O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Escolas estaduais de ensino médio fazem avaliação da aprendizagem a partir da próxima semana

Entre os dias 14 de fevereiro e 18 de março, as 2.176 escolas estaduais de ensino médio que atualizaram seus cadastros no ‘Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE)’ vão realizar a ‘Avaliação Diagnóstica’. A prova de múltipla escolha faz parte faz parte do ‘PAAE 2011’ e avalia tanto professores, quanto estudantes do 1º ano do ensino médio da rede estadual. O exame é baseado em tópicos e habilidades do Currículo Básico Comum (CBC) e testa os conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia, Inglês e Arte. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) repassou às escolas, via caixa escolar, recurso no valor de R$1,8 milhão para os gastos com impressão das provas.
Após a aplicação do exame, o educador, cadastrado pelo seu diretor, deverá postar o seu gabarito e os de seus alunos na página do PAAE. O sistema gera imediatamente os resultados e gráficos para análise. Com base nessas informações, as escolas podem planejar as intervenções e realizar atividades que se concentrem nas necessidades do aluno o que colabora para seu o aprendizado. Ao realizar a prova, o professor faz uma auto-avaliação sobre os seus conhecimentos em relação aos conteúdos abordados na disciplina que leciona. A SEE também orienta os professores para cursos de capacitação.
Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar - O PAAE foi criado em 2005 para as escolas da rede estadual de Minas Gerais. Pioneiro no Brasil, ele possibilita agilidade na aplicação de provas e rapidez na obtenção de dados diagnósticos. O Programa de Avaliação de Aprendizagem Escolar é composto por três avaliações com objetivos distintos: Avaliação Diagnóstica que apresenta o conhecimento prévio do aluno acerca do conteúdo a ser trabalhado durante o ano letivo; Avaliação de Aprendizagem que mostra o conhecimento acumulado pelo aluno durante o ano e Avaliação Contínua que se apresenta como uma ferramenta de auxílio para o professor em sala de aula. O PAAE integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) juntamente com o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).

Visite o Portal de Notícias: DR - Diário de um Repórter:
http://www.diariodeumreporter.com/
.
http://blogembuscadoconhecimento.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário