O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sind-UTE/MG participa de Audiência sobre Choque de Gestão no Estado

A Comissão de Participação Popular da ALMG realiza amanhã, dia 25, às 10 horas, uma audiência pública para a apresentação, pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (Sindifisco/MG), do Caderno publicado pela entidade: “A Verdade sobre o Choque de Gestão do Governo de Minas”.
Na publicação, os especialistas analisam as contas públicas, ano a ano, demonstrando áreas fortemente prejudicadas com redução de investimentos – como a Educação e Saúde – e apontam, ainda, artifícios contábeis que desmistificam o “Deficit Zero”, amplamente divulgado na mídia pelo Governo mineiro. A audiência contará ainda com a participação do Sind-UTE/MG, Sind-Saúde e Sind-Pol.
A Audiência será realizada no auditório da Assembleia Legislativa. E terá transmissão da TV Assembleia - TV ALMG - Canal 28 ou 47 UHF em Cons. Lafaiete.

sábado, 20 de novembro de 2010

Dia Nacional Da Consciência Negra

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, devido ao aumento das fugas dos escravos.
Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.
Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários dava o direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.
Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando aos mesmos o direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.
O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.
Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa.
Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não ter condições de se sustentar.
O dia da consciência negra também é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade, além de temas como mercado de trabalho, discriminação política, moda e beleza negra, etnias, homenagens a negros que se destacaram.
Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutirem e trabalharem para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do
nosso país.

Por Jussara de Barros

Retirado do: Equipe Brasil Escola

http://blogembuscadoconhecimento.blogspot.com

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sind-UTE / MG e a Certificação

SIND-UTE/MG GARANTE PARTICIPAÇÃO DA CATEGORIA NO EXAME DE CERTIFICAÇÃO PARA DIREÇÃO DE ESCOLA
A realização de eleição para direção das escolas estaduais é uma importante conquista da greve de 2010.

O primeiro passo será o exame de certificação ocupacional marcado para o dia 21/11/2010.

No entanto, após realizarem a inscrição milhares de servidores foram surpreendidos com a determinação de que deveriam fazer novo procedimento de confirmação da inscrição. Esta regra não estava prevista no edital e ocasionou prejuízo aos que não haviam feito confirmação excluindo-os do exame e consequentemente impossibilitando-os de concorrerem aos cargos de direção.

O Sind-UTE/MG impetrou Mandado de Segurança com objetivo de resguardar o direito de todos/as que fizeram a inscrição de participarem do exame, independente de terem feito a confirmação solicitada posteriormente.

O Desembargador Brandão Teixeira concedeu medida liminar suspendendo a determinação de excluir do exame aqueles/as que não haviam feito a confirmação: “concedo a medida liminar para suspender o ato tido como ilegal e abusivo, e permitir, aos servidores que efetivaram com sucesso a inscrição no concurso, nos termos do item III do Edital SEE nº03/2010, a realização do exame de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, a ser realizado no dia 21/11/2010. Ressalto que a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais deverá fornecer aos candidatos inscritos, todos os meios necessários à realização do certame.” (M.S. nº 1.0000.10.06671-0/000).

Esta é uma importante conquista do nosso sindicato.

Contamos com todos/as para que haja a maior divulgação possível a categoria.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Brasil elege hoje a primeira mulher presidente da República

Em 120 anos desde a criação da república brasileira (1889), marcada pela ausência de uma efetiva participação popular nas decisões políticas, o Brasil se prepara para eleger a primeira presidenta da República.
A eleição de Dilma Rousseff tem vários significados. Além de mulher, uma ex-guerrilheira, que combateu a ditadura militar, foi presa e torturada. Ela encarna, portanto, parcela das gerações da década de 6o. E na atualidade, representa uma derrota para toda a direita brasileira, da Opus Dei católica, passando pelos mercenários e vendilhões de algumas igrejas protestantes (evangélicas), pela UDR e congêneres do latifúnido armado, pelos militares na reserva ligados à tortura, e os caciques neoliberais demotucanos, entre os quais FHC, Serra (popular Vampirão), o Faraó de Minas, Tasso Jereissati, Arthur Virgílio, César Maia, revista Veja, TV Globo, Folha e Estadão, entre tantos outros agentes da direita golpista e anti-povo.
Por isso a vitória da Dilma é muito importante. É a derrota político-eleitoral do atraso. E ainda que não represente um projeto revolucionário, capaz de liderar mudanças estruturais de fundo, a eleição de Dilma assume compromissos vitais para a população mais pobre, entre os quais, a continuidade das políticas sociais do Governo Lula, como o Bolsa Família, Luz para todos, Minha Casa Minha Vida, além da não criminalização dos movimentos sociais; o compromisso de investir na Educação de qualidade para todos, a começar por uma remuneração digna para os educadores; uma política externa pautada pelo respeito aos povos de países em desenvolvimento e de não alinhamento ao imperialismo norteamericano; entre outras propostas de investimentos sociais.
No capitalismo, não se deve esperar que governos promovam revoluções. Isso é papel dos trabalhadores auto-organizados. O limite estabelecido nesse sistema está entre governos que têm ligações e compromissos com as demandas sociais dos de baixo e aqueles que são serviçais dos grandes capitalistas nacionais e internacionais. Tudo o mais deve ser resultado da luta organizada e autônoma dos de baixo. Luta essa que será sempre melhor quando, na mediação dos embates sociais, existirem governos dispostos ao diálogo e não à repressão, ao cassetete e ao gás de pimenta.
Devemos comemorar a vitória da Dilma. E continuar nos preparando para novas conquistas, através da nossa união e luta de forma autônoma. No embate eleitoral momentâneo, a direita foi derrotada. Outros embates continuam. A luta de classes não pára. E as nossas vitórias, dos de baixo, dependem de nós mesmos. Da nossa auto-organização e capacidade de união e força para arrancarmos nossos direitos.
Um brado retumbante para a primeira mulher presidente da República do Brasil. Dilma Roussef. Mulher e ex-guerrilheira.


Fonte: http://blogdoeulerconrado.blogspot.com/


Confirmou-se o 13! Por mais alto que um TUCANO voe, jamais alcançará uma ESTRELA.

Eleita a Primeira Presidenta do Brasil!
Brasil Dilma vez melhor (kkkk)...

Quero compartilhar minha alegria com o Blog do Euler e a todos e a todas que visitam ele sistematicamente. E também aqueles que pelo seu blog visitam também meu blog.
A esperança de ter melhores dias na educação mineira, particularmente na escola pública estadual se deve à combatente Dilma, pois podemos esperar uma presidenta que exija o cumprimento da Lei do Piso Nacional Profissional dos Professores. Além do que, ela mesma se prontificou a estender a lei criando modificações e aumento digno para os profissionais da educação!
Quero dizer também que a luta continua, principalmente porque o Aécio e sua trupe estará em breve colocando as asas do tucano pra um dia pensar em ser presidente. Basta nós não deixarmos isso acontecer.
Abraços.


http://blogembuscadoconhecimento.blogspot.com

Apuração pra Presidente do Brasil - Segundo turno

1º) 55.752.092 votos (56,05%): DILMA (PT)*
2º) 43.710.422 votos (43,95%): JOSÉ SERRA (PSDB)
Fonte: TSE.
* Eleita.