O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

domingo, 20 de fevereiro de 2011

50 mil vagas para o pré-vestibular

Aprofundamento de Estudos
Um programa criado em 2006 e que já atendeu a 190 mil estudantes no estado terá em 2011 para as escolas de Minas Gerais 50 mil vagas. Chamado de Programa de Aprofundamento de Estudos, ele oferece aulas no contraturno a estudantes interessados em reforçar conhecimentos, ou seja, alunos que estudam de manhã fazem aulas à tarde-noite e a Secretaria de Estado de Educação proporciona para o estudante do ensino médio uma oportunidade de ter um pré-vestibular gratuito e com qualidade equivalente.

Preparação pro ENEM
O intuito é melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula, além de preparar para o Enem, exames vestibulares, concursos públicos e outros testes de seleção.
O Aprofundamento de Estudos permite diferentes organizações curriculares. Este ano, a matriz de referência para os estudos será a mesma do Enem, mas pode variar de acordo com a demanda de determinada escola. As aulas do Programa podem ser organizadas por área de conhecimento ou por disciplinas isoladas, além disso podem ter como foco o reforço escolar ou a preparação para um exame específico.

Opções do programa
O estudante pode optar por cursar de duas a cinco disciplinas no Programa, sempre no contraturno ou aos sábados. As atividades têm duração de quatro ou cinco horas/aula por dia e a escola pode ofertar o Programa no máximo três vezes por semana. As disciplinas de Português e Matemática são obrigatórias, exceto nas escolas que optarem por ofertar o aprofundamento apenas uma vez na semana. Para disponibilizar o Aprofundamento de Estudos, a escola deve fazer um levantamento dos estudantes interessados e cadastrá-los no
site do Programa por meio dos números de CPF.
Diante do interesse dos alunos, a escola repassa a demanda para a Secretaria, que faz a seleção dos professores para o Programa. Os professores participantes podem ser designados especificamente para lecionar no Aprofundamento de Estudos ou serem selecionados na própria escola. Nesse caso, o professor que sair de sala de aula para trabalhar no projeto é substituído por outro designado. A Secretaria autoriza a designação dos professores a partir da demanda verificada no cadastramento. Além do investimento na designação de docentes, a SEE também reserva cerca de R$1 milhão para que as escolas comprem material de consumo para o projeto.

Visite o Portal de Notícias: DR - Diário de um Repórter:
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário