O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

sábado, 11 de setembro de 2010

A história dos dias da semana

É mais uma questão de etimologia da palavra e religiosa do que necessariamente histórica. Franceses, italianos, espanhóis etc., voltaram às antigas denominações pagãs, de chamar na ordem, aos dias da semana. Segundo a tradição latina, encontramos partindo do domingo até o sábado: no latim Dies Dominica (dia do Senhor e domingo, em português), Lunae dies (dia da Lua, pela denominação pagã e segunda-feira), Martis dies (dia de Marte e terça-feira), Mercurii dies (dia de Mercúrio e quarta-feira), Jovis dies (dia de Júpiter e quinta-feira), Veneri dies (dia de Vênus e sexta-feira) e Saturni dies (dia de Saturno e sábado). No italiano: Domenica, Lunedi, Martedi, Mercoledi, Giovedi, Venerdi e Sabbato. No francês: Dimanche, Lundi, Mardi, Mercredi, Jeudi, Vendredi e Samedi. No espanhol: Domingo, Lunes, Martes, Miércoles, Jueves, Viernes e Sábado.
Mas, analisando, só os portugueses entre todos os povos cristãos mantiveram o piedoso e belo costume. O tempo, em seguida, trabalhou sobre o costume, polindo o uso da palavra “feriae”, até que chegamos ao “feira” de hoje. E é esse um dos melhores exemplos de alteração prosódica por ação do uso popular, por isso mesmo etimológica.
Na língua portuguesa, os nomes dos dias da semana não seguiram a tradição latina. É sempre motivo de curiosidade, senão de espanto, para a maioria das pessoas verificar que somente o nosso idioma fugiu à regra comum aos povos ocidentais, cultivando esse esquisito repetir-se de “feiras” diante dos adjetivos ordinais segunda, terça etc. Na verdade, porém, é que nos devemos orgulhar sinceramente por isso, pois é esse um particular que nos mantém fielmente ligados à melhor tradição cristã. Ela remonta mesmo aos primeiros dias do Cristianismo. Nos tempos em que a Fé principiava a ser propagada, a Páscoa Cristã era comemorada durante toda semana, isto é os “sete dias”. Evitavam-se trabalhos que não fossem absolutamente necessários, empregando todo o tempo daquela semana em orações e meditações sobre o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Tão a sério isso foi observado que Constantino baixou lei tomando todos aqueles sete dias feriados, isto é “feriae”.Ora, sendo “feriae” o denominador comum para os sete dias, era forçoso dar-lhes um numerador que os distinguisse. Os cristãos aproveitaram a essa altura a antiqüíssima tradição de numerar os dias partindo do sábado. O domingo seria então para eles “prima sabbati”, isto é, o primeiro dia depois do sábado, o dia seguinte seria “secunda sabbati” e assim por diante. Mantiveram, porém o domingo como sendo o dia do Senhor – “dominus”, e começou a contagem no seguinte. Daí, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário