O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

terça-feira, 13 de março de 2012

Greve Nacional dos Professores nos próximos dias

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) promoveu, nesse sábado (10/3), plenárias regionais em todo o Estado. Em pauta, o planejamento das atividades para a Greve Nacional da Educação, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de março, em todo o país. Além disso, foram discutidos os principais eixos e estratégias para a campanha salarial e educacional de 2012 da categoria.
Os trabalhadores/as se reuniram nas seguintes localidades: Sul, Zona da Mata, Belo Horizonte e Região Metropolitana, Triângulo Mineiro, Centro-Oeste, Jequitionha I, Vale do Aço, Vale do Mucuri e Rio Doce, Alto Paranaíba e Noroeste. A avaliação é de que, apesar dos inúmeros mecanismos utilizados pelo Estado para desmobilizá-los, a categoria não recua e promete participar ativamente da greve nacional. A diretora estadual do Sind-UTE/MG, Marilda de Abreu Araújo, que coordenou os trabalhos em Divinópolis, onde se reuniram os representantes da região Centro-Oeste, comentou a atividade. “Nosso sentimento é de que a categoria está unida e com o firme propósito de fazer uma grande paralisação”.
Avaliação positiva também foi feita na região do Vale do Aço, cujas atividades aconteceram na cidade de Ipatinga. De acordo com a coordenadora dos trabalhos pelo Sind-UTE/MG na região, Feliciana Saldanha, participaram da reunião as seguintes subsedes: Manhuaçu, Caratinga, Ipatinga, Itabira, Coronel Fabriciano e Timoteo. A diretora sindical afirmou que a região tem presença garantida na mobilização. “Já estamos inclusive organizando caravanas para participar das atividades em Belo Horizonte”.
No Triângulo Mineiro, os trabalhos foram promovidos no município de Ituiutaba. Quem conduziu a plenária foi a diretora estadual do Sind-UTE/MG, Lecioni Pereira Pinto. “Os trabalhadores deixaram explícita a vontade de lutar pelas suas reivindicações, não só nesses três dias, mas durante o ano todo”, ressaltou.
Visita nas escolas – Com o intuito de aglutinar forças para a luta em 2012, os trabalhadores/as em educação definiram nas plenárias que vão estar nas instituições de ensino para conscientizar os profissionais da importância da luta. “Além da plenária, é importante irmos às escolas para dialogarmos com os educadores/as, para que eles participem das atividades”, afirmou Abdon Geraldo Guimarães, membro da diretoria estadual do Sind-UTE/MG, e que coordenou a plenária em Varginha, Região Sul do Estado.
Greve Nacional - Nos dias 14, 15 e 16/3 será realizada a Greve Nacional da Educação, cuja convocação é da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). As bandeiras deste movimento nacional são: Piso Salarial Profissional Nacional, Carreira e a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. São bandeiras que motivam ainda mais os profissionais da educação do estado a participarem, uma vez o governo mineiro não paga o Piso Salarial Profissional Nacional, a carreira está congelada até dezembro de 2015 e o investimento em educação diminui gradativamente desde 2008.
Confira a programação das atividades em Minas Gerais:
14/03 - Realização de aulas públicas e panfletagens organizadas por cidade.
15/03 – Às 14h haverá, no Pátio da ALMG, em Belo Horizonte, assembleia estadual, seguida de manifestação com participação dos movimentos sociais.
16/03 - Assembleias locais.
.
VISITE O PORTAL DE NOTÍCIAS:
www.diariodeumreporter.com

BLOG MELHOR QUE MUITO SITE:
www.blogembuscadoconhecimento.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário