O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Geografia do Comércio e da Indústria (parte 1)

1) Como se deu o surgimento do comércio ?
Quando o homem deixa de ser nômade e passa a ser sedentário, desenvolve a agricultura e os produtos excedentes são trocados para outros povos, desenvolvendo o comércio.
2) Quais são as características do comunismo e porque ele nunca foi alcançado na prática ?
Etapa seguinte ao socialismo, economia planificada, propriedade coletiva e igualdade social. A diferença é que no comunismo o Estado deixa de existir e entra a classe operária. O socialismo (o Estado reina em todas as etapas) nunca aconteceu na prática porque o socialismo e a ex-URSS entraram em decadência e como a primeira etapa não alcançou sucesso não havia como a segunda existir na prática.
3) Porque a Revolução Industrial possibilitou a consolidação do capitalismo ?
Porque os objetivos da Revolução Industrial e do capitalismo eram os mesmos: o lucro e gerar capital baseado na exploração da mão-de-obra e o aumento da produção em grande escala.
4) Porque a II Guerra Mundial promoveu o reordenamento da economia no mundo ?
Com a II Guerra Mundial, a economia mundial deixa de centralizar na Europa, entre a Inglaterra, Alemanha, França e Itália para surgir duas potências (Bipolarização), Estados Unidos e URSS.
5) Como a Revolução Técnico-Científica levou à Globalização ?
Com o desenvolvimento e a evolução dos meios de comunicação a produção e a informação chegou mais rápido e mais fácil a diversas partes da Terra.
6) O que são Taylorismo e Fordismo e em qual período essas teorias surgiram ?
No Fordismo, temos a criação em série de um determinado produto (produção em série) e a colocação da teoria em prática, para alienação. No Taylorismo, temos a criação da especialização do trabalho, uma parte mais teórica (teoria), e outra mais prática (destinada a população). Ocorreu na II Revolução Industrial, século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário