O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Geografia do Comércio e da Indústria (parte 2)

7) O que são Blocos Econômicos ?
São uma união de países que reunem para se fortalecerem principalmente sua economia para competir com mais força no mercado mundial.
8) Como a U. E. se tornou o bloco mais forte da atualidade ?
Depois de terem perdido o domínio do mundo após a II Guerra Mundial, e para competir com os EUA e URSS, os países europeus entraram num processo gradual, e as adesões de países socialistas (que deixam o socialismo passando para o capitalismo) fazem crescer o mercado capitalista e adotaram uma única moeda para se fortalecerem muito mais, além das pessoas de países-membros terem livre acesso, os custos de mercadorias ser o mesmo em qualquer país-membro. Isso fortaleceu o mercado consumidor unido do grande planejamento.
9) Quais são os principais obstáculos que dificultam o fortalecimento do Mercosul ?
Economia instável, problemas internos referentes a exportação e além das crises que arrastam todos do bloco junto devido um dizer que a culpa da crise é do outro.
10) Faça uma análise do mercado consumidor dos Tigres Asiáticos :
Mercado consumidor forte e extenso, mão-de-obra barata a Cooperação da China e do Japão fazendo o bloco crescer pois, a China está se tornando uma potência mundial, aonde os produtos de exportação são baratos e com aceitação em todo o país.
11) Qual é a vantagem, na sua opinião, da formação dos blocos compostos apenas por países pobres ?
Se unem mesmo sabendo que não têm como competir com as potências, não haverá competição, tentarão planejar a economia para pelo menos, melhorar um pouco a condição de vida da população e do desemprego.
12) Como o Brasil se beneficiou da Crise de 1929 para incrementar suas indústrias ?
O Brasil estava na crise do café, com isso era melhor criar indústrias para beneficiar o setor agrícola cafeeiro e com a importação de produtos industrializados (de segunda mão). Foi a partir da crise de 1929 que começou o processo de industrialização do Brasil, primeiramente com produtos para agricultura e têxteis.
13) Na sua opinião, como o comércio tem se beneficiado da Globalização ?
Com a rapidez da circulação dos meios de transporte, as barreiras alfandegárias diminuem, os produtos chegam através de também de propagandas, onde o padrão de consumo é uma conseqüência da Globalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário