O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

sábado, 29 de janeiro de 2011

Contagem regressiva para volta às aulas

Após o descanso do período de férias, estudantes, professores e funcionários retomam as atividades escolares na próxima semana

Segundo o calendário escolar da 8ª Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete (SRE) estão previstos: o início do ano escolar para 1º de fevereiro (terça-feira), data para reuniões pedagógicas e administrativas e o início do ano letivo para 2 de fevereiro (quarta-feira) com o retorno dos alunos.
Já segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEMEDE) as aulas retomarão suas atividades com atraso, visto que algumas estão em reforma, e algumas voltarão dia 7. E o último dia de entrega dos kits escolares está previsto pro dia 31 de janeiro.
Porém, tanto a SRE quanto a SEMEDE informam que independente do dia do início do ano letivo: os 200 dias letivos serão respeitados conforme a lei obriga.
Desejamos a todos, alunos, pais, professores, funcionários e trabalhadores da educação como um todo, um ótimo ano letivo cheio de realizações e conquistas.


Visite o Portal de Notícias: DR - Diário de um Repórter:

O dia em que a Internet foi parcialmente desligada

Em uma ação sem precedentes, o governo do Egito derrubou todas as comunicações via internet com o exterior

Protestos contra o presidente do Egito continuam a crescer apesar da repressão sem precedentes.

Os protestos contra o governo do ditador egípcio Hosni Mubarak, há 30 anos no poder do país, atingiram uma escala sem precedentes na história quando a autoridade máxima do Egito decidiu puxar o plugue da internet e dos serviços de comunicação.
Pela primeira vez na história um governo nacional cortou absolutamente todas as comunicações via internet de um país, o que era impensável para muitos especialistas em tecnologia.
Os serviços dos quatro grandes provedores de internet egípcios – Link Egypt, Vodafone/Raya, Telecom Egypt e Etisalat Misr foram cortados na madrugada desta sexta-feira, segundo informam agências de notícias de todo o mundo.
O blog da empresa britânica especializada em segurança de rede, Renesys, registrou uma queda em virtualmente todas as rotas que levam a rede ao Egito, bloqueando qualquer caminho pelo qual o resto do mundo poderia entrar em sites do país – todos os endereços de internet estão inacessíveis.
Um único provedor de serviço foi mantido ativo pelo governo. O Noor Group tem a totalidade de suas 83 rotas ativas para seus consumidores. O motivo, segundo a Renesys, pode ser o fato de que sob o grupo está hospedada a Bolsa de Valores local. O governo poderia estar tentando evitar um possível colapso econômico, plausível no caso de o mercado financeiro sofrer um apagão de comunicações.
O site lembra outras situações onde houve bloqueio governamental: a Tunísia, por exemplo, bloqueou algumas rotas para sites específicos. Já no Irã, a banda de acesso à rede é mantida a níveis mínimos. Nada, porém, se compara ao que aconteceu no Egito.
Especialistas já se mostram preocupados com o precedente aberto pelo Egito. Em países onde o acesso à internet está nas mãos de poucos provedores o golpe seria possível, mas pouco provável onde o acesso é descentralizado, como aponta Jim Cowie, executivo de comunicações da Renesys, em entrevista para a Reuters: “Quantas pessoas seriam necessárias para tirar a internet do ar em um país como os EUA? Centenas? Milhares? Nós temos tanto acesso aqui que é possível criar uma pequena internet particular”, aponta.
Mas é importante lembrar que mesmo nos EUA existem legisladores interessados em criar um botão de “desligar” para a internet em caso de grandes ameaças. Só não ficam claras quais seriam essas ameaças.

Fontes:
Renesys / AP
http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=27447558

sábado, 22 de janeiro de 2011

Inscrições para a primeira etapa do ProUni encerram nesta terça

Os interessados em concorrer a uma das 123.170 bolsas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) neste primeiro semestre de 2011 têm até esta terça-feira (25) para fazer a inscrição. Serão oferecidas 80.520 bolsas integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade, em aproximadamente 1,5 mil instituições de educação superior de todo o País.
Podem se candidatar às bolsas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e que atingirem no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (em ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação) e que tiveram acima da nota zero na redação.
Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 765, em valores de hoje); para bolsa a parcial, renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 1.530). Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em escola particular, na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de educação básica que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página eletrônica do ProUni. O candidato precisa informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2010 e o CPF.

Segunda etapa
O candidato que não for selecionado na primeira etapa ainda tem uma segunda chance de concorrer a uma das bolsas – integral ou parcial do ProUni. Isso porque está programada uma segunda etapa de inscrições, de 21 a 24 de fevereiro As etapas são independentes, ou seja, o candidato que for pré-selecionado e conseguir a bolsa na primeira etapa não poderá se inscrever novamente. Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até três opções de curso e instituição.

Quantidade de bolsas dobra em 5 anos
Criado em 2004, o ProUni mais do que dobrou quantidade de ofertas de bolsas de estudo – integral e parcial – em cinco anos de atividade. No primeiro ano do programa, em 2005, foram oferecidas 112.275 bolsas – 71.905 integrais e 40.370 parciais. Cinco anos depois, em 2010, o programa mais que duplicou a oferta de bolsas, passando para 241,273.

Programa melhora chances de emprego, diz estudo
Estudante que fizeram o ProUni tiveram uma melhora significativa no nível de empregabilidade, segundo pesquisa encomendada pelo Ministério da Educação junto ao Instituto Ibope Inteligência e que foi realizada em 2009. Pouco mais da metade (56%) dos estudantes trabalhava antes de ingressar no programa. Após o ingresso, 80% dos estudantes declararam estarem trabalhando. Esse movimento ocorreu em todas as regiões do País.

Luciano destaca-se na educação lafaietense

A administração municipal de Conselheiro Lafaiete, no âmbito do Governo de José Milton vem trazendo frutos quando se fala da Secretaria Municipal de Educação. O atual secretário Luciano Rodrigues dos Anjos está de parabéns, mostrando como realmente se faz um bom serviço e buscando sempre o melhor pra alunos, professores e funcionários municipais.
Desta vez, foi proporcionada a posse de todos os professores que prestaram o concurso da prefeitura de Lafaiete em 2010. Na ultima segunda-feira, dia 17 de janeiro estiveram na SEMEDE para a efetivação de todas as “vagas reais”, ou seja, cargos que não existem ninguém que estão na vaga porque as vezes a pessoa efetivada ela tem um cargo e está de ajustamento funcional ou de licença de tratamento de saúde e por isso mesmo a vaga não é real. Mesmo assim, essas vagas de substituição serão disponibilizadas apenas para os professores que estão na continuidade da listagem do concurso.
A clareza e a honestidade do concurso estão sendo proporcionadas, graças ao trabalho desenvolvido pelo Luciano que com sua postura dinâmica e sempre correta em tudo que faz pela educação de nossos estudantes.
Cabe destacar ainda, que numa conversa informal que tive com ele, hoje (22/01) pela manhã pude ver o trabalho intenso que ele e toda sua secretaria, está tendo com relação aos kit’s escolares que deverão ser entregues o mais rápido possível. Neste ano, o kit escolar que será distribuído aos alunos será melhor do que de 2010, além de material de reposição, caso for necessário.
Com este trabalho, inúmeras vitórias foram proporcionadas também como: a equiparação de salários de efetivos e contratados, pagamento de rescisão de contrato, salários em dia, entre outras. Sei que ainda muito tem que ser feito, mas um passo enorme está sendo dado graças ao Luciano.

Visite o Portal de Notícias: DR - Diário de um Repórter: http://www.diariodeumreporter.com/

http://blogembuscadoconhecimento.blogspot.com/

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ENEM e SiSU: mais problemas de notas!

Na edição do Jornal Hoje, problemas de notas do ENEM 2010 e do Sistema de Seleção Unificada são mostrados e ainda não foram solucionados!

Veja a reportagem:

Problemas para se inscrever no SiSU continuam a preocupar estudantes.
Entre as dificuldades, alunos não conseguem entrar na página, ver suas notas ou concluir as inscrições. Sistema é usado por 83 universidades.

Depois de vários problemas no Enem, o presidente do Inep, Joaquim Soares Neto, foi afastado do cargo. O Ministério da Educação diz que a saída dele já estava acertada, mas nos últimos dias cresceram muito as reclamações de estudantes que não conseguem se inscrever no SiSU, o Sistema de Seleção Unificada.
A estudante Ana Clara Ribeiro passou o domingo em frente ao computador e garantiu a inscrição para medicina, no Rio Grande do Sul. Mas mudou de ideia e até agora não conseguiu alterar a opção.
“Primeiro demorava muito tempo pra abrir qualquer página que fosse, aí quando abria dava erro. Eu voltava pra página anterior e daí perdia tudo, tinha que fazer tudo de novo”, conta Ana Clara.
Ela não foi a única a reclamar. Nos últimos dias o Jornal Hoje recebeu pela internet centenas de mensagens sobre o Enem e o SiSU. Rita Garcia, de Ijuí, no Rio Grande do Sul, diz que os estudantes estão desesperados. Carlos Daniel, de Pérola, no Paraná, relata que não conseguiu concluir a inscrição. Janaína Menezes, da cidade de Cláudio, em Minas Gerais, não teve sequer acesso às notas que tirou no Enem.
A nota do Enem é usada na seleção de alunos por 83 instituições públicas de ensino superior. Com tanta confusão, o Ministério da Educação estendeu até quinta-feira o prazo de inscrições no SiSU, que terminaria hoje. Mas os problemas do último Enem começaram no ano passado, quando 21 mil provas tiveram problemas de impressão e o ministério foi obrigado a refazer parte do exame.
Em nota, o Ministério da Educação, admite as falhas, mas diz que foram temporárias. Afirma também que nenhum estudante que teve acesso aos dados de outros alunos conseguiu fazer mudanças. Quem foi direcionado para página errada, apenas pode ler as informações.
Hoje o Diário Oficial trouxe a exoneração do presidente do Inep, Joaquim Soares Neto. O instituto é responsável pelo Enem. Malvina Tuttman, reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, assumirá o cargo.
Enquanto isso, Ana Clara espera conseguir pelo menos falar com o Mec.
“Não tem nem para quem a gente recorrer e falar que não está funcionando. Você liga no Ministério da Educação e eles não te dão um caminho pra falar com outras. Não, eles te jogam isso e é isso. Estando bom ou ruim, você se vira”, relata a estudante.
O MEC tem um telefone para tirar dúvidas. É o 0800-616161. A equipe do Jornal Hoje tentou ligar para esse número, mas não conseguiu contato.

Pessoalmente, tentei ligar pro mesmo telefone: "Fala Brasil" para buscar maiores informações como se calcula a nota do ENEM, ProUni e SiSU, e após várias tentativas, não conseguir atendimento.

_______________________________

Vasculhando pela internet achei a seguinte notícia!

Defensor envia pedido de liminar à Justiça para suspender Sisu

A Defensoria Pública da União (DPU) no Ceará ajuizou na manhã desta terça-feira, 18, ação civil pública (ACP), com pedido de liminar, para que as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) sejam suspensas até que os candidatos do Enem 2010 tenham acesso ao espelho da correção da folha de respostas e aos argumentos da banca examinadora da redação.
O defensor Carlos Henrique Gondim encaminhou o pedido à Justiça Federal e agora aguarda confirmação do protocolo da nova ACP, que questiona a legalidade de um subitem do edital do Enem 2010 que não permite ao candidato interpor recursos e obter vistas de provas. Uma vez confirmado o número de protocolo, será designado o juiz responsável pelo caso. O defensor deve ir ainda esta tarde pessoalmente ao fórum conversar com o magistrado.
'Existem irregularidades e fundamento legal para que a gente saia vitorioso', afirmou Gondim ontem ao Estadão.edu. 'O Enem deve obedecer os princípios constitucionais que regem um concurso público.' O pedido de liminar será protocolado junto à Justiça Federal no Ceará e, se for concedido, a suspensão vai valer para todo o País.
Na manhã de ontem, o defensor recebeu uma comissão de 30 estudantes do Ceará. O grupo reclamou que teve a redação anulada sem explicações ou que alguns espaços reservados para as notas das provas aparecem apenas com um traço. Esse problema é mais frequente nos resultados das provas de linguagens e códigos e de matemática, realizadas no segundo dia do Enem, em 7 de novembro, junto com a redação. É como se o candidato tivesse faltado à aplicação.
Gondim contesta o fato de o MEC não divulgar uma expectativa para a redação do Enem. 'Só foi fornecida a nota. Quer dizer, nem isso, porque o candidato teve a redação anulada. Se o estudante não sabe o que a banca gostaria que fosse abordado e não tem possibilidade de verificar sua prova, ele está sendo prejudicado.'

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Professor estreia coluna em site

Temos como principal meta, oferecer a você leitor todas as informações necessárias no seu dia a dia. Pensando nisso, a partir de hoje um competente e aplicado profissional de educação o Professor Sebastião M. Gonçalves, passa a integrar nossa equipe (DR - Diário de um Repórter - http://www.diariodeumreporter.com/) fomentando sua coluna semanal intitulada "Canal Educação". Nela você leitor e principalmente os estudantes poderão tirar dúvidas, imprimir opinião, comentar as reportagens, interagir diretamente conosco.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Como calcular a nota do ENEM 2010?

Veja a continuidade do assunto:

Clique aqui:


___________________________________

Em primeiro lugar, para entender a nota do Enem vamos recorrer ao site do Inep:

Existe uma nota global do Enem?
Não, o Inep não calcula uma média global de desempenho, apenas apresenta as médias separadamente. A prova do Enem tem cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática –, mais a média da redação.

Em segundo lugar, existem três formas de gerar uma "nota global". A primeira é o que nosso blog postou, abaixo. A segunda é usada da forma que as universidades acharem melhor, em alguns casos, elas multiplicam a redação por dois e somam todas as notas, dividindo tudo por cinco. E uma terceira forma é usada a soma de todas as notas e dividi por cinco.
Mas como foi citado acima NÃO EXISTE NOTA GLOBAL PELO INEP.

Podemos observar através disso:

As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem 2010? Como o SiSU calcula a nota nestes casos?
Algumas instituições participantes do SiSU adotam pesos diferenciados para as provas do Enem 2010. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição (ver botão "Qual a composição da minha nota nesta opção?"), que apresenta como o sistema efetuou o cálculo da nota). Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem 2010, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.

A prova do Enem tem cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática –, mais a média da redação. Para o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas foi utilizada metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que busca medir o conhecimento a partir do comportamento observado em testes. No caso da redação, os critérios são os mesmos do Enem tradicional.

Como é calculada a nota do Enem em TRI
Diferentemente de uma prova comum, a nota do Enem em cada área não representa simplesmente a proporção de questões que o estudante acertou na prova. Em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende, além do número de questões respondidas corretamente, também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias de desempenho distintas.

Cálculo em 2009...
Para o PROUNI, a Redação vale 50% da prova total e a parte objetiva vale os 50% restantes. Então soma-se as notas das 4 provas e divide-se por 4. Depois pega-se o resultado e soma com a redação, dividindo-se depois por 2 para saber a média final.

RECEBI VÁRIAS INFORMAÇÕES QUE SÃO DESENCONTRADAS E ENTREI NO SITE DO PROUNI PRA RESOLVER ESSA DÚVIDA:

RESULTADO EM 2010:
AS 5 NOTAS SÃO SOMADAS E DIVIDIDAS POR 5!
Informações de 19 de janeiro de 2010


Exemplo de 2009:
*575,0 = Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
*550,0 = Matemática e suas tecnologias;
*600,0 = Ciências Humanas e suas tecnologias;
*525,0 = Ciências da Natureza e suas tecnologias;
___________________________________________
2250,0 = Total das Provas Objetivas.
*dividido por 4 provas:
___________________________________________
*562,5 = Média das Provas Objetivas
+650,0 = Nota da Redação
___________________________________________
1212,5 = Total das Provas do ENEM 2010
*dividido por 2 provas:
___________________________________________
*606,25 = Resultado Final do ENEM 2010
Comunicado aos estudantes
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada estarão abertas de 16 a 18 de janeiro de 2011.
No Sisu 2011/1 os candidatos poderão inscrever–se em até duas opções, em ordem de preferência, nas vagas ofertadas pelas instituições participantes. Finalizadas as inscrições, o Sisu selecionará, automaticamente, os candidatos melhor classificados, de acordo com a nota do Enem 2010.

Inscrição no SiSU:
http://sisualuno.mec.gov.br/

O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?
É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado em 2010. O processo seletivo do Sisu a ser realizado no primeiro semestre de 2011 selecionará candidatos a vagas para ingresso em cursos no primeiro semestre e, em algumas instituições, também para o segundo semestre de 2011.
Perguntas frequentes no site:
http://sisu.mec.gov.br/perguntas_frequentes.html


Incorporo um comentário importante:

Pergunta:
Então, eu não entendi direito...
De acordo com o primeiro cálculo ensinado, a minha nota deu 904,8 mas com o cálculo para o PROUNI deu 784,25. E fazendo o cálculo incorreto deu 756,56. É normal dar essa diferença?
Por Anônimo em
Como calcular a nota do ENEM 2010?

Resposta:
Pelo que estou tendo de informações a nota do Prouni é como PUBLICAMOS no artigo. Já a nota do SiSU, alguns estudantes estão informando que é somadas as 5 notas e dividido por 5, isso se deve a Faculdade que escolheram, pois neste caso ela criou seus critérios para isso!

Uma coisa é importante dizer, o ENEM, PROUNI e SISU têm que esclarecer melhor isso. Pois, estou tendo inúmeras informações diferentes das que estão aqui, provavelmente modificaram isso nesse ano.
Muito confuso, nenhuma novidade pra o nosso Brasil!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Temas contemporâneos dominam prova de Geografia

A China é uma das potências emergentes que pode ser cobrada no vestibular
Assuntos que andam pelos jornais devem ser destaque nas provas de Geografia dos vestibulares pelo Brasil. Os professores de Geografia do Curso Anglo, de São Paulo, mostram os temas da disciplina que mais provavelmente aparecerão nas provas pelo país. Confira:
Globalização
As provas normalmente relacionam este tema com assuntos da atualidade. Portanto, é essencial que os estudantes estejam atualizados, principalmente na editoria Mundo dos jornais e sites. Outro aspecto que merece atenção é a necessidade de união entre os países. Lembre dos principais blocos econômicos, como Mercosul e União Europeia, e o interesse de cada união.
Terceira Revolução Industrial
A Terceira Revolução Industrial, ou a Revolução Tecnocientífica, começou a partir da segunda metade do século XX. O fato resultou em uma nova fase de processos tecnológicos, que foi a união das descobertas científicas ao processo produtivo.
Potências emergentes
A sigla Bric dá nome a um grupo formado por países considerados como potências emergentes nos últimos anos: Brasil, Rússia, Índia e China. Temas relacionados devem aparecer nas provas.
Disparidades socioeconômicas mundiais
Saber analisar as desigualdades entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos é essencial. Contudo, é essencial que o vestibulando também tenha noção da grande desigualdade dentro dos próprios países desenvolvidos.
Problemas ambientais
Atenção para os principais problemas ambientais: crescimento exagerado das cidades, chuvas ácidas, poluições, desmatamento, ilhas de calor e enchentes. Lembrando que todos os problemas ambientais são causados pelo homem.

Enem 2010: Matemática teve a nota mais alta; linguagens, a mais baixa

A maior nota registrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 foi em matemática: 973,2 pontos. A menor, 254 pontos, foi em linguagens e códigos. Os estudantes que participaram do exame já podem conferir o resultado individual, pela internet.
Na prova de ciências humanas e suas tecnologias, a nota mínima foi 265,1 e a máxima, 883,7. Em ciências da natureza e suas tecnologias, a menor pontuação ficou em 297,3; a maior, em 844,7. O máximo em linguagens, códigos e suas tecnologias foi de 810,1 pontos. O mínimo em matemática e suas tecnologias, 313,4.
A nota das provas objetivas é calculada com base na teoria de resposta ao item (TRI), que permite que provas diferentes tenham o mesmo grau de dificuldade. A aplicação da teoria é frequente em avaliações e testes de múltipla escolha aplicados em diversos países. Para o cálculo das médias de proficiência, são considerados parâmetros como dificuldade, discriminação e acerto ao acaso e a coerência nas respostas.
O estudante deve consultar o resultado na página eletrônica do Enem. É necessário informar o CPF, ou o número de inscrição, e a senha. Em caso de esquecimento, a senha pode ser recuperada no próprio sistema eletrônico, com a informação do CPF. Ela será enviada ao estudante por e-mail ou mensagem SMS.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ingresso em instituições de educação superior, abrirá no domingo, 16. Serão ofertadas 83 mil vagas em todo o país. As inscrições estarão abertas até o dia 18.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC.

MEC divulga notas do Enem

O resultado do Enem 2010 foi divulgado ontem, dia 14. Para consultar o resultado individual o participante deverá acessar a página de acompanhamento no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/ e informar seu CPF e senha. Também é possível consultar o resultado utilizando número de inscrição e senha. Caso não se recorde da senha, poderá recuperá-la no próprio sistema, mediante informação de CPF. A senha será encaminhada por e-mail ou SMS.
O resultado individual apresenta o desempenho do participante nas quatro provas objetivas (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) mais a nota da redação.
A nota das provas objetivas é calculada utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite a comparabilidade entre provas diferentes. Para o cálculo das proficiências leva-se em consideração os parâmetros do item (dificuldade, discriminação e acerto ao acaso) e a coerência nas respostas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Será a tal tabela salarial?

Governo de Minas adota remuneração única para eliminar distorções salariais na Educação.

Instituição de pagamento por meio de subsídio inova modelo de remuneração e assegura reajuste real à categoria.

Resolução conjunta entre as secretarias de Estado de Educação (SEE) e de Planejamento e Gestão (Seplag) estabelece a nova política remuneratória para as carreiras dos servidores da Educação. Publicada nesta quinta-feira (13/01) no Jornal Minas Gerais, a resolução moderniza o sistema de remuneração por meio da adoção de pagamento por subsídio de acordo com tabelas estabelecidas na Lei nº 18.975 de 30 de junho de 2010.
A adoção da nova política remuneratória vigora retroativamente a partir do dia 1º de janeiro deste ano e irá beneficiar cerca de 310 mil servidores ativos e inativos das carreiras dos profissionais da Educação Básica. O pagamento por subsídio representa um aporte de R$ 1,2 bilhão na folha de pagamento anual da Educação. Todas as categorias terão reajuste salarial real, sendo que o percentual mínimo será de 5%.
O pagamento por subsídio (professor não recebe mais salário - grifo do blog) é resultado de estudo realizado para unificar a remuneração dos servidores, eliminar distorções e atender demanda da própria categoria. Constituído por valor único, o subsídio incorpora todas as gratificações, vantagens, adicionais, abonos ou outra espécie remuneratória do servidor (agora vão falar que aumentaram muito o PISO salarial do professor, mas na realidade aumentaram foi o TETO salarial e acabando com TODAS as gratificações - grifo do blog). Além de valorizar os servidores (como?) que já se encontram em exercício e estimular novos profissionais a abraçar carreiras na Educação, o sistema remuneratório também vai simplificar os processos administrativos para a geração da folha de pagamentos. Mas o mais importante é que o pagamento por subsídio em parcela única reduz as distorções salariais entre os servidores posicionados em diferentes situações da carreira da Educação Básica.
A partir do dia 13 de janeiro de 2011, os servidores poderão consultar seu novo posicionamento na tabela de subsídio pelo Portal do Servidor (
www.portaldoservidor.mg.gov.br). Para a consulta, é necessário o número de sua Matrícula de Servidor Público (Masp). Já o valor de sua nova remuneração poderá ser consultado no início de fevereiro na versão impressa ou na versão online do contracheque, disponibilizada também pelo Portal do Servidor mediante Masp e senha pessoal.
Os servidores que tiverem dúvidas ou necessitarem de mais esclarecimentos sobre o novo sistema de remuneração poderão entrar diretamente em contato com a Secretaria de Educação. A SEE criou uma equipe específica para o atendimento das demandas dos servidores e o envio das respostas, que também será por e-mail, obedecerá à ordem de chegada das dúvidas e perguntas. O acesso ao formulário específico já está disponível a partir da tela principal do site da Secretaria de Educação ou diretamente no endereço
http://portal.educacao.mg.gov.br/subsidio.

Fim das distorções
As distorções são resultado principalmente de vantagens e gratificações associadas ao tempo de serviço, como biênio e quinquênio. Este último já não é pago aos servidores que ingressaram após 2003. Essas distorções são incompatíveis com o conceito de carreira, que pressupõe ganhos equivalentes para servidores com o mesmo posicionamento, tempo de serviço, qualificação e nível de desempenho. O modelo de remuneração por subsídio elimina o reajuste linear, que agrava as distorções, e possibilita um aumento significativo (onde? Por um acaso estamos recebendo salario de curso superior??? - grifo do blog)da remuneração das carreiras do magistério.
As novas tabelas de remuneração por subsídio vão garantir uma valorização real para o professor em Minas Gerais em relação ao piso nacional salarial (que vergonha!). Garantido pela lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, o piso estabelece um valor mínimo de remuneração para os professores do magistério público da educação básica. Atualmente, o valor é de R$ 1.024,67 para uma jornada de 40 horas semanais. Em Minas Gerais, com a adoção da nova política remuneratória, o menor valor a ser recebido por professor da educação básica será de R$ 1.122,00 para uma jornada de 24 horas semanais. Esse valor corresponde ao cargo de professor com escolaridade de Ensino Médio, nível T1 A.
Seguem, abaixo, alguns exemplos de remuneração para duas carreiras da Educação. As tabelas apresentam remuneração de servidores em dezembro de 2010 (antiga) e janeiro de 2011 (atual).

Sistema opcional
Mesmo reconhecendo que este novo modelo oferece ganhos reais para a categoria, o Governo manterá aberta a possibilidade de retorno ao sistema antigo. Aqueles servidores que desejarem retornar para o modelo remuneratório anterior terão prazo de 90 dias, contados a partir da data do primeiro pagamento (contracheque de fevereiro, relativo ao mês de janeiro) sob regime de subsídio, para manifestarem essa opção. O servidor que optar por voltar ao modelo remuneratório anterior dentro dos 90 dias poderá, a qualquer momento, solicitar a mudança para o novo sistema.


Datas e critérios
O primeiro pagamento dos servidores posicionados nas novas tabelas é referente ao mês de janeiro e deverá acontecer no quinto dia útil de fevereiro. Para o posicionamento do servidor na tabela de subsídio correspondente à sua carreira, foram observados os seguintes critérios:
- A mesma carga horária do cargo ocupado em 31 de dezembro de 2010;- O mesmo nível do cargo ocupado em 31 de dezembro de 2010;- O grau, no respectivo nível, conforme o valor da soma do vencimento ou provento básico acrescido das vantagens incorporáveis de cada carreira, com o acréscimo de 5% do valor total.


Carga horária
A nova carreira propõe jornadas de 24 e 30 horas semanais para os professores da Educação Básica. A carga horária de 30 horas será aplicada ao professor que permanecer na carreira de subsídio e será objeto de regulamentação posterior. O servidor que ocupa dois cargos de professor só poderá optar pela jornada de 30 horas em um dos seus dois cargos.


Aposentados e designados
Os aposentados também serão beneficiados pela aplicação da nova tabela do subsídio, adotando-se as mesmas regras válidas para os professores em atividade. Já os servidores designados em 2010 receberão em janeiro de 2011 o pagamento relativo às férias do ano passado no mesmo modelo da tabela anterior. Os servidores designados a partir de fevereiro de 2011 já começarão sua carreira recebendo por subsídio.

Não serão posicionados nas tabelas de subsídio:
- Servidor ocupante de cargo em comissão (exceto o diretor de escola e o secretário de escola) enquanto permanecer nessa situação;- Servidor apostilado (exceto diretor de escola e secretário de escola) que percebe a remuneração do cargo em comissão, inclusive por decisão judicial;- Servidor em afastamento preliminar à aposentadoria ou aposentado, com proventos calculados pela média das remunerações de contribuição.
Garantias
Não haverá perda de vantagens para o servidor. No pagamento por subsídio serão mantidos o 13º salário e o Prêmio por Produtividade. Além disso, todos os servidores que receberão por subsídio terão garantidos seus direitos a promoção e progressão na carreira, conforme as regras anteriores estabelecidas pela Lei nº 15.293/04, sem interrupção da contagem de tempo em razão do posicionamento na nova tabela.

Benefícios não incorporados (QUER DIZER FORAM RETIRADOS - grifo do blog)
É importante observar que benefícios em atraso, concedidos ou a conceder, com vigência até 31 de dezembro de 2010 e, portanto, ainda não incorporados à remuneração do servidor, serão atualizados e, se for o caso, o posicionamento na tabela de subsídio será retificado posteriormente.


Fonte: Secretaria de Estado da Educação

Vamos esperar o quinto dia útil de fevereiro de 2011 para ver, acreditar e receber esse subsídio. Oremos! Será que saiu mesmo?

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Anastasia promete corte de custos e descarta reajustes

Ainda bem não começou o ano e já deparamos com problemas com nosso digníssimo governador.
Não podemos deixar que as despesas do governo aumentem, diz Renata Vilhena.
Com o discurso de austeridade e ética no trato do dinheiro público, o governador Antonio Anastasia (PSDB) empossou, ontem, seu novo secretariado, na Cidade Administrativa, com um aviso: os servidores públicos não devem esperar por aumentos salariais neste ano. A grande responsável pelo chamado "núcleo duro" do governo é a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena. Pupila de Anastasia, foi ela quem informou que o governo não deverá conceder reajustes.
Assim, o Estado conseguiria atingir sua meta de baixar o custeio. "Nós não podemos deixar que o custeio da administração pública aumente. Então, nós seremos muito severos na condução da manutenção da administração para termos mais recursos para investimentos, pois a demanda da sociedade é muito alta", afirmou a secretária. "Neste ano, por enquanto, não está previsto nenhum aumento", complementou.
O secretário de governo, Danilo de Castro, outro que é do "núcleo duro" de Anastasia, fez coro às palavras de Renata e já avisou que o Estado tem que "produzir mais e com mais qualidade, mantendo o regime de austeridade".
Metas
O novo secretariado terá metas a cumprir, que serão definidas em março. A julgar pelas palavras dos secretários, a intenção da administração estadual é reduzir o custeio do governo ao máximo, para, consequentemente, aumentar investimentos do Estado.
Em seu discurso, Anastasia ressaltou que cobrará metas e empenho máximo dos novos secretários. Em seguida, em entrevista, o governador deixou claro que todos os secretários serão cobrados. "Vamos estabelecer metas. No mês de março será assinado o novo acordo de resultados para este ano, com metas específicas para as secretarias", garantiu.
Aécio
Durante a posse do novo secretariado, não faltaram menções ao ex-governador e senador eleito Aécio Neves (PSDB). Nos bastidores, o governo considera que uma boa gestão de Anastasia auxilia a caminhada de Aécio rumo a uma candidatura à Presidência, em 2014. Danilo de Castro afirmou que o novo senador é o "líder inspirador deste grande projeto". "Aécio seguirá com nosso decidido apoio e a solidariedade de todos os mineiros", afirmou.
As palavras de Anastasia seguiram o mesmo rumo das de Danilo de Castro. "O governo Aécio tornou-se um paradigma no que diz respeito à administração pública", disse o governador.
Fonte: Publicado no Jornal OTEMPO em 04/01/2011

sábado, 1 de janeiro de 2011

Discurso de Dilma no Congresso na íntegra

Dilma enaltece conquista das mulheres e promete erradicar pobreza

A Presidência da República divulgou a íntegra do discurso feito por Dilma Rousseff, durante cerimônia de posse no Congresso Nacional. Leia abaixo:

"Senhor presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney,
Senhores chefes de Estado e de Governo que me honram com as suas presenças,
Senhor vice-presidente da República, Michel Temer,
Senhor presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia,
Senhor presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso,
Senhoras e senhores chefes das missões estrangeiras,
Senhoras e senhores ministros de Estado,
Senhoras e senhores governadores,
Senhoras e senhores senadores,
Senhoras e senhores deputados federais,
Senhoras e senhores representantes da imprensa,
Meus queridos brasileiros e brasileiras,

Pela decisão soberana do povo, hoje será a primeira vez que a faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher. Sinto uma imensa honra por essa escolha do povo brasileiro e sei do significado histórico desta decisão. Sei, também, como é aparente a suavidade da seda verde-amarela da faixa presidencial, pois ela traz consigo uma enorme responsabilidade perante a nação.

Para assumi-la, tenho comigo a força e o exemplo da mulher brasileira. Abro meu coração para receber, neste momento, uma centelha da sua imensa energia.

E sei que meu mandato deve incluir a tradução mais generosa desta ousadia do voto popular que, após levar à presidência um homem do povo, um trabalhador, decide convocar uma mulher para dirigir os destinos do país.

Venho para abrir portas para que muitas outras mulheres também possam, no futuro, ser presidentas; e para que - no dia de hoje - todas as mulheres brasileiras sintam o orgulho e a alegria de ser mulher.

Não venho para enaltecer a minha biografia; mas para glorificar a vida de cada mulher brasileira. Meu compromisso supremo - eu reitero - é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos!

Venho, antes de tudo, para dar continuidade ao maior processo de afirmação que este país já viveu nos tempos recentes.

Venho para consolidar a obra transformadora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, venho para consolidar a obra transformadora do presidente Lula, com quem tive a mais vigorosa experiência política da minha vida e o privilégio de servir ao país, ao seu lado, nestes últimos anos.

De um presidente que mudou a forma de governar e levou o povo brasileiro a confiar ainda mais em si mesmo e no futuro do país.

A maior homenagem que posso prestar a ele é ampliar e avançar as conquistas do seu governo. Reconhecer, acreditar e investir na força do povo foi a maior lição que o presidente Lula deixa para todos nós.

Sob a sua liderança, o povo brasileiro fez a travessia para uma outra margem da nossa história.

Minha missão agora é de consolidar esta passagem e avançar no caminho de uma nação geradora das mais amplas oportunidades.

Quero, neste momento, prestar minha homenagem a outro grande brasileiro, incansável lutador, companheiro que esteve ao lado do presidente Lula nesses oito anos: nosso querido vice-presidente José Alencar. Que exemplo de coragem e de amor à vida nos dá este grande homem!! E que parceria fizeram o presidente Lula e o vice-presidente José Alencar, pelo Brasil e pelo nosso povo!! Eu e o vice-presidente Michel Temer nos sentimos responsáveis por seguir no caminho iniciado por eles.

Um governo se alicerça no acúmulo de conquistas realizadas ao longo da história. Ele sempre será, ao seu tempo, mudança e continuidade. Por isso, ao saudar os extraordinários avanços recentes, liderados pelo presidente Lula, é justo lembrar que muitos, a seu tempo e a seu modo, deram grandes contribuições às conquistas do Brasil de hoje.

Vivemos um dos melhores períodos da vida nacional: milhões de empregos estão sendo criados; nossa taxa de crescimento mais que dobrou e encerramos um longo período de dependência do Fundo Monetário Internacional, ao mesmo tempo em que superamos a nossa dívida externa.

Reduzimos, sobretudo, a nossa dívida social, a nossa histórica dívida social, resgatando milhões de brasileiros da tragédia da miséria e ajudando outros milhões a alcançarem a classe média.

Mas, em um país com a complexidade do nosso, é preciso sempre querer mais, descobrir mais, inovar nos caminhos e buscar sempre novas soluções.

Só assim poderemos garantir, aos que melhoraram de vida, que eles podem alcançar mais; e provar, aos que ainda lutam para sair da miséria, que eles podem, com a ajuda do governo e de toda a sociedade, mudar de vida e de patamar.

Que podemos ser, de fato, uma das nações mais desenvolvidas e menos desiguais do mundo - um país de classe média sólida e empreendedora.

Uma democracia vibrante e moderna, plena de compromisso social, liberdade política e criatividade.

Queridos brasileiros e queridas brasileiras, para enfrentar estes grandes desafios é preciso manter os fundamentos que nos garantiram chegar até aqui. Mas, igualmente, agregar novas ferramentas e novos valores.

Na política é tarefa indeclinável e urgente uma reforma com mudanças na legislação para fazer avançar nossa jovem democracia, fortalecer o sentido programático dos partidos e aperfeiçoar as instituições, restaurando valores e dando mais transparência ao conjunto da atividade pública.

Para dar longevidade ao atual ciclo de crescimento é preciso garantir a estabilidade, especialmente a estabilidade de preços, e seguir eliminando as travas que ainda inibem o dinamismo da nossa economia, facilitando a produção e estimulando a capacidade empreendedora de nosso povo, da grande empresa até os pequenos negócios locais, do agronegócio à agricultura familiar.

É, portanto, inadiável a implementação de um conjunto de medidas que modernize o sistema tributário, orientado pelo princípio da simplificação e da racionalidade. O uso intensivo da tecnologia da informação deve estar a serviço de um sistema de progressiva eficiência e elevado respeito ao contribuinte.

Valorizar nosso parque industrial e ampliar sua força exportadora será meta permanente. A competitividade de nossa agricultura e da nossa pecuária, que faz do Brasil grande exportador de produtos de qualidade para todos os continentes, merecerá toda a nossa atenção. Nos setores mais produtivos a internacionalização de nossas empresas já é uma realidade.

O apoio aos grandes exportadores não é incompatível com o incentivo, o desenvolvimento e o apoio à agricultura familiar e ao microempreendedor. As pequenas empresas são responsáveis pela maior parcela dos empregos permanentes em nosso país. Merecerão políticas tributárias e de crédito perenes.

Valorizar o desenvolvimento regional é outro imperativo de um país continental, sustentando a vibrante economia do Nordeste, preservando e respeitando a biodiversidade da Amazônia no Norte, dando condições à extraordinária produção agrícola do Centro-Oeste, a força industrial do Sudeste e a pujança e o espírito de pioneirismo do Sul.

É preciso, antes de tudo, criar condições reais e efetivas capazes de aproveitar e potencializar, ainda mais e melhor, a imensa energia criativa e produtiva do povo brasileiro.

No plano social, a inclusão só será plenamente alcançada com a universalização e a qualificação dos serviços essenciais. Este é um passo decisivo e irrevogável, para consolidar e ampliar as grandes conquistas obtidas pela nossa população no período do governo do presidente Lula.

É, portanto, tarefa indispensável uma ação renovadora, efetiva e integrada dos governos federal, estaduais e municipais, em particular nas áreas da saúde, da educação e da segurança, o que é vontade expressa das famílias e da população brasileira.

Queridos brasileiros e brasileiras, a luta mais obstinada do meu governo será pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos.

Uma expressiva mobilidade social ocorreu nos dois mandatos do Presidente Lula. Mas ainda existe pobreza a envergonhar nosso país e a impedir nossa afirmação plena como povo desenvolvido.

Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimentos na mesa, enquanto houver famílias no desalento das ruas, enquanto houver crianças pobres abandonadas à própria sorte. O congraçamento das famílias se dá no alimento, na paz e na alegria. É este o sonho que vou perseguir!

Esta não é tarefa isolada de um governo, mas um compromisso a ser abraçado por toda a nossa sociedade. Para isso peço com humildade o apoio das instituições públicas e privadas, de todos os partidos, das entidades empresariais e dos trabalhadores, das universidades, da juventude, de toda a imprensa e das pessoas de bem.

A superação da miséria exige prioridade na sustentação de um longo ciclo de crescimento. É com crescimento que serão gerados os empregos necessários para as atuais e as novas gerações.

É com crescimento, associado a fortes programas sociais, que venceremos a desigualdade de renda e do desenvolvimento regional.

Isso significa – reitero - manter a estabilidade econômica como valor. Já faz parte, aliás, da nossa cultura recente a convicção de que a inflação desorganiza a economia e degrada a renda do trabalhador. Não permitiremos, sob nenhuma hipótese, que essa praga volte a corroer nosso tecido econômico e a castigar as famílias mais pobres.

Continuaremos fortalecendo nossas reservas externas para garantir o equilíbrio das contas externas e bloquear, e impedir a vulnerabilidade externa. Atuaremos decididamente nos fóruns multilaterais na defesa de políticas econômicas saudáveis e equilibradas, protegendo o país da concorrência desleal e do fluxo indiscriminado de capitais especulativos.

Não faremos a menor concessão ao protecionismo dos países ricos que sufoca qualquer possibilidade de superação da pobreza de tantas nações pela via do esforço de produção.

Faremos um trabalho permanente e continuado para melhorar a qualidade do gasto público.

O Brasil optou, ao longo de sua história, por construir um Estado provedor de serviços básicos e de previdência social pública.
Isso significa custos elevados para toda a sociedade, mas significa também a garantia do alento da aposentadoria para todos e serviços de saúde e educação universais. Portanto, a melhoria dos serviços públicos é também um imperativo de qualificação dos gastos governamentais.

Outro fator importante da qualidade da despesa é o aumento dos níveis de investimento em relação aos gastos de custeio. O investimento público é essencial como indutor do investimento privado e como instrumento de desenvolvimento regional.
Através do Programa de Aceleração do Crescimento e do programa Minha Casa, Minha Vida, manteremos o investimento sob estrito e cuidadoso acompanhamento da Presidência da República e dos ministérios.

O PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] continuará sendo um instrumento de coesão da ação governamental e coordenação voluntária dos investimentos estruturais dos estados e municípios. Será também vetor de incentivo ao investimento privado, valorizando todas as iniciativas de constituição de fundos privados de longo prazo.

Por sua vez, os investimentos previstos para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas serão concebidos de maneira a dar ganhos permanentes de qualidade de vida, em todas as regiões envolvidas.

Esse princípio vai reger também nossa política de transporte aéreo. É preciso, sem dúvida, melhorar e ampliar nossos aeroportos para a Copa e as Olimpíadas. Mas é mais que necessário melhorá-los já, para arcar com o crescente uso desse meio de transporte por parcelas cada vez mais amplas da população brasileira.

Queridas brasileiras e queridos brasileiros, junto com a erradicação da miséria, será prioridade do meu governo a luta pela qualidade da educação, da saúde e da segurança.

Nas últimas décadas, o Brasil universalizou o ensino fundamental. Porém é preciso melhorar sua qualidade e aumentar as vagas no ensino infantil e no ensino médio.

Para isso, vamos ajudar decididamente os municípios a ampliar a oferta de creches e de pré-escolas.

No ensino médio, além do aumento do investimento público vamos estender a vitoriosa experiência do ProUni para o ensino médio profissionalizante, acelerando a oferta de milhares de vagas para que nossos jovens recebam uma formação educacional e profissional de qualidade.

Mas só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso dos professores e da sociedade com a educação das crianças e dos jovens.

Somente com avanço na qualidade de ensino poderemos formar jovens preparados, de fato, para nos conduzir à sociedade da tecnologia e do conhecimento.

Queridas brasileiras e queridos brasileiros, consolidar o SUS (Sistema Único de Saúde) será outra grande prioridade do meu governo. Para isso, vou acompanhar pessoalmente o desenvolvimento desse setor tão essencial para o povo brasileiro.

O SUS deve ter como meta a solução real do problema que atinge a pessoa que o procura, com uso de todos os instrumentos de diagnóstico e tratamento disponíveis, tornando os medicamentos acessíveis a todos, além de fortalecer as políticas de prevenção e promoção da saúde.

Vou usar, sim, a força do governo federal para acompanhar a qualidade do serviço prestado e o respeito ao usuário.

Vamos estabelecer parcerias com o setor privado na área da saúde, assegurando a reciprocidade quando da utilização dos serviços do SUS.

A formação e a presença de profissionais de saúde adequadamente distribuídos em todas as regiões do país será outra meta essencial ao bom funcionamento do sistema.

Queridas brasileiras e queridos brasileiros, a ação integrada de todos os níveis do governo e a participação da sociedade é o caminho para a redução da violência que constrange a sociedade e as famílias brasileiras.

Meu governo fará um trabalho permanente para garantir a presença do Estado em todas as regiões mais sensíveis à ação da criminalidade e das drogas, em forte parceria com estados e municípios.

O Estado do Rio de Janeiro mostrou o quanto é importante, na solução dos conflitos, a ação coordenada das forças de segurança dos três níveis de governo, incluindo – quando necessário – a participação decisiva das Forças Armadas.

O êxito dessa experiência deve nos estimular a unir as forças de segurança no combate, sem tréguas, ao crime organizado, que sofistica a cada dia seu poder de fogo e suas técnicas de aliciamento dos jovens.

Buscaremos também uma maior capacitação federal na área de inteligência e no controle das fronteiras, com o uso de modernas tecnologias e treinamento profissional permanente.

Reitero meu compromisso de agir no combate às drogas, em especial ao avanço do crack, que desintegra nossa juventude e infelicita as nossas famílias.

O pré-sal é nosso passaporte para o futuro, mas só o será plenamente, queridas brasileiras e queridos brasileiros, se produzir uma síntese equilibrada de avanço tecnológico, avanço social e cuidado ambiental.

A sua própria descoberta é resultado do avanço tecnológico brasileiro e de uma moderna política de investimentos em pesquisa e inovação. Seu desenvolvimento será fator de valorização da empresa nacional e seus investimentos serão geradores de milhares de novos empregos.

O grande agente dessa política foi e é a Petrobras, símbolo histórico da soberania brasileira na produção energética e do petróleo. O meu governo terá a responsabilidade de transformar a enorme riqueza obtida no pré-sal em poupança de longo prazo, capaz de fornecer às atuais e às futuras gerações a melhor parcela dessa riqueza, transformada, ao longo do tempo, em investimentos efetivos na qualidade dos serviços públicos, na redução da pobreza e na valorização do meio ambiente. Recusaremos o gasto apressado, que reserva às futuras gerações apenas as dívidas e a desesperança.

Queridos e queridas brasileiras e brasileiros, muita coisa melhorou no nosso país, mas estamos vivendo apenas o início de uma nova era. O despertar de um novo Brasil.

Recorro a um poeta da minha terra natal. Ele diz: “o que tem de ser, tem muita força, tem uma força enorme”.

Pela primeira vez o Brasil se vê diante da oportunidade real de se tornar, de ser, uma nação desenvolvida. Uma nação com a marca inerente também da cultura e do estilo brasileiros - o amor, a generosidade, a criatividade e a tolerância.

Uma nação em que a preservação das reservas naturais e das suas imensas florestas, associada à rica biodiversidade e à matriz energética mais limpa do mundo, permitem um projeto inédito de país desenvolvido com forte componente ambiental.

O mundo vive em um ritmo cada vez mais acelerado de revolução tecnológica. Ela se processa tanto na decifração de códigos desvendadores da vida quanto na explosão da comunicação e da informática.

Temos avançado na pesquisa e na tecnologia, mas precisamos avançar muito mais. Meu governo apoiará fortemente o desenvolvimento científico e tecnológico para o domínio do conhecimento e para a inovação como instrumento fundamental de produtividade e competitividade do nosso país.

Mas o caminho para uma nação desenvolvida não está somente no campo econômico ou no campo do desenvolvimento econômico pura e simplesmente. Ele pressupõe o avanço social e a valorização da nossa imensa diversidade cultural. A cultura é a alma de um povo, essência de sua identidade.

Vamos investir em cultura, ampliando a produção e o consumo em todas as regiões de nossos bens culturais e expandindo a exportação de nossa música, cinema e literatura, signos vivos de nossa presença no mundo.

Em suma: temos que combater a miséria, que é a forma mais trágica de atraso, e, ao mesmo tempo, avançar investindo fortemente nas áreas mais modernas e sofisticadas da invenção tecnológica, da criação intelectual e da produção artística e cultural.

Justiça social, moralidade, conhecimento, invenção e criatividade devem ser, mais que nunca, conceitos vivos no dia a dia da nossa nação.

Queridas e queridos brasileiros e brasileiras, considero uma missão sagrada do Brasil a de mostrar ao mundo que é possível um país crescer aceleradamente, sem destruir o meio ambiente.

Somos e seremos os campeões mundiais de energia limpa, um país que sempre saberá crescer de forma saudável e equilibrada.
O etanol e as fontes de energias hídricas terão grande incentivo, assim como as fontes alternativas: a biomassa, (incompreensível) a eólica e a solar. O Brasil continuará também priorizando a preservação das reservas naturais e de suas imensas florestas.

Nossa política ambiental favorecerá nossa ação nos fóruns multilaterais. Mas o Brasil não condicionará sua ação ambiental ao sucesso e ao cumprimento, por terceiros, de acordos internacionais.

Defender o equilíbrio ambiental do planeta é um dos nossos compromissos nacionais mais universais.

Meus queridos brasileiros e brasileiras, nossa política externa estará baseada nos valores clássicos da tradição diplomática brasileira: promoção da paz, respeito ao princípio de não intervenção, defesa dos Direitos Humanos e fortalecimento do multilateralismo.

O meu governo continuará engajado na luta contra a fome e a miséria no mundo.

Seguiremos aprofundando o relacionamento com nossos vizinhos sul-americanos; com nossos irmãos da América Latina e do Caribe; com nossos irmãos africanos e com os povos do Oriente Médio e dos países asiáticos. Preservaremos e aprofundaremos o relacionamento com os Estados Unidos e com a União Europeia.

Vamos dar grande atenção aos países emergentes. O Brasil reitera, com veemência e firmeza, a decisão de associar seu desenvolvimento econômico, social e político ao nosso continente.

Podemos transformar nossa região em componente essencial do mundo multipolar que se anuncia, dando consistência cada vez maior ao Mercosul e à Unasul. Vamos contribuir para a estabilidade financeira internacional, com uma intervenção qualificada nos fóruns multilaterais.

Nossa tradição de defesa da paz não nos permite qualquer indiferença frente à existência de enormes arsenais atômicos, à proliferação nuclear, ao terrorismo e ao crime organizado transnacional.

Nossa ação política externa continuará propugnando pela reforma dos organismos de governança mundial, em especial as Nações Unidas e seu Conselho de Segurança.

Queridas brasileiras e queridos brasileiros, disse, ao início deste discurso, que eu governarei para todos os brasileiros e brasileiras. E vou fazê-lo.

Mas é importante lembrar que o destino de um país não se resume à ação de seu governo. Ele é o resultado do trabalho e da ação transformadora de todos os brasileiros e brasileiras. O Brasil do futuro será exatamente do tamanho daquilo que, juntos, fizermos por ele hoje. Do tamanho da participação de todos e de cada um: dos movimentos sociais, dos que labutam no campo, dos profissionais liberais, dos trabalhadores e dos pequenos empreendedores, dos intelectuais, dos servidores públicos, dos empresários, das mulheres, dos negros, dos índios, dos jovens, de todos aqueles que lutam para superar distintas formas de discriminação.

Quero estar ao lado dos que trabalham pelo bem do Brasil na solidão amazônica, no semiárido nordestino e em todos os seus rincões, na imensidão do cerrado, na vastidão dos pampas.

Quero estar ao lado dos que vivem nos aglomerados metropolitanos, na vastidão das florestas; no interior ou no litoral, nas capitais e nas fronteiras do Brasil.

Quero convocar todos a participar do esforço de transformação do nosso país.

Respeitada a autonomia dos poderes e o princípio federativo, quero contar com o Legislativo e o Judiciário, e com a parceria de governadores e prefeitos para continuarmos desenvolvendo nosso país, aperfeiçoando nossas instituições e fortalecendo nossa democracia.

Reafirmo meu compromisso inegociável com a garantia plena das liberdades individuais; da liberdade de culto e de religião; da liberdade de imprensa e de opinião.

Reafirmo que o que disse ao longo da campanha, que prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras. Quem, como eu e tantos outros da minha geração, lutamos contra o arbítrio, a censura e a ditadura, somos naturalmente amantes da mais plena democracia e da defesa intransigente dos direitos humanos, no nosso país e como bandeira sagrada de todos os povos.

O ser humano não é só realização prática, mas sonho; não é só cautela racional, mas coragem, invenção e ousadia. E esses são os elementos fundamentais para a afirmação coletiva da nossa nação.

Eu e meu vice-presidente Michel Temer fomos eleitos por uma ampla coligação partidária. Estamos construindo com eles um governo onde capacidade profissional, liderança e a disposição de servir ao país serão os critérios fundamentais.

Mais uma vez estendo minha mão aos partidos de oposição e às parcelas da sociedade que não estiveram conosco na recente jornada eleitoral. Não haverá de minha parte e do meu governo discriminação, privilégios ou compadrio.

A partir deste momento sou a presidenta de todos os brasileiros, sob a égide dos valores republicanos. Serei rígida na defesa do interesse público. Não haverá compromisso com o desvio e o malfeito. A corrupção será combatida permanentemente, e os órgãos de controle e investigação terão todo o meu respaldo para aturem com firmeza e autonomia.

Queridas brasileiras e queridos brasileiros, chegamos ao final deste longo discurso. Queria dizer a vocês que eu dediquei toda a minha vida à causa do Brasil. Entreguei, como muitos aqui presentes, minha juventude ao sonho de um país justo e democrático. Suportei as adversidades mais extremas infligidas a todos que ousamos enfrentar o arbítrio. Não tenho qualquer arrependimento, tampouco não tenho ressentimento ou rancor.

Muitos da minha geração, que tombaram pelo caminho, não podem compartilhar a alegria deste momento. Divido com eles esta conquista, e rendo-lhes minha homenagem.

Esta, às vezes dura, caminhada me fez valorizar e amar muito mais a vida e me deu sobretudo coragem para enfrentar desafios ainda maiores. Recorro mais uma vez ao poeta da minha terra: 'O correr da vida – diz ele – embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem'.

É com essa coragem que vou governar o Brasil. Mas mulher não é só coragem. É carinho também. Carinho que dedico a minha filha e ao meu neto. Carinho com que abraço a minha mãe que me acompanha e me abençoa. É com esse imenso carinho que quero cuidar do meu povo, e a ele dedicar os próximos anos da minha vida.

Que Deus abençoe o Brasil! Que Deus abençoe a todos nós! E que tenhamos paz no mundo!"


Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/leia-a-integra-do-discurso-de-dilma-no-congresso-20110101.html

http://blogembuscadoconhecimento.blogspot.com