O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pena de Morte

Também conhecida como pena capital, é a condenação à morte daquele que tenha cometido crimes como traição à pátria e assassinato, a sentença é dada pelo poder judiciario.
Este tipo de sentença já foi abolida em vários lugares do mundo, porém ainda existem países os quais praticam a pena de morte, à exemplo os Estados Unidos, China, Afeganistão, etc.
No Brasil a pena de morte foi abolida parcialmnte, atualmente só pode ser aplicada em tempo de guerra. A aplicação da sentença poderiam ser das seguintes formas;
• Injeção Letal (aplica-se por via intravenosa, e de forma continua, barbituricos de ação rápida de quantidade letal, combinados com produtos quimicos paralisantes-muscular.
• Fuzilamento (é disparado varios tiros simultaneamente sobre individuos condenados a morte)
• Estrangulamento (pressiona o pescoço interrompido o fluxo de oxigenio para o cerebro)
• Câmera de Gás
• Electrocussão (cadeira eletrica)
• Asfixia (insuficiência de oxigenação sistêmica)
• Crucificação (era uma especie de ritual, primeiro o individuo era flagelado e depois crucificado)
• Fogueira (o individuo era amarrado e em torno dele ascendia as lenhas e ele morria queimado).
A pena de morte é um tipo de punição aplicado pelo Estado em casos de crimes hediondos. É a punição máxima que um criminoso recebe sendo utilizada em mais de cinqüenta países. As execuções mais utilizadas são:
Lapidação ou Apedrejamento: Forma de execução bastante antiga e ainda utilizada em países como Afeganistão, Nigéria, Irã, Arábia Saudita, Paquistão e Sudão. Consiste em enterrar a vítima até a altura do peito e apedrejá-la com pedras pequenas até a morte.
Fuzilamento: Forma de execução bastante usada em guerras sendo utilizada na China, Somália, Vietname, Bielorrússia, Taiwan e Uzbequistão. Consiste em disparar várias armas de fogo contra o condenado de uma só vez.
Cadeira Elétrica: Forma de execução inventada pelos Estados Unidos ainda utilizada na Flórida, Alabama, Carolina do Sul, Nebraska, Virgínia e Tennessee. Consiste em sentar e amarrar o condenado na cadeira, molhá-lo com uma solução condutora e aplicar choques de 20.000 wats até a morte.
Forca: Forma de execução bastante antiga e ainda utilizada no Iraque, Japão, Egito, Paquistão, Cingapura e Jordânia. Consiste em colocar uma corda num poste de madeira e em seguida amarrá-la ao pescoço do criminoso. O mesmo é colocado em pé sobre uma cadeira que é retirada fazendo com que o condenado morra por asfixia.
Injeção Letal: Forma de execução mais rápida utilizada nos Estados Unidos, Japão, Guatemala, Tailândia e Filipinas. Consiste em aplicar uma grande quantidade de substâncias químicas que anestesia levemente o condenado e paralisa o diafragma, os pulmões e o coração.
Decapitação: Forma de execução antiga e ainda utilizada na Arábia Saudita e no Iraque. Consiste em separar a cabeça do corpo com golpes de faca, espada ou machado. Existem também outras formas de matar condenados e antigamente eram usadas formas extremamente brutais como: Ter a cabeça esmagada por um elefante; Ter um bastão pontiagudo introduzido no ânus e depois ser espetado ao chão; Ter a pele totalmente arrancada do corpo; Ter a barriga cortada e por meio dela ter os órgãos retirados um a um; Ter os braços amarrados em árvores e as pernas em cavalos que corriam até arrancar os membros do condenado; Ser colocado dentro de água ou de óleo em altas temperaturas; Ter os braços e pernas amarrados, ter os ossos quebrados por marteladas e ter os membros cortados por raios de uma roda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário