O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Aprofundamento de Estudos 2012 ofertará 100 mil vagas para os alunos do ensino médio

Projeto atende alunos do ensino médio e tem por objetivo melhorar desempenho em sala de aula e nas avaliações externas

O projeto ‘Aprofundamento de Estudos’ está com novidades para este ano. Além da ampliação do número de alunos atendidos, serão ministradas aos estudantes do 1º ano do ensino médio, temáticas diferenciadas dentro das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O Aprofundamento de Estudos é voltado para os alunos do ensino médio e tem por objetivo incentivar o hábito de estudo em tempo integral e assim melhorar o desempenho em sala de aula e nas avaliações externas.
Para 2012, serão ofertadas 100 mil vagas. Dessas 50 mil estão reservadas para os alunos do 1º ano do ensino médio, que terão aulas de conteúdos específicos de Língua Portuguesa e Matemática. Segundo a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Audrey Oliveira, os conteúdos específicos irão ajudar no nivelamento dos estudantes. “Essas aulas são para que haja o nivelamento do aluno que vem do ensino fundamental. Elas têm o objetivo de ampliar o letramento dos jovens de maneira que eles fiquem mais preparados para absorver os conteúdos do ensino médio a partir das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática”.
Os alunos do 2º ano do ensino médio, além da Língua Portuguesa e da Matemática poderão ter durante o curso aulas das diferentes disciplinas, com Geografia, História e Biologia. Já para os estudantes do 3º ano do ensino médio o foco será a preparação para exames, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares.
Este ano, os professores que irão ministrar as aulas do Aprofundamento serão capacitados pela SEE. “Pretendemos fazer essa capacitação por meio de uma parceria com a Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, que deve ser inaugurada no mês de fevereiro. Nessas capacitações, os professores serão incentivados a utilizar diferentes espaços e metodologias de ensino”, afirma Audrey Oliveira.
As aulas do projeto são ministradas no contraturno escolar do aluno. O Aprofundamento permite diferentes organizações curriculares. Por exemplo, em 2011 a matriz de referência para os estudos foi a mesma do Enem, mas podia variar de acordo com a demanda de determinada escola.
A participação dos estudantes no Aprofundamento de Estudos é voluntária. Para participar do projeto basta que o aluno esteja matriculado em uma escola atendida pelo Aprofundamento.



2 comentários:

  1. Mas quando vai começar o Aprofundamento de Estudos?Nossos alunos estão aguardando o início das aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não foi divulgado data prevista pro início! Estamos aguardando também!

      Excluir