O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Reconhecimento da Greve

Companheiras e companheiros, a Greve Estadual dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais terminou de vez. Nesse período tivemos períodos cruciais que superamos como: contratação de substitutos aos grevistas, ameaças de demissão, corte concreto do salário, multa do sindicato e posterior aumento do valor até penalidades ligadas a carreira funcional e mesmo assim enfrentamos o governo e superamos todas as dificuldades encontradas.

Tivemos inúmeras assembleias estaduais e regionais, passeatas e manifestações nesse período da chamada "Revolta dos 47 dias" (Blog do Euler). Após reuniões da comissão e Assembleias na ALMG, os Trabalhadores/as da educação lotaram as galerias da Assembleia Legislativa para votação em primeiro (até quando os deputados do governo não apareceram) e segundo turno do Projeto de Lei nº 4.689/10.

Sobre a lei, teremos tempo pra discuti-la (nos comentários abaixo). Aqui apenas ponho a colocar que com meus 26 anos cresci muito como pessoa e como profissional nesta greve, pois tive as diversas situações que um pode enfrentar:

- participei do comando de greve de Lafaiete (com seus vários momentos, os de empolgação e os de desânimo);

- entrei na frente de ônibus em BH com a faixa Conselheiro Lafaiete Presente na Greve (minha primeira passeata) impedindo o trânsito continuar... Foi maravilhoso parecia estar nas Diretas Já.

- reconhecimento que não sou tão forte como alguns colegas admiráveis. Ponho a citar um exemplo memorável professora Michelle (de Conselheiro Lafaiete), com sua GARRA extraordinária foi um símbolo de LUTA em nossa microrregião do Alto Paraopeba, além de inúmeros outros que de uma forma ou de outra representaram muito bem o Sind-UTE subsede Lafaiete.

- entendimento que, como foi citado por companheiros locais, o Sind-UTE subsede Lafaiete se fortaleceu como fortaleceu em todo estado, mas nossa LUTA CONTINUA... Pois ela é permanente devido ao governo que não liga pra educação de qualidade.

Por último, queria dizer sobre os/as inúmeros/as Trabalhadores/as da Educação que reencontrei, pois a correria do dia-a-dia impede; aqueles que tive oportunidade de conhecer, nem que seja de vista; e aqueles que tive oportunidade de conhecer não só de vista, mas trocando contatos. Aliás não poderia esquecer da nossa líder maior Beatriz, a Bia do Sind-UTE que foi a maior guerreira nesta caminhada.
E fiquei muito feliz, aos 45 minutos do segundo tempo (anexo foto com péssima resolução de celular, pois estava desprevinido) - da esquerda pra direita, Michelle do Comando de Greve de Conselheiro Lafaiete, eu Sebastião, Euler do Blog do Euler, Wladmir do Blog do EECOREU, Jonas da Direção Estadual, João Martinho e o fotógrafo Paulão de Geografia. Foto tirada no dia 25 (sexta-feira) à noite após a votação de primeiro turno.

Agradecer a todos e a todas que de uma forma ou de outra estiveram PRESENTES NA GREVE que desmascarou o PSDB em Minas Gerais, e de forma especial a Beatriz Cerqueira do Sind-UTE, pois representou muito bem os Trabalhadores/as da Educação em Minas Gerais.
Nas eleições, fora PSDB!

Um comentário:

  1. Nossa se comentário foi muito oportuno! E isso mesmo! Houve ganhos louváveis nessa luta! E o maior deles foi essa força nossa! Fico orgulhosa de alguém de lá da greve branca pessoas poderosas pedindo p/ enviar p/ eles o resultado da ultima emenda como ficou afinal a situação! ( essa pessoa é vice- diretora) infelizmente nao fez greve pois disse estar em estado de aposentadoria!

    Entao vc tem essa emenda final p/ me enviar? Meu e-mail: li_onsbtg@hotmail.com

    Quero enviar p/ esssa Vice! Obrigada! Vamos lutar sempre amigo!

    ResponderExcluir