O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Enem 2011 já têm datas

Enem será nos dias 22 e 23 de outubro
As inscrições para a edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam na segunda-feira (23/05). A informação foi divulgada na quarta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização e realização da prova. O estudante poderá se inscrever das 10h do dia 23 de maio até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.
As inscrições vão custar R$ 35. E, assim como nas outras edições, haverá isenção do pagamento da tarifa para alunos que terminam o ensino médio em rede pública. As provas, confirmando a previsão de especialistas, serão nos dias 22 e 23 de outubro.

Restrições e Enem 2012
Algumas regras seguem as mesmas no Enem 2011: estão proibidos o uso de lápis e borracha e os inscritos não poderão portar relógio e celular.
O Inep também divulgou quando será realizada a primeira prova do Enem em 2012: dias 28 e 29 de abril. Em entrevista ao site UOL Educação, a presidente do Inep, Malvina Tuttmam, afirmou que haverá "pelo menos" duas provas em 2012. Questionada se, para 2013, o Inep já planejava três ou mais edições, ela respondeu que o desejo é fazer mais de duas, mas que "primeiro é preciso [consolidar] o banco de itens". O banco de itens é um conjunto de questões testadas de acordo com as diretrizes curriculares e a TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Malvina Tuttmam afirmou ainda que o objetivo primordial do Enem está mantido: "Sua finalidade maior continua: avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante do ensino médio, porém com sua qualificação constante passa a ser usado também para outras formas [de avaliação, como ingresso no ensino superior]".
Depois dos problemas das últimas edições, a presidente do Inep disse acreditar que haverá mais segurança nesta edição como resultado da parceria do instituto com a empresa Módulo para atuar na gestão de risco e com o Inmetro para certificar os trabalhos de impressão da gráfica, que será a mesma.

*Com informações do site UOL Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário