O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Candidatos já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada


No ato da inscrição, candidatos devem optar por duas vagas nas instituições públicas de ensino superior de interesse e nota do Enem definirá a classificação

Os candidatos que participaram da edição 2012 do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e tiverem interesse em concorrer às vagas de instituições públicas de ensino superior devem ficar atentos ao prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2013. As inscrições que iniciam nesta segunda-feira (07-01) podem ser feitas gratuitamente entre os até o dia 11 de janeiro no portal do Sisu.
Estão aptos a se inscreverem no processo seletivo do Sisu, o estudante que tiver participado do Enem em 2012 e que tiver obtido nota acima de zero na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002. São oferecidas 129.279 vagas no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições.
No ato da inscrição, o candidato ao Sisu poderá consultar as instituições participantes, e optar por duas vagas, informando em ordem de preferência, a escolha da instituição, local de oferta, curso e turno. Lembrando que durante o período de inscrição, o interessado pode alterar suas escolhas e será considerada somente válida a última opção confirmada. O candidato deverá informar também se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas.

Políticas afirmativas
De acordo com a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a chamada "Lei das cotas", as instituições federais de ensino superior devem reservar pelo menos 12,5% das vagas de cada curso e turno para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Deste percentual, metade das vagas é para estudantes com renda família de até 1,5 salário mínimo. E ainda há o percentual para estudantes auto declarados pretos, pardos ou indígenas.
O candidato deve observar ainda que algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. O Sisu disponibilizará a nota de corte para cada instituição que será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas. Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.

Chamadas e matrículas
Os candidatos devem ficar atentos também as datas de chamadas para inscrições do Sisu. A primeira chamada acontecerá no dia 14 de janeiro e a segunda chamada no dia 28 de janeiro. Quem quiser participar da Lista de Espera do Sisu deverá manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma da instituição de interesse.
As datas paras as matrículas nas instituições participantes do Sisu serão nos dias 18, 21 e 22 de janeiro de 2013 para a primeira chamada, e dias 1º, 4 e 5 de fevereiro de 2013 para a segunda chamada.

Sistema de Seleção Unificada
O Sisu é realizado duas vezes ao ano, e sua próxima edição deverá acontecer no segundo semestre de 2013. As instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sistema de Seleção Unificada selecionam os candidatos mais bem classificados com base na nota do Enem, recuperadas automaticamente pelo Sisu no momento em que o candidato acessa o sistema com seu número de inscrição e a senha no Enem.

Notas do Enem
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último mês o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. As notas podem ser consultadas no site do Enem . Para ver o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF ou número de inscrição, além da senha cadastrada no sistema. Em 2012, mais de quatro milhões de estudantes fizeram as provas do Enem.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

BLOG MELHOR QUE MUITO SITE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário