O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

União Europeia (parte 1)

Geopolítica é a fusão da Geografia, da História e da Política. Para entendermos o que é na verdade a União Europeia temos que estudar a sua origem, que se deu na França, o maior país da Europa, porém maior que o Estado de Minas Gerais. Em 1789, na França ocorreu a Revolução Francesa que é o princípio de todo esse bloco econômico. A Revolução Francesa que tinha como lema: “Igualdade, Liberdade e Fraternidade” foi um marco de transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea e teve como referencial a Tomada da Bastilha que era uma antiga prisão, fortaleza política, símbolo máximo do absolutismo francês. Nesta época: a população de 25 milhões de pessoas estava dividida em:
=> Clero (0,5%) 125.000
=> Nobreza (1,5%) 375.000
=> Burguesia, Camponeses e o Povo (98%) 24.500.000
Pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial, em 1944, foi Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo decidiram criar uma organização econômica conhecida por BENELUX, com sede em Bruxelas, capital da Bélgica. A sigla foi formada com as letras iniciais dos países: BÉlgica, NEderland (Países Baixos, em holandês) e LUXemburgo. O intuito era o fortalecimento econômico desses países mediante a ampliação das trocas comerciais, principalmente das riquezas minerais representadas pelo carvão e pelo ferro, as matérias-primas básicas do modelo industrial pautado sobre a indústria siderúrgica. De fato, após 1945, a formação do BENELUX e o Plano Marshall (ajuda econômica norte-americana) favoreceram a industrialização de toda a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário