por leis próprias de funcionamento. Por exemplo, é atemporal, não existem as noções do passado e presente.
Pré-consciente: quando “dá branco” ou quando uma palavra está na ponta da língua e eu não lembro. Refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.
Quatro maneiras de meu consciente saber o que está no meu inconsciente:
1) Hipnose: procura a causa de algo que me... Exemplo: moça que tinha pavor de dormir.
2) Sonhos: é uma linguagem simbólica de comunicação.
3) Atos falhos: quando falo alguma coisa e juro que disse outra coisa.
4) Estímulos: o que não quero lembrar.
2ª Teoria sobre a Estrutura do aparelho psíquico:
Freud batizou o “porão de casa” de Id (Depósito dos Impulsos Inatos). Id é o componente biológico da personalidade regido pelo principio do prazer. O Id é “egoísta”. Eu quero. Id é o deposito dos impulsos inatos, procura satisfação imediata dos impulsos primitivos, sem olhar as conseqüências. É a matriz e consiste de tudo o que é psicologicamente herdado e que está presente no nascimento inclusive os instintos. É o reservatório da energia psíquica, onde se localizam as pulsões: de vida e de morte.
Ego é o componente psicológico da personalidade. É o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências e as ordens do superego seu principal objetivo é adaptar nosso comportamento conforme a realidade. É um regulador, um mediador, o fiel da balança, na medida em que altera o Princípio do Prazer para buscar a satisfação considerando as condições objetivas da realidade, por isto mesmo, é regido pelo Princípio da Realidade.
Superego é o componente social da personalidade. É o depósito das leis socais. Proibições, limites e autoridade são originados com o Complexo de Édipo com o superego. Regido pelo princípio da perfeição. Eu devo. É a censura, o freio dos instintos inatos é o representante interno dos valores ideais, tradicionais da sociedade. É a arma moral da personalidade, representa mais o ideal do que o real e tende mais à perfeição do que ao prazer. Sua preocupação principal é decidir se algo é certo ou errado de modo que a pessoa possa agir em harmonia com os padrões morais autorizados pela sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário