O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

sábado, 12 de março de 2011

Usina nuclear de Fukushima explode no Japão após tsunami

O Porta-voz do Governo Japonês, Yukio Edano, confirmou neste sábado que houve uma explosão e um vazamento radioativo na usina nuclear Fukushima Daiichi, em Okumamachi na província de Fukushima. O local onde fica a Usina foi um dos mais afetados pelo terremoto de 8,9 que foi seguido de enormes tsunamis que invadiram a costa do Japão. A área em torno da Usina tem um isolamento num raio de 10 quilômetros.
VEJA O VÍDEO:

A explosão foi ouvida antes e após mais uma forte réplica do Terremoto, a fumaça branca podia ser vista na área. Segundo Kyodo os feridos deste acidente estavam trabalhando para lidar com os problemas causados pelo tremor. O Canal Japonês NHK aconselhou aos japoneses que permaneçam em casa e fechem as Janelas em um perímetro maior que 10 km da região onde fica a Usina, e que também evitem tomar água da torneira.
A Agência Japonesa de Segurança Nuclear e Industrial descartou a possibilidade de que o contêiner do reator nuclear da planta de Fukushima Nº1 onde surgiu a explosão tenha sofrido sérios danos. ”Precisamos saber, agora, o que explodiu: se foi o recinto de confinamento, a configuração do caso é a mesma de Chernobyl”, disse à France Presse Stéphane Lhomme, da organização Observatório Nuclear.
A maioria da energia do Japão provêm da energia nuclear, o que dificulta ainda mais a situação das pessoas que em casa não tem energia.
.
Visite o Portal de Notícias: DR - Diário de um Repórter:http://www.diariodeumreporter.com/

Incorporo o comentário de nosso visitante Márcio:

Quando ocorreu o acidente nuclear em Chernobyl, havia o interesse político e ideológico do Ocidente em divulgar o máximo de informações sobre o que ocorria no país líder do mundo socialista. O acidente em Chernobyl (realmente uma catastrofe irresponsável) demonstrava a decadência e a incompetência soviética – e contribuiu para o fim da URSS.Mas agora em Fukushima, parece que o interesse é inverso: não informar adequadamente a população japonesa e mundial sobre o que está realmente ocorrendo. Este acidente é mais sério do que está sendo divulgado pelo governo japonês e pelos órgãos internacionais de energia atômica.Anunciaram ontém que houve liberação de césio (entre outras substâncias radioativas) na atmosfera. Este vazamento foi devido a avaria, exposição e derretimento do núcleo do reator, pois se o reator estivesse intacto não teria escapado este tipo de material radioativo. A explosão na usina de Fukushima liberou este material radioativo na atmosfera em quantidade não divulgada - falam apenas que foi pouco. Se estão tentando resfriar um reator (que foi desligado no momento do terremoto) é pelo fato de não conseguirem desligá-lo adequadamente. O processo de fissão nuclear não teria sido totalmente interrompido e assim estaria descontrolado gerando aquecimento crescente e desgovernado. Medidas emergenciais (utilizar água do mar) para refrigerar o reator demonstra isso e o grau crítico da emergência. A coisa é séria, muito séria, mais séria do que estão divulgando. O acidente é maior do que está sendo divulgado pelas autoridades japonesas.Quando o assunto é acidente nuclear, as coisas sempre são piores do que as autoridades divulgam. O histórico destes tipos de acidentes comprovam isso.Loucura e irresponsabilidade completa (no caso do governo do Japão, mas também de outros países que fazem o mesmo) em construir usinas nucleares em regiões de riscos sísmicos. Uma usina nuclear já é perigosa em terreno estável geologicamente. Em regiões instáveis geologicamente é completa loucura e irresponsabilidade. No Japão as usinas são bem construídas, mas falhas aconteceram com certeza, pois agora o governo japonês anuncia problemas também com as usinas de Onagawa e Tokai (além de Fukushima).

Um comentário:

  1. Quando ocorreu o acidente nuclear em Chernobyl, havia o interesse político e ideológico do Ocidente em divulgar o máximo de informações sobre o que ocorria no país líder do mundo socialista. O acidente em Chernobyl (realmente uma catastrofe irresponsável) demonstrava a decadência e a incompetência soviética – e contribuiu para o fim da URSS.
    Mas agora em Fukushima, parece que o interesse é inverso: não informar adequadamente a população japonesa e mundial sobre o que está realmente ocorrendo. Este acidente é mais sério do que está sendo divulgado pelo governo japonês e pelos órgãos internacionais de energia atômica.
    Anunciaram ontém que houve liberação de césio (entre outras substâncias radioativas) na atmosfera. Este vazamento foi devido a avaria, exposição e derretimento do núcleo do reator, pois se o reator estivesse intacto não teria escapado este tipo de material radioativo. A explosão na usina de Fukushima liberou este material radioativo na atmosfera em quantidade não divulgada - falam apenas que foi pouco. Se estão tentando resfriar um reator (que foi desligado no momento do terremoto) é pelo fato de não conseguirem desligá-lo adequadamente. O processo de fissão nuclear não teria sido totalmente interrompido e assim estaria descontrolado gerando aquecimento crescente e desgovernado. Medidas emergenciais (utilizar água do mar) para refrigerar o reator demonstra isso e o grau crítico da emergência. A coisa é séria, muito séria, mais séria do que estão divulgando. O acidente é maior do que está sendo divulgado pelas autoridades japonesas.
    Quando o assunto é acidente nuclear, as coisas sempre são piores do que as autoridades divulgam. O histórico destes tipos de acidentes comprovam isso.
    Loucura e irresponsabilidade completa (no caso do governo do Japão, mas também de outros países que fazem o mesmo) em construir usinas nucleares em regiões de riscos sísmicos. Uma usina nuclear já é perigosa em terreno estável geologicamente. Em regiões instáveis geologicamente é completa loucura e irresponsabilidade. No Japão as usinas são bem construídas, mas falhas aconteceram com certeza, pois agora o governo japonês anuncia problemas também com as usinas de Onagawa e Tokai (além de Fukushima).

    ResponderExcluir