O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A greve das Escolas Estaduais continua por tempo indeterminado

Decisão foi tirada em assembleia estadual na tarde desta terça-feira
Cerca de 6 mil trabalhadores decidiram hoje (03/08), em Assembleia estadual, no Pátio da ALMG, em Belo Horizonte, que a greve da educação continua por tempo indeterminado. A decisão é uma resposta da categoria ao governo de Minas, que insiste em não abrir negociações.


O Sindicato orienta a categoria a fazer a opção pela remuneração na forma de vencimento básico e o prazo dado pelo governo para essa decisão vai até o dia 10 de agosto.
“O Governo de Minas Gerais continua intolerante e irredutível na negociação com os trabalhadores em educação, em greve desde o dia 8 de junho. A categoria exige implantação do Piso Salarial Profissional Nacional, PSPN. Trata-se da Lei Federal 11.738/2008 e por isso a greve continua”, afirma a coordenadora geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira.
Após a Assembleia Estadual, os trabalhadores em educação seguiram em passeata até o centro de Belo Horizonte, para um Ato Público em Defesa do Piso Salarial, nas escadarias da Igreja São José, com a presença de várias entidades.
Os trabalhadores em Educação reivindicam o imediato cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), que regulamenta o Piso Salarial, que hoje é de R$ 1.597,87, para uma jornada de 24 horas e ensino médio completo. Minas Gerais paga, hoje, o Piso de R$ 369,00 que, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNTE), é considerado o pior Piso Salarial dos 27 estados brasileiros.
A direção do Sind-UTE/MG denuncia que o Estado não investe significativamente em um serviço essencial para o desenvolvimento social e rebate as acusações e inverdades amplamente divulgas em toda a mídia.
Em respeito à verdade: o nosso contracheque
O Sindicato afirma que o Governo de Minas não paga o Piso Salarial, apesar de articular uma estratégia para confundir a sociedade, desmoralizar a categoria e, com isso, não realiza a negociação do cumprimento da Lei Federal que institui o Piso Nacional.
"A melhor prova de que o governo não paga o Piso Salarial é o
contracheque de cada trabalhador”, afirma a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira.

Confira, abaixo, um exemplo de vencimento básico:


Calendário de Mobilização
09/08 – Assembleia Estadual no Pátio da ALMG
16/08 – Paralisação Nacional – Jornada Nacional pelo Piso, Carreira e PNE (em Brasília)


www.blogembuscadoconhecimento.blogspot.com

2 comentários:

  1. Olá Sebastião Gonçalves

    Em respeito a verdade: o nosso contracheque

    Cadê o P-I-S-O GOVERNADOR ???
    Eu postei meu contracheque, não tenho vergonha de mostrar "o salário" que recebe por mais de 10 anos como servidor da educação, MAS TENHO VERGONHA do salário que recebo e do governador que tenho Antônio Anastasia (PSDB). http://4.bp.blogspot.com/-N26uSy45aHE/Tjdh3SFj4cI/AAAAAAAAAWQ/e-Nd5394qT8/s1600/contra_cheque_GleifersonGon%25C3%25A7alves.jpg e no Blog do Euler
    http://blogdoeulerconrado.blogspot.com/2011/08/diabolica-estrategia-do-governo-para.html

    Tem o contracheque do Euler tambem
    http://blogdoeulerconrado.blogspot.com/2011/08/cade-meu-piso-governador.html

    "GARGALHADA NACIONAL"
    E o pior, agora ele quer oferecer ensino apenas para alunos que estão concluindo o Ensino Médio. Será se ele esqueceu da Constituição Federal, do direito de GREVE, da LDB, do ECA, do respeito aos outros alunos de seus familiares???
    Cadê o MINISTÉRIO PÚBLICO, onde está a ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais)???


    "Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer."
    Mahatma Gandhi

    "Sem PISO, não PISO na escola."

    Abraços e até dia 9 de agosto
    Gleiferson Crow
    LEIA: O Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Queridos Professores
    Parabéns aos que entraram em greve! “Vc já pensou se todas as escolas de Minas resolver entrar de greve. O professor vai passar a ganhar como médico e isso ñ ta certo.” O que que tem se as faxineiras e os pedreiro ganha mais que vc, o serviço deles é mais pesado, mais estressante.
    Outro dia encontrei com minha profe de história na rua.Perguntei quando que ela ia voltar a cumprir a obrigação dela de dar aula. Ela me disse que a obrigação dela naquela hora era de lutar pelos direitos dela e estava exatamente indo pra BH na assembléia. Então eu perguntei como ela tinha coragem de viajar 6 horas pra chegar em BH e deixar a filha dela que tem síndrome de down e o filho de 10 com os outro, porque eu sei que o marido dela abandonou a família tem uns 2 anos ela que sustenta a casa. Então ela me respondeu: o que adianta eu ensinar cidadania pra vocês na sala e não praticar,se eu tivesse outra forma de lutar por meus direitos sem fazer greve seria melhor. Minha consciência doeria ao ver meus colegas lutando e eu de braços cruzados.Então eu respondi que a maioria dos professores não tá nem aí. Ela disse que é uma pena ter pensamentos individualistas,ninguém acredita que a união é que faz a força. Eles deixam só nas mão do sindicato e de alguns professores.
    Fui embora pensando: coitada da minha professora!
    Mas eu não tenho que pensar nos professores, pouco me importa se estão ganhando mal, eles mesmos que se desvalorizam,o pensamento deles é assim:não faço greve pra não prejudicá os alunos,não posso ficar sem pagamento, nossa escola paga greve enquanto as outras não paga, tenho que agradá o diretor por causa da avaliação de desempenho, não posso perder a semana de outubro porque já marquei uma viagem,nem pensá que vou prejudicá minhas férias,greve não dá em nada, aliás o biênio e qüinqüênio foi conquista de greve e o governador está tirando com o subsídio, tem coisas que os professores falam que eu não sei bem o que é.O que todos nós alunos sabe é que todas estas desculpas mostram o quanto professor é covarde, ainda bem.
    Ta chegando a semana da pátria e outro dia passei em frente uma escola municipal, porque na minha cidade todas escolas estaduais estão de greve. Os alunos estavam ensaiando pro desfile de 7 de setembro e ouvi uma professora falando: temos que ser patriotas, então pensei na minha professora e me perguntei: quem está sendo patriota os professores que estão na luta pelos seus direito ou os que acomodados nas salas de aula.
    Meu tio é médico e ele disse que prefere trabalha pro SUS que pelo IPSEMG os dois pagam pouco, mas nunca teve calote pelo SUS. Ele disse que como os professores não sabem a força que tem. Vão ficando só desvalorizado.
    Por favor professor nos dê exemplos de ser lutadores , pois o governador prometeu outros professores pra dá aula pra gente , mas não ta tendo professor e olha que qualquer um pode ser professor até quem tem um técnico qualquer.
    Pensem bem.

    ResponderExcluir