O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Noções de Ética Meio Ambiente e Realidade

A construção da cidadania pede uma prática educacional voltada pra a compreensão da realidade social, e dos direitos e responsabilidade em relação a cada indivíduo. A essência da ética provém da pressão da comunidade sobre o indivíduo. Quando uma pessoa é discriminada ou julgada pela sociedade, seja ela por sua etnia, sua religião e/ou por sua classe social, isso fará com que diminua a dignidade dessa pessoa. Os direitos humanos nem sempre são respeitados, a atuação do homem na sociedade mediada por padrões e modelos de comportamento e sujeita a atritos e tensões entre interesses da comunidade e dos indivíduos, pode assumir as mais variadas formas que vão do puro e simples enquadramento até a mais exacerbada rebeldia. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, mas também por diferentes classes sociais e imigrantes de diferentes países, portanto respeitar essa mistura brasileira é respeitar a si mesmo.
O comodismo em que se encontram as pessoas, dificulta o processo de preservação da natureza. A exploração de matas virgens e o desmatamento de florestas estão aumentando a cada dia e isso prejudicará todo o planeta. Imagine um mundo com secas, tempestades e fome, com ilhas e regiões costeiras inundadas, onde milhões de pessoas morrem por causa da poluição do ar e das águas, enquanto outras buscam refúgio em lugares mais seguros e alguns ainda lutam entre si pelos escassos recursos naturais. Você já para pensar que nada disso poderia acontecer, se todos compartilhassem os benefícios do desenvolvimento, da industrialização e de recursos naturais. Teríamos um mundo muito melhor, que cada pessoa possa se sustentar, de uma geração para a outra. Atitudes pequenas é que farão a diferença e essa escolha entre esses dois futuros cabe a nós, pois a união faz a força.

~> Artigo elaborado pela aluna da Escola Estadual “Monsenhor Horta”: Gleicimara Barbosa da Silva (3º H em 2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário