O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Governo usa velha tática de tentar jogar comunidade contra os educadores em greve

Os jornais Estado de Minas - que não viu a greve dos educadores acontecendo nos últimos 25 dias - e O Tempo divulgaram matéria na edição de ontem, dia 04 de maio, dizendo que a greve vem prejudicando os alunos. Quem faz a reclamação é uma tal de Federação das Associações de Pais e Alunos das Escolas Públicas de Minas Gerais (Fapaemg), que teria pedido o fim da greve, depois de reconhecer, ao mesmo tempo, que os educadores têm direito de reivindicar reajuste, e que o estado tem seus limites para atender, mas que a greve deve acabar.
Na prática, é a velha tática de tentar jogar a comunidade contra a greve dos educadores. Não vimos a mobilização desta entidade nos últimos SETE anos, quando a situação da Educação pública em Minas se deteriora a cada instante. Se se tratasse de uma entidade REALMENTE preocupada com uma educação de qualidade para todos, há muito já teria cobrado do governo investimento adequado na educação, a começar por um salário decente para os profissionais. Se isso tivesse acontecido não haveria greve.
Por isso, é hora de reforçar ainda mais a greve, enviar e-mails para essa imprensa cobrando coerência na cobertura jornalística e exigindo a abertura de negociação por parte do governo. Ampliar as manifestações e marcar presença em peso na Assembléia de HOJE em BH, às 14h, no pátio da ALMG, é a nossa resposta, até que o governo negocie conosco.
Em tempo: o Sind-UTE já está divulgando comunicado nas rádios rebatendo a nota do governo na TV e informando sobre a liminar conquistada na Justiça e que o sindicato está aberto para negociar, desde que o governo mostre boa vontade e apresente propostas, o que não tem feito até o momento.
Sobre a Liminar concedida pelo desembargador Wander Marotta a favor do Estado, ONTEM, os advogados do Sind-UTE em BH já estão fazendo a defesa e logo que o TJ abrir eles irão interpor recurso. A Liminar é um ato Jurídico provisório, é uma ordem judicial que determina uma providência antes da discussão do feito, para resguardar direitos. Destina-se à proteção de um direito em razão da provável veracidade dos fundamentos invocados por uma das partes e da possibilidade de ocorrer dano irreparável em decorrência do atraso da decisão. A finalidade da liminar é resguardar direitos ou evitar danos que possam suceder, durante o processo, antes do julgamento do mérito da causa, portanto ela poderá ser caçada a qualquer momento.
Outra coisa também, educação pela Constituição Federal não é um serviço essencial por isso, não precisaria de 72 horas, e o Sind-UTE/MG seguiu todos tramites legais pra ser uma greve forte. Aliás antes do dia 8 de abril aconteceu uma paralização em 16 de março.
Será que nesse prazo não se completou 72 horas?
Vamos à luta companheiros e companheiras!
Comente...

3 comentários:

  1. Mais uma tentativa ridícula do governo e ainda por cima agora aparece uma associaçao de pais contra a greve. De onde surgiu essa associaçao?...Nunca se manifestou.Estavam eles satisfeitos até agora? Ah jà estava me esquecendo,eles querem apenas um lugar onde deixar seus filhos...isso já havíamos reparado. Engraçado é deles que esperávamos um apoio maior.Uma vez que somos nós que estamos nos virando para passar para seus filhos os valores esquecidos nas suas próprias famílias.

    ResponderExcluir
  2. A Federação das Associações de Pais e Alunos das Escolas Públicas de Minas Gerais (Fapaemg)ficou SETE anos sem aparecer.
    O Governo do Estado de Minas Gerais ficou OITO anos sem dar aumento salarial.
    E por causa de UM mês de Greve vão sentir incomodados?

    ResponderExcluir
  3. OLHA O QUE NÃO FOI CUMPRIDO PELO GOVERNO!
    MAIS UMA PROMESSA ANTIGA...

    https://www.educacao.mg.gov.br/imprensa/noticias/1172-secretaria-divulga-comunicado-a-servidores

    Secretaria de Educação divulga comunicado entregue às entidades representativas dos Servidores da Educação.

    No entanto, a partir de 01 de janeiro de 2010, o valor do piso salarial profissional será desprovido de vantagens pecuniárias e deverá tornar-se vencimento básico inicial das carreiras dos profissionais do magistério da educação básica. A partir de então, sobre o piso deverão incidir vantagens e gratificações previstas nas normas estaduais para cálculo da remuneração mensal do servidor. Nessas condições já se sabe, pelos estudos preliminares, que o impacto no orçamento de pessoal, em 2010, será grande, da ordem de R$3,1 bilhões.

    ResponderExcluir