O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Certificação de Conclusão pelo ENEM já pode ser solicitada

Declaração pode ser solicitada nas Superintendências por candidatos maiores de 18 anos e que atendam aos requisitos da Secretaria

Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e necessitam, com urgência, de uma declaração que comprove a conclusão do ensino médio já podem fazer a solicitação em uma das
47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Esse documento pode ser utilizado, por exemplo, por candidatos aprovados em vestibulares no momento da matrícula. Já o certificado de conclusão poderá ser solicitado a partir da última semana de janeiro em uma das 53 escolas credenciadas pela Secretaria de Est5ado de Educação (SEE).
“Nós já recebemos o banco de dados do Ministério da Educação contendo todos os candidatos de Minas que fizeram as provas do Enem. Agora estamos organizando esses dados pra enviá-los às escolas, que poderão iniciar a certificação”, explica a diretora de Jovens e Adultos, Edir Petruceli. "A declaração tem validade de 30 dias e pode ser solicitada por aqueles candidatos que necessitam de comprovar a conclusão do ensino médio", completa Edir.
A certificação é voltada para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino médio em idade adequada. Para consegui a certificação pelo Enem, o candidato deve ser maior de 18 anos, ter conseguido, no mínimo, 400 pontos nas quatro áreas de conhecimento e 500 na redação. Além de não possuir a certificação do ensino médio.

Certificação pelo Enem
Para fazer o Enem com o objetivo de conseguir certificação, não é necessário ter frequentado escola regular ou ensino de Educação de Jovens e Adultos. Basta que o participante tenha 18 anos completos, como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ele responderá as mesmas provas que os demais inscritos no exame.
A certificação do ensino médio pelo Enem é mais uma política pública criada para promover a inclusão social para os menos favorecidos, como mos milhares de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos. Segundo o Ministério da Educação, em 2010, cerca de 110 mil pessoas com mais de 18 anos conseguiram a certificação pelo Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário