O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

sábado, 31 de julho de 2010

Pinduca é barrado pela lei da Ficha Limpa em MG

Vídeo:
Durante a votação do projeto de aumento dos professores, enviado pelo Governador Anastasia, no final do mandato e com previsão de entrar em vigor para o próximo governo.
O deputado Pinduca foi vaiado pelos servidores que lotaram as galerias da Assembléia Legislativa e provocava os servidores com poses, caretas e um português cheio e erros.
Eu estava na ALMG vendo esse absurdo!
Percebam um dos deputados estaduais mais odiados pelos trabalhadores em educação de Minas Gerais. Político teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral (graças a Deus). Pinduca do (PP) disse na votação do Projeto de Lei da Educação que NÃO PRECISAVA DE VOTO DOS PROFESSORES ESTADUAIS PORQUE QUEM VOTA NELE É POBRE. Dono de um português horrível dizia ele palavras como “ambulança”, mandava beijos pra Assembleia como ali fosse um show, falava da greve da saúde em Betim sendo que o assunto era o Projeto da Educação estadual a ser votado pelos deputados como ele da base governista (encabeçada pelo PSBD) e todos não estavam votando a favor dos professores e derrubaram todas as emendas do Bloco de oposição PT – PMDB – PCdoB que estava a favor de Sind-UTE e da categoria dos professores.
Mais um político foi barrado no estado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) devido à lei da Ficha Limpa. O deputado estadual e candidato à reeleição Pinduca (PP) teve negado o registro de candidatura para disputar as eleições de outubro. Reportagem do Portal Uai fala claramente as situações de mais um que não será REELEITO, tomara Deus NUNCA MAIS VOTADO.
http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/07/29/noticia_politica,i=171352/PINDUCA+E+BARRADO+PELA+LEI+DA+FICHA+LIMPA+EM+MINAS.shtml
A decisão foi tomada por unanimidade em sessão na tarde da quinta-feira (29 de julho) da corte do Tribunal. Os magistrados acolheram impugnação pedida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
Com mais essa decisão, sobe para oito o número de barrados em Minas. A lei da Ficha Limpa pode atingir pelo menos 31 políticos impugnados, de acordo com processos movidos pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE).
Pedro Ivo Ferreira Caminhas, o Pinduca, teve o registro negado devido uma condenação dada pelo TRE-MG, por abuso do poder econômico. Ficou constatado que o político, que tem base eleitoral em Betim, na Grande BH, ofereceu transporte de ambulâncias aos moradores como forma de garantir votos nas eleições. A decisão da Justiça mineira foi tomada em julho de 2009.
Na análise da impugnação, a juíza relatora do processo, Luciana Nepomuceno, decidiu pela procedência do pedido.

Ambulância flagrada em Betim
Além disso, pesou contra Pinduca a ausência de um documento exigido pelo TRE-MG para registro da candidatura.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Oferta de emprego: Vagas para professor nas escolas públicas

Professor: profissão em extinção?
Talvez, sim principalmente nas escolas públicas, pois não valorizar o professor é contribuir ou não ajudar a mudar essa realidade tão voraz.
Pra mostrar essa realidade destaco duas reportagens atuais:

VALE A PENA LER, APESAR DE EXTENSO ARTIGO:

Primeiro, a reportagem do Diário Catarinense:

Número de professores com licenciatura é cada vez menor na rede de ensino de Joinville. Problema é mais evidente na rede pública, onde os salários e as condições de trabalho fazem da sala de aula um campo de trabalho pouco atrativo
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&section=Geral&newsID=a2984999.htm
Dez a cada 30 professores de química, física e sociologia do ensino médio das escolas estaduais de Joinville não passaram por um curso de licenciatura nestas áreas, assim como 10% dos professores das demais disciplinas.
Estes números revelam um problema nacional que atinge também a cidade: a escassez de profissionais especializados para dar aulas em matérias como geografia, inglês e artes.
O problema é mais evidente na rede pública, onde os salários e as condições de trabalho fazem da sala de aula um campo de trabalho pouco atrativo.
— Entre cursar a licenciatura e o bacharelado, muitas vezes eles optam pelo segundo porque veem mais oportunidades. Mas a formação pedagógica trazida pela licenciatura é essencial —, destaca a pesquisadora Maria Aparecida Lapa de Aguiar, da Universidade da Região de Joinville.
Segundo a pesquisadora, a falta de professores com licenciatura pode trazer problemas para os alunos.
— O conhecimento técnico do engenheiro e do médico é importante, mas a formação pedagógica só é possível por meio da licenciatura —, diz.
— Como está cada vez mais difícil encontrar profissionais formados, a solução tem sido contratar, em caráter temporário, professores de áreas afins e bacharéis para não deixar nenhuma turma sem professor —, diz a supervisora de desenvolvimento humano da Gerência Regional de Educação, Ieda Medeiros.
— Formados em biologia dão aula de química; professores de história ensinam sociologia —, exemplifica.
A professora de física Márcia Siewert é um exemplo. Ela é uma das poucas formadas em licenciatura em física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) a atuar na rede pública.
— Eu gosto do que faço, mas um estagiário de engenharia e até um funcionário que só fez o ensino médio ganha mais, por isso penso em voltar para a universidade e fazer engenharia —, diz.
— Meu salário, líquido, é de cerca de R$ 1 mil por mês para trabalhar como temporária, em três escolas estaduais —, diz.

Segundo, a notícia do Fantástico:

Faltam professores de exatas e biológicas nas escolas públicas
Muitos alunos da rede pública não têm nota de matemática nem de física porque não tiveram aula dessas disciplinas.
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1605839-15605,00-FALTAM+PROFESSORES+DE+EXATAS+E+BIOLOGICAS+NAS+ESCOLAS+PUBLICAS.html#
Tiago dos Santos, de 15 anos, teve que fazer um trabalho de física, no primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual em São Paulo. Como, em 2010, não teve nenhuma aula da matéria, apelou para internet.
“Eu não tenho a mínima idéia do que seja física”, diz o estudante.
Laine Lima, 14 anos, no Tocantins, enfrenta problema parecido.
“O professor de matemática era o mesmo professor de física. Aí saiu o professor de matemática e ficamos sem matemática e física”, conta a aluna.
O Fantástico percorreu as cinco regiões do país e constatou: nas escolas públicas brasileiras, falta gente para ensinar ciências exatas e biológicas, principalmente no ensino médio. Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que esse nível de ensino foi o que se saiu pior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb.
O resultado é uma consequência do que governo já tinha apurado em 2008. Quando um levantamento do MEC mostrou um déficit de 240 mil professores da quinta série ao ensino médio. As áreas mais críticas eram, justamente, física, química e matemática. De 2008 até hoje, o governo vê algum avanço.
“Essa falta de professores começa a diminuir, mas ainda muito lentamente. Há hoje uma política muito estruturada para garantir que os jovens procurem as licenciaturas, para que os jovens se tornem professores”, diz a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda.
Para resolver o problema, os estados recorrem aos professores que não prestaram concurso, os chamados temporários.
Em São Paulo, por exemplo, há mais de 80 mil desses temporários. Segundo a Secretaria da Educação, são eles que darão as aulas de física que faltaram na escola de Tiago.
“Todas as aulas serão repostas e a reposição de aula para que não haja nenhum prejuízo no conteúdo vai ser efetuada aos sábados e fora do horário de aulas desses alunos”, explica o secretário-adjunto de Educação de São Paulo Guilherme Bueno.
Também no Sudeste, em uma escola estadual em Mesquita, na Baixada Fluminense, este ano, falta professor de química.
“A gente vai se formar, terminar o terceiro ano esse ano, ensino médio, tentar o Enem, vestibular, tudo. Agora a gente decide a nossa vida e a gente não tem uma base boa para isso, porque na escola falta professor”, reclama um estudante.
Em nota, a Secretaria de Educação do estado do Rio informou que existem carências provocadas por afastamentos de professores. Apesar de ter realizado concursos, ainda tem vagas para química, física, filosofia e sociologia.
Na região centro-oeste, em Novo Gama, a diretora de uma escola conta que 95% dos professores tem contratos temporários, e que já improvisou, teve de colocar professor de para lecionar disciplina na qual ele não era preparado.
“Isso aconteceu no caso do professor de ciência ir ministrar aula de matemática. Infelizmente acontece”, revela a diretora Jeania Cardoso.
Em nota, a Secretaria de Educação de Goiás admitiu que o déficit é de mais de 3,8 mil professores, principalmente em ciências e matemática.
Na região sul, em Porto Alegre, alguns cadernos estão vazios.
“Não tem nenhum exercício feito, não tem professor de matemática para fazer a lição”, reclama um aluno.
Ou melhor: não tinha. O Fantástico acompanhou a primeira aula de matemática do ano para a turma da primeira série do ensino médio de uma escola de Porto Alegre. Foi no fim de junho.
“A gente vai tentar resgatar todo esse conteúdo aí que vocês perderam, ressaltando o que é mais importante para que vocês não fiquem tão prejudicados”, diz o professor.
A Secretaria da Educação gaúcha disse, em nota, que a turma que ficou sem aula terá reposição em outros horários. O último concurso para professores, no estado, foi em 2005.
João Francisco dá aula de matemática em quatro escolas gaúchas. Por causa do salário baixo, às vezes pensa em buscar outro trabalho.
“Eu acredito que se eu tivesse oportunidade em alguma outra empresa talvez pudesse conciliar. Trabalhar nessa empresa, mas sempre com alguma turma, com certeza”, fala o professor.
Uma lei federal estipula o piso salarial de professores, por mês, em R$ 1024 para 30 horas semanais de aula. Mas, em muitos estados, o salário não chega a R$ 1 mil.
O presidente do movimento Todos Pela Educação, que reúne empresários e educadores, diz que melhorar o pagamento não é tudo: “Tem que ter carreira, a carreira que seja motivadora, baseada no mérito, no desempenho”, argumenta Mozart Neves Ramos.
E ele apresenta outro dado preocupante: “Somente 25% dos professores que estão ensinando física no Brasil de fato foram formados em física. Em química, 38%, isso é grave, porque a gente não sabe o que eles estão ensinando e como estão ensinando”, completa o educador.
Esse problema do professor que não é formado na matéria que ensina que já apareceu em Goiás se repete no Nordeste. Em Viana, Maranhão, Maurício Machado, de 17 anos, conta que isso aconteceu com sua mãe, professora de matemática.
“Chamaram ela na regional e queriam que ela desse outra matéria que ela não é formada. Por exemplo, biologia e outra como português”, diz Maurício.
O Fantástico visitou três escolas públicas de Viana, no interior do Maranhão. Em todas elas, faltam professores de várias disciplinas desde o início do ano. Apesar disso, notas até razoáveis brotaram no boletim de Luan Mendonça, de 17 anos.
“Eu não tinha professor no quarto bimestre e me apareceu um 7 ou 8 no meu boletim. Eu passei de anos sem saber nada de matemática”, reclama Luan.
A Secretaria de Educação do Maranhão reconhece que faltam mais de 1,2 mil professores de exatas e de ciências no estado. Segundo a nota, não há profissionais suficientes formados nessas áreas.
Na região norte, em São Miguel do Tocantins, os alunos estão sem física e matemática desde maio. No horário dos alunos do ensino médio que fica no mural, já dá para ver o déficit de matemática e física. A Secretaria de Educação de Tocantins diz que vai chamar os professores concursados do cadastro de reserva e que a reposição começa no início do segundo semestre.
Maria Clara Silva, de 16 anos, que tem espaços em branco no boletim em física e matemática, está descrente.
“Mesmo que venha em agosto, vai ser passado apenas um trabalho para recuperação da nota, e não vai ser suficiente principalmente para nós que vamos prestar vestibular”, reclama a aluna.
Segundo o MEC, física tem o maior déficit do país. Só sete mil professores se formaram entre 2001 e 2008. Números do governo, no entanto, mostram que começa a aumentar a quantidade de alunos em faculdades que formam professores no país, principalmente porque mais cursos foram criados.
“A prioridade é o professor, porque nenhuma mudança na educação acontecerá sem o professor ou contra o professor”, conclui Maria do Pilar Lacerda.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Blog Em Busca do Conhecimento nas Eleições 2010

O Blog Em Busca do Conhecimento nas Eleições 2010: quer saber sua opinião pessoal. Não se trata de pesquisa eleitoral, descrita no art. 33 da Lei nº 9.504/97, mas de mero levantamento de opiniões, apenas da participação espontânea do interessado.
Enquete 1: Quem é o seu candidato pra PRESIDENTE nas Eleições 2010?
( ) Dilma Rousseff: PT
( ) José Serra: PSDB
( ) Marina Silva: PV
Enquete 2: Quem é o seu candidato pra GOVERNADOR nas Eleições 2010?
( ) Antônio Anastasia: PSDB
( ) Hélio Costa: PMDB
( ) Vanessa Portugal: PSTU
Essa pesquisa espontânea de votação terá um prazo de 7 dias.

sábado, 24 de julho de 2010

EE "Isaura Ferreira" se destaca no Enem 2009

Publicado em 24/7/10 (edição 1019/2010) uma reportagem no Jornal Correio da Cidade intitulada: “Escolas estaduais estão na “lanterna” do Enem” que dizia sobre dados de 2009, divulgado na segunda-feira, dia 19, na página oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) colocando em evidência uma realidade preocupante, mas realista e verdadeira: das 10 escolas melhores colocadas no exame, apenas duas integram a rede pública de ensino. A EE “Ribeiro de Oliveira” (Entre Rios de Minas), 9ª colocada e a municipal “Napoleão Reis” (Conselheiro Lafaiete) fecham a lista encabeçada por oito colégios particulares. Na outra ponta da tabela, onde figuram as 10 últimas colocadas no Enem, todas são estaduais e as cinco piores colocadas encontram-se abaixo da média nacional, que foi de 500 pontos.
Hoje em dia, já se sabe o nível de diferença entre os colégios particulares e escolas estaduais. O ponto principal começa pela valorização do profissional da educação. Nas particulares, não se aceita tanto professor não formado ou fora da área que leciona isso sem falar na especialização. O suporte que é dado aos professores também é fundamental e contribui e muito na auto-estima e na expectativa da carreira.
Agora gosto de olhar as coisas sempre pelo lado bom, mesmo sendo realista. E vendo os dados da Escola Estadual “Isaura Ferreira” no site do Inep
http://sistemasenem4.inep.gov.br/enemMediasEscola/ analiso os seguintes pontos:
* ficou em 8º lugar no ensino de Conselheiro Lafaiete;
* ficou em 4º lugar no ensino público, contado escolas municipais e estaduais de Conselheiro Lafaiete;
* ficou em 3º lugar no ensino público estadual, atrás apenas de “Narciso de Queirós” e “Monsenhor Horta”;
* ficou em 1º lugar no ensino público estadual, levando-se em conta juntos o Ensino Médio Regular e a EJA (Educação de Jovens e Adultos);
Considerando apenas o Ensino Médio Regular em Conselheiro Lafaiete e os dados separadamente temos na média:
* em Linguagens e Códigos em 6º lugar geral e 1º da rede estadual;
* em Matemática em 8º lugar geral e 3º da rede estadual atrás de “Narciso de Queirós” e “Luiz de Mello Vianna Sobrinho”;
* em Ciências Humanas em 8º lugar geral e 3º da rede estadual atrás de “Monsenhor Horta” e “Narciso de Queirós”;
* em Ciências da Natureza em 7º lugar geral e 2º da rede estadual atrás de “Narciso de Queirós”;
* das provas objetivas em 7º lugar geral e 2º da rede estadual atrás de ”Narciso de Queirós”;
* da prova de Redação em 9º lugar geral e 4º da rede estadual.
Sei que os dados no geral não são bons, mas isso é a realidade da escola pública principalmente estadual. E como disse um diretor (não citarei aqui o nome deste ilustre homem) numa reunião de escolas estaduais ano passado: “Nossos resultados são ruins, mas são verdadeiros”, talvez não exatamente com essas palavras, mas com um sentido carregado de realidade.
Precisamos melhor muito, mas dizer como o Jornal Correio disse: “Em estado de alerta” acho um exagero, pois publicar a reportagem sem dizer os motivos desse resultado é não divulgar a verdadeira realidade.
No geral, salários baixos, desvalorização e não reconhecimento dos profissionais da educação, sem o pagamento da Lei do Piso Nacional dos Professores em Minas Gerais isso só vai mudar quando tivermos alguém no posto de Governador interessado na educação mineira e acima de tudo cumprindo leis federais, isso sem criar subsídio que não é remuneração inicial (piso).

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sind-UTE/MG precisa melhorar em que?

Algumas considerações que colocarei nesse artigo serão APENAS para reflexão, pois estamos num país AINDA democrático com liberdade de pensamento:
Que o Sind-UTE/MG se fortaleceu nessa Greve Estadual dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais não tenho dúvida. A Beatriz Cerqueira e todos os demais companheiros e companheiras à frente no sindicato estão de parabéns, foram guerreiros na luta chamada de Revolta dos 47 dias (Euler do Blog do Euler).
Como posso melhorar mais? Foi o tema de uma das minhas redações nesse ano escolar quero destacar isso também pro Sind-UTE/MG. Vejamos um ponto muito importante que precisa ser revisto:
O site do sindicato precisa urgentemente de reforma Bia, essa tão importante forma e meio de comunicação que temos no nosso cotidiano fazia com que na greve ficávamos as vezes perdidos, sem saber de fatos, devido a desatualização do mesmo. Quando isso acontecia era um tal de procurar o sindicato, ligar pro sindicato e correr atrás mesmo. Mas algumas pessoas, queriam saber as notícias e não sabiam devido a isso e a “corrente de fofocas” perpetuava e era muito mais forte que qualquer site mais atual que seja.
Isso pode ser comprovado pelo nosso amigo e companheiro Euler do Blog do Euler, notícia como esta aqui (Só clicar nesse link):
Site do Sind-UTE está fora do ar, novamente. Mas, o Blog do Euler, não (kkk) (Blog do Euler, 27 de junho de 2010). Dizendo assim: “Pessoal, desde ontem, dia 26, que o site do Sind-UTE está "fora do ar", ou da rede mundial da Internet, se preferirem. Não sabemos o motivo. Talvez seja, como da outra vez, uma ação de hackers a serviço do governo Aécio-Anastasia. Ou talvez seja apenas alguma reforma estrutural no site.” Antes dessa data o site já tinha sido alvo de hackers que enviaram vírus comprometendo o sistema de comunicação com os seus filiados.
Entre outras coisas, (não me lembro à data) o próprio site já foi reformulado e seu designer mudou – alguns acharam boa mudança outros já acostumados com o site não gostaram – e nem quero colocar isso em questão, mas a atualização deve ser mais intensa, como vários blogs de colegas e instituições.
Podem comentar agora!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Sind-UTE/MG realiza ato conjunto do funcionalismo público estadual, em Belo Horizonte

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), juntamente com outros diversos sindicatos que representam o funcionalismo público estadual, realiza, nesta terça-feira (13/07), a partir das 14 horas, na Praça Afonso Arinos, em Belo Horizonte, ato conjunto em repúdio ao descumprimento do governo Anastasia em relação ao Decreto, que garante a publicação do reposicionamento do servidor em 30 de junho último, com efeitos financeiros para o próximo pagamento.
“Ao descumprir o acordo e informar aos servidores que não fará o reposicionamento, o governo estadual, mais uma vez, causará prejuízo a milhares de servidores/as estaduais, o que caracteriza o contínuo desrespeito do atual governo com o/a trabalhador/a mineiro/a”, diz a coordenadora geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira.
O Sind-UTE/MG acredita que esta será uma grande atividade, um importante ato de pressão, e que contará com a força de trabalhadores/as de todas as regiões do Estado. “Precisamos manter nossa unidade e lutar por este importante direito. Mesmo aqueles que não serão beneficiados pelo reposicionamento precisam estar na luta em nome da solidariedade e do respeito ao que nos foi garantido. Se não reagirmos, amanhã o governo retirará o direito de outros servidores”, afirma a coordenadora geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira.
Reposicionamento
O reposicionamento na carreira considerando o tempo de serviço é uma dívida do Governo Aécio/Anastasia para com os servidores públicos estaduais. Uma comissão, que contou com a participação de diretores do Sind-UTE/MG e demais sindicatos representando os diversos segmentos do funcionalismo público estadual, conquistou recentemente o Decreto que definiu que a publicação do reposicionamento do servidor seria feita em 30/06/2010 com efeitos financeiros para o próximo pagamento.
Serviço:
14h: Concentração do funcionalismo na Praça Afonso Arinos
Ato Público na Praça Sete
Atividade com paralisação na rede estadual e em diversos outros setores do serviço público estadual
Devido ao excesso de (14) diários a fazer, não escrevi para a Coluna do COREU nesta semana.
Próxima quinta-feira artigo novo! Diria eu imperdível, pois os meus questionamentos serão todos colocados!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Inscrições para o Enem prorrogadas para 16/07

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram as inscrições do Enem, que se encerrariam nesta sexta-feira, dia 9, para o próximo dia 16, sexta-feira, às 23h59. A decisão foi tomada pelo presidente do Inep, Joaquim Neto, que atendeu à solicitação dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela. Os dois governadores do Nordeste, preocupados com o impacto das chuvas e das enchentes, fizeram o pedido ao secretário executivo do MEC, Henrique Paim, que percorre a região devastada, à frente de um grupo que estuda a reconstrução das escolas destruídas. Quem ainda não fez sua inscrição tem agora mais sete dias para fazê-la, apenas pela internet, no portal www.enem.inep.gov.br. O valor da inscrição é de R$ 35, mas estão isentos os estudantes da última série do ensino médio em escolas públicas e os que que comprovem a impossibilidade de pagamento preenchendo declaração de carência. É fundamental estar munido de CPF e RG próprios, como documentos de identificação. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep/MEC

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Inscrições para o Enem 2010 vão até dia 9 de julho

As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet e será exigido o número de CPF do participante. Pelo site http://www.enem.inep.gov.br/ Para efetuar a inscrição no Enem 2010, são imprescindíveis o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade. No ato da inscrição, ao digitar o número do documento, o sistema buscará informações do titular na base de dados da Receita Federal. A medida impede que a inscrição seja efetuada com o CPF de outra pessoa.
O CPF é um número único que cada cidadão brasileiro economicamente ativo deve possuir. Ele é individual, o que significa que o participante do Enem não poderá usar o número de CPF de seu pai ou de sua mãe, qualquer que seja sua idade. O próprio sistema de inscrição irá impedir essa prática, pois ao digitar o número do CPF, o sistema buscará informações de seu titular na base de dados da Receita Federal. Quem tiver mais de 16 anos poderá solicitar seu CPF em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O pai, a mãe ou o responsável legal deve solicitar CPF para os menores de 16 anos. Não é possível tirar CPF pela Internet.
Além dos dados cadastrais, o participante deverá responder ao questionário socioeconômico no próprio ato de inscrição. O questionário é composto por poucas questões a serem respondidas diretamente na Internet.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep/MEC

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Reconhecimento da Greve

Companheiras e companheiros, a Greve Estadual dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais terminou de vez. Nesse período tivemos períodos cruciais que superamos como: contratação de substitutos aos grevistas, ameaças de demissão, corte concreto do salário, multa do sindicato e posterior aumento do valor até penalidades ligadas a carreira funcional e mesmo assim enfrentamos o governo e superamos todas as dificuldades encontradas.

Tivemos inúmeras assembleias estaduais e regionais, passeatas e manifestações nesse período da chamada "Revolta dos 47 dias" (Blog do Euler). Após reuniões da comissão e Assembleias na ALMG, os Trabalhadores/as da educação lotaram as galerias da Assembleia Legislativa para votação em primeiro (até quando os deputados do governo não apareceram) e segundo turno do Projeto de Lei nº 4.689/10.

Sobre a lei, teremos tempo pra discuti-la (nos comentários abaixo). Aqui apenas ponho a colocar que com meus 26 anos cresci muito como pessoa e como profissional nesta greve, pois tive as diversas situações que um pode enfrentar:

- participei do comando de greve de Lafaiete (com seus vários momentos, os de empolgação e os de desânimo);

- entrei na frente de ônibus em BH com a faixa Conselheiro Lafaiete Presente na Greve (minha primeira passeata) impedindo o trânsito continuar... Foi maravilhoso parecia estar nas Diretas Já.

- reconhecimento que não sou tão forte como alguns colegas admiráveis. Ponho a citar um exemplo memorável professora Michelle (de Conselheiro Lafaiete), com sua GARRA extraordinária foi um símbolo de LUTA em nossa microrregião do Alto Paraopeba, além de inúmeros outros que de uma forma ou de outra representaram muito bem o Sind-UTE subsede Lafaiete.

- entendimento que, como foi citado por companheiros locais, o Sind-UTE subsede Lafaiete se fortaleceu como fortaleceu em todo estado, mas nossa LUTA CONTINUA... Pois ela é permanente devido ao governo que não liga pra educação de qualidade.

Por último, queria dizer sobre os/as inúmeros/as Trabalhadores/as da Educação que reencontrei, pois a correria do dia-a-dia impede; aqueles que tive oportunidade de conhecer, nem que seja de vista; e aqueles que tive oportunidade de conhecer não só de vista, mas trocando contatos. Aliás não poderia esquecer da nossa líder maior Beatriz, a Bia do Sind-UTE que foi a maior guerreira nesta caminhada.
E fiquei muito feliz, aos 45 minutos do segundo tempo (anexo foto com péssima resolução de celular, pois estava desprevinido) - da esquerda pra direita, Michelle do Comando de Greve de Conselheiro Lafaiete, eu Sebastião, Euler do Blog do Euler, Wladmir do Blog do EECOREU, Jonas da Direção Estadual, João Martinho e o fotógrafo Paulão de Geografia. Foto tirada no dia 25 (sexta-feira) à noite após a votação de primeiro turno.

Agradecer a todos e a todas que de uma forma ou de outra estiveram PRESENTES NA GREVE que desmascarou o PSDB em Minas Gerais, e de forma especial a Beatriz Cerqueira do Sind-UTE, pois representou muito bem os Trabalhadores/as da Educação em Minas Gerais.
Nas eleições, fora PSDB!