O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Profissionais da Educação já podem consultar projeção de remuneração até 2015

A partir desta quinta-feira, 26 de janeiro, o servidor da educação pode consultar no Portal do Servidor, um verificador que vai mostrar seu posicionamento no modelo unificado de remuneração, adotado pelo Governo do Estado a partir deste ano. O demonstrativo vai especificar o valor a ser recebido pelo servidor no contracheque de fevereiro, assim como todo o processo a ser implementado nos próximos anos, que prevê um aumento escalonado até 2015.
Esse aumento será concedido em quatro etapas anuais, sendo que a primeira será paga no contra cheque de janeiro, creditado em fevereiro de 2012. No documento disponível a partir do dia 26, o servidor poderá consultar justamente os valores exatos que vai receber até 2015. O
verificador está disponível para consulta de todos os servidores da Educação – aproximadamente 400 mil cargos – que foram incluídos, em 2012, no modelo unificado.
Todos os professores posicionados na carreira no nível de licenciatura plena (atual nível de ingresso) ganharão pelo menos R$ 1.320,00 por uma jornada de 24 horas semanais, ou 85% proporcionalmente a mais do que o piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), que é de R$ 1.187,00 para uma jornada de 40 horas semanais.
Aposentados e designados também terão o modelo de remuneração unificada, adotando-se as mesmas regras válidas para os professores titulares em atividade.

Um terço da jornada
Em 2012, a Secretaria de Estado de Educação regulamentará a jornada de 1/3 para as atividades extraclasse, em respeito à Lei Federal 11.738/2008. A Lei Estadual 19.837/2011, que unificou o modelo remuneratório das carreiras da educação de Minas Gerais, prevê, no seu artigo 23, que os parâmetros e critérios para a implantação da jornada de 1/3 da carga horária para atividades extraclasse serão estabelecidos em decreto.
Para a elaboração do decreto, é necessário, primeiramente, completar o processo de enturmação (redistribuição dos alunos em turmas) para o ano de 2012, de forma a identificar o número de horas-aula necessário no sistema, e, portanto, o quantitativo exato de professores. A Secretaria de Estado de Educação já está realizando esse processo e, a partir de sua conclusão, será elaborado o plano e o decreto de regulamentação acima mencionado. Atualmente, há 188.938 cargos de professor na rede estadual.

4 comentários:

  1. só esclarecendo, 1.187,00 é o valor de vencimento basico não é teto salarial, 1.320,00 é teto salarial,portanto ninguem está recebendo 85% acima do piso salarial.o sistema de remuneração unificada foi exatamendo uma forma de transformar vencimento basico em teto salarial,trocando em miudos todos foram passados para trás!!!

    ResponderExcluir
  2. cadê o comentario que escrevi aqui ontem,por que não publicaram?não continha nenhuma ofensa nem nada imoral ou esse blog só publica os comentários que os interessa!
    que decepção!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi publicado hoje (terça-feira).
      Não foi publicado porque não entro no blog nos sábados e domingos.
      Publico todos os comentários do blog.
      Caro anônimo respeite o tempo de cada coisa, como o tempo pra administrar um blog é tão pequeno quanto nosso salário!
      Obrigado e continue comentando...

      Excluir
    2. Observação: ontem (segunda-feira0 estava trabalhando e também não pude publicar matérias e nem responder o blog.

      Excluir