O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

sábado, 24 de julho de 2010

EE "Isaura Ferreira" se destaca no Enem 2009

Publicado em 24/7/10 (edição 1019/2010) uma reportagem no Jornal Correio da Cidade intitulada: “Escolas estaduais estão na “lanterna” do Enem” que dizia sobre dados de 2009, divulgado na segunda-feira, dia 19, na página oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) colocando em evidência uma realidade preocupante, mas realista e verdadeira: das 10 escolas melhores colocadas no exame, apenas duas integram a rede pública de ensino. A EE “Ribeiro de Oliveira” (Entre Rios de Minas), 9ª colocada e a municipal “Napoleão Reis” (Conselheiro Lafaiete) fecham a lista encabeçada por oito colégios particulares. Na outra ponta da tabela, onde figuram as 10 últimas colocadas no Enem, todas são estaduais e as cinco piores colocadas encontram-se abaixo da média nacional, que foi de 500 pontos.
Hoje em dia, já se sabe o nível de diferença entre os colégios particulares e escolas estaduais. O ponto principal começa pela valorização do profissional da educação. Nas particulares, não se aceita tanto professor não formado ou fora da área que leciona isso sem falar na especialização. O suporte que é dado aos professores também é fundamental e contribui e muito na auto-estima e na expectativa da carreira.
Agora gosto de olhar as coisas sempre pelo lado bom, mesmo sendo realista. E vendo os dados da Escola Estadual “Isaura Ferreira” no site do Inep
http://sistemasenem4.inep.gov.br/enemMediasEscola/ analiso os seguintes pontos:
* ficou em 8º lugar no ensino de Conselheiro Lafaiete;
* ficou em 4º lugar no ensino público, contado escolas municipais e estaduais de Conselheiro Lafaiete;
* ficou em 3º lugar no ensino público estadual, atrás apenas de “Narciso de Queirós” e “Monsenhor Horta”;
* ficou em 1º lugar no ensino público estadual, levando-se em conta juntos o Ensino Médio Regular e a EJA (Educação de Jovens e Adultos);
Considerando apenas o Ensino Médio Regular em Conselheiro Lafaiete e os dados separadamente temos na média:
* em Linguagens e Códigos em 6º lugar geral e 1º da rede estadual;
* em Matemática em 8º lugar geral e 3º da rede estadual atrás de “Narciso de Queirós” e “Luiz de Mello Vianna Sobrinho”;
* em Ciências Humanas em 8º lugar geral e 3º da rede estadual atrás de “Monsenhor Horta” e “Narciso de Queirós”;
* em Ciências da Natureza em 7º lugar geral e 2º da rede estadual atrás de “Narciso de Queirós”;
* das provas objetivas em 7º lugar geral e 2º da rede estadual atrás de ”Narciso de Queirós”;
* da prova de Redação em 9º lugar geral e 4º da rede estadual.
Sei que os dados no geral não são bons, mas isso é a realidade da escola pública principalmente estadual. E como disse um diretor (não citarei aqui o nome deste ilustre homem) numa reunião de escolas estaduais ano passado: “Nossos resultados são ruins, mas são verdadeiros”, talvez não exatamente com essas palavras, mas com um sentido carregado de realidade.
Precisamos melhor muito, mas dizer como o Jornal Correio disse: “Em estado de alerta” acho um exagero, pois publicar a reportagem sem dizer os motivos desse resultado é não divulgar a verdadeira realidade.
No geral, salários baixos, desvalorização e não reconhecimento dos profissionais da educação, sem o pagamento da Lei do Piso Nacional dos Professores em Minas Gerais isso só vai mudar quando tivermos alguém no posto de Governador interessado na educação mineira e acima de tudo cumprindo leis federais, isso sem criar subsídio que não é remuneração inicial (piso).

Um comentário:

  1. Site do Jornal Correio da Cidade...
    Comentem...
    http://www.jornalcorreiodacidade.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=572:escolas-estaduais-estao-na-lanterna-do-enem&catid=37:comunidade&Itemid=37

    ResponderExcluir