O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Grupos Sociais: Feminismo

O Feminismo é uma manifestação e um estudo que defende a mulher em questões de direitos e deveres, de igualdade e reconhecimento. No Brasil, as primeiras manifestações feministas ocorreram no século XIX quando a mulher era excluída e proibida de ter os mesmos direitos que os homens, podendo somente cuidar da casa e da família. A Constituição de 1889, por exemplo, não excluía a mulher do voto, mas lhe mostrava aspectos que a “desonraria” aos olhos machistas. Tais medidas foram retiradas da constituição para que estas somente cuidassem do lar e continuassem sob o comando dos maridos.
Tais atos mudaram quando a destacada líder Berta Lutz fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino em 1922, cujo objetivo era dar direitos à mulher de votar, de trabalhar, de escolher sua moradia sem que necessitasse da permissão do seu marido. Seis anos depois já havia no Rio Grande do Norte uma mulher na prefeitura, mas somente em 1922, o Código Eleitoral permitiu oficialmente os direitos femininos.
Em 1934, a Constituição ganhou artigos que permitiam o trabalho feminino sob direitos iguais dados aos homens, permitia o salário compatível à função e a permanência no emprego caso esta engravidasse. Hoje, a mulher tem papel importante dentro da sociedade apesar de ainda sofrer agressões, violações, manipulações e discriminações. Há mulheres desempenhando grandes funções em diversas áreas e escrevendo brilhantes histórias em todo o país. A mulher ainda continua sendo mãe e esposa, mas também defende seu lugar nos mais altos cargos e em direções empresariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário