O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

domingo, 19 de setembro de 2010

Conselheiro Lafaiete faz 220 anos!

Conselheiro Lafaiete: 19 de setembro de 1790
Localização em Minas Gerais
Conselheiro Lafaiete, está edificada no dorso central do Espinhaço, Serra da Mantiqueira, situada na macrorregião metropolitana de Belo Horizonte. Entre as zonas Metalúrgica e Campo das Vertentes, o município é divisor de duas grandes bacias hidrográficas do Rio Doce e do Rio São Francisco.

Altitudes
Máxima: 1157m – Local: cabeceira córrego Sarampo
Mínima: 872m – Local: Foz do córrego da Ilha
Altitude média: 995 metros

Território
Área do município: 375 km².
Principais rodovias de acesso: BR–040, BR–482, MG–059 e MG–119.
Municípios com que faz divisa: Congonhas, Ouro Branco, Itaverava, Santana dos Montes, Cristiano Otoni, Queluzito e São Brás do Suaçuí.

Campo Alegre dos Carijós
1681 - Os primeiros bandeirantes paulistas defrontam-se com os índios Carijós de nossa terra.
1683 - O local recebe a denominação de aldeia do Campo Alegre dos Carijós.
1752 - Criação do Distrito de Queluz, na Aldeia dos Carijós.

Real Vila de Queluz
1790 - em 19 de setembro, por ato de dona Maria Primeira, rainha de Portugal, através do governador da capitania, Visconde de Barbacena, é criada a Real Vila de Queluz, com sua total emancipação territorial, política, legislativa e judiciária, ou seja, sua elevação a município.
Foi instalada a primeira câmara municipal da vila.
1866 - A Real Vila de Queluz, passa a ser denominada de cidade de Queluz, através da lei n°1276, de 02 de janeiro, instalando a Comarca.

Conselheiro Lafaiete
Patrono da cidade, Lafayette Rodrigues Pereira nasceu na Fazenda dos Macacos, na Real Vila de Queluz (atual Conselheiro Lafaiete), no estado de Minas Gerais em 28 de março de 1834, filho do Barão de Pouso Alegre (Antonio Rodrigues Pereira).
1934 - É trocado o nome de Queluz de Minas para Conselheiro Lafaiete.

Curiosidade territorial
A cidade era chamada de Queluz de Minas pelas pessoas que moravam acima da travessia da Central, e de Lafaiete pelas que moravam na parte de baixo.
A mudança repentina do nome da cidade para Conselheiro Lafaiete foi considerada, na época, arbitrária por muitos queluzianos tradicionais.

Mapa político
A rivalidade entre as populações das duas partes da cidade (alta e baixa) era tão grande que os jovens de ambos os lados brigavam quando um invadia o "território" do outro.

Correção histórica
Em 1981 surgiu o projeto de lei que corrigiu a data comemorativa oficial da emancipação política territorial e administrativa de Conselheiro Lafaiete, passando de 02 de janeiro para 19 de setembro. Tudo começou com pesquisa inicial publicada no Jornal Panorama feita pelo historiador Alberto Libânio Rodrigues.

População e Economia
Conselheiro Lafaiete é a maior cidade da Região do Alto Paraopeba, tendo também a maior população estimada em 2006 era de 113.019 habitantes.
É o maior centro comercial, atraindo muitos consumidores das mais diversas cidades nos arredores.
O comércio é a mais importante atividade econômica da cidade, e uma das mais empregadoras
Outra forte atividade é a siderurgia, que conta com representantes de algumas das mais importantes empresas do país no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário