O Blog Em Busca do Conhecimento está realizando um diário de reflexões do dia e com atualizações automáticas. Acompanhe!
Em breve, mais novidades do Blog que está com mais de 100.000 visitações!

VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Encceja (Parte 2)

Estão abertas até o dia 30 (hoje), exclusivamente pela internet, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2009 — nível fundamental. A prova está prevista para 29 de novembro. A idade mínima exigida é de 15 anos, completos até o dia da prova. A participação no exame é gratuita e voluntária.
O exame avalia competências e habilidades de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade própria. Caso obtenha a pontuação mínima exigida, o candidato é aprovado e recebe a certificação de proficiência do ensino fundamental. São esperados mais de um milhão de candidatos.
As provas contemplam as áreas básicas do conhecimento — língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês), artes, educação física e redação; matemática; história e geografia e ciências naturais. Serão 30 itens de múltipla escolha para cada uma das áreas, além de uma proposta de temas para a redação.
Os candidatos devem fazer a inscrição na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Após o cadastramento, é necessário imprimir o comprovante com o número de acompanhamento da inscrição e da senha de acesso. O local e a área de realização da prova devem ser indicados pelos candidatos no momento da inscrição.
O cartão de confirmação de inscrições, com o dia, local e horário da prova, além do número de inscrição, senha de acesso aos resultados individuais, cartão-resposta e questionário socioeconômico, será enviado ao endereço informado pelo candidato. Caso não receba o cartão até 9 de novembro, o candidato deve entrar em contato com o sistema de atendimento Fala, Brasil, pelo telefone 0800 616161, ou consultar a página eletrônica do Encceja. Não será permitida mudança de local de prova nem de município de opção do participante. Caso o candidato não consiga o cartão, poderá fazer a prova com o comprovante de inscrição.
Renovação — Aqueles que se inscreveram em anos anteriores e não obtiveram média para eliminação da área de conhecimento pretendida, podem fazer a renovação. O número de inscrição é único e definitivo ao longo dos anos e pode ser usado quantas vezes o interessado quiser participar do exame.
Os candidatos com deficiência devem declará-la no ato da inscrição para receber atendimento apropriado no dia da prova. Detentos ou internos matriculados em programas especiais de educação em unidades prisionais ou hospitalares farão a prova nos locais de detenção ou internação, mediante termo de compromisso firmado com o Inep.
A partir deste ano, a certificação para o nível médio será feita pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que terá provas em 3 e 4 de outubro.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Encceja (Parte 1)

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como objetivo avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada. O participante se submete a uma prova e, alcançando o mínimo de pontos exigido, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. O exame é aplicado anualmente e a adesão das redes de ensino é opcional.As certificações são feitas diretamente nas secretarias municipais e estaduais de educação que aderem ao exame. Assim, o participante deve entrar em contato com a secretaria de educação da sua região para obter o documento de sua certificação. As secretarias são as responsáveis pela forma e pelos critérios de utilização das notas, com autonomia para realizar as certificações. O participante do Encceja se inscreve em cada uma das áreas avaliadas, sendo que é possível obter certificação em cada prova.Já estão disponíveis na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) os resultados do Encceja 2008. O sistema com as notas finais obtidas pelos participantes pode ser acessado de três maneiras: com o número de inscrição; nome completo do participante, data de nascimento e unidade da federação do seu endereço ou pelo número do seu CPF ou RG e UF da carteira de identidade. Para ter acesso às notas, o participante também deverá informar a senha de inscrição, entregue durante a inscrição. Quem não tiver essa senha poderá cadastrar uma nova pelo sistema.O participante terá acesso à sua avaliação individual comparada com a média nacional de desempenho. Quem prestou o exame também receberá, pelos Correios, o Boletim Individual de Desempenho no endereço indicado no ato de inscrição. Na edição 2008, o Encceja apresentou número recorde de inscritos: cerca de 780 mil, sendo 60% para o ensino médio e 40% para o ensino fundamental. As provas foram aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro em 2,3 mil unidades educacionais, de aproximadamente 800 municípios brasileiros.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dia do Servidor Público

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.
Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

A Soberania Segundo a Visão de Jean Bodin e Thomas Hobbes (Parte 2)

Bodin considera que o poder do soberano, embora absoluto (no sentido de que não está limitado pelas leis positivas), admite certos limites (fora das leis constitucionais): a observância das leis naturais e divinas e os direitos privados. Diante porém do poder soberano absoluto concebido por Hobbes, esses limites não se sustentam. No que se refere às leis naturais e divinas, Hobbes não nega sua existência, mas afirma (justamente) que não se trata de leis como as positivas, porque não são aplicadas com força de um poder comum.
Enquanto para Bodin a propriedade, como direito de gozar e dispor de uma coisa, à exclusão de todas as outras pessoas, é um direito que se forma nas relações privadas, independente do Estado, para Hobbes o direito de propriedade só existe, no Estado, mediante a tutela estatal; no estado de natureza os indivíduos teriam um direito sobre todas as coisas. Só o Estado pode garantir, com sua força, superior à dos indivíduos, garantir o sistema de propriedade individual.
Nos tempos de Bodin e de Hobbes comparava-se a guerra entre os Estados ao duelo – um duelo público – se não comparado a uma guerra particular. E no duelo, a vitória prova a justiça. Por isso, Hobbes tinha razão em falar unicamente de conquista e de vitória. Já Bodin tinha relacionado o despotismo com a conquista e a vitória, tratando-se de uma “guerra justa”.
Enfim, se compararmos Hobbes, em sua obra política, com os escritores mais célebres de seus antecessores imediatos como por exemplo: A República de Bodin, com o qual é freqüentemente comparado, tendo em vista que Hobbes seguiu as idéias de Bodin (ou pelo menos, parte delas) e as aprofundou, e sendo que a idéia do pensamento chave de Bodin é a soberania.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A Soberania Segundo a Visão de Jean Bodin e Thomas Hobbes (Parte 1)

Pode se dizer que soberania é a autoridade em grau máximo, não subordinada a outra autoridade mas, existem pensamentos diferentes para colocar o assunto em questão como a visão de Jean Bodin e Thomas Hobbes. Segundo o Dicionário Brasileiro Globo, soberania é: “Qualidade ou estado do que é soberano; autoridade de soberano; poder supremo; conjunto de poderes de uma nação politicamente organizada; autoridade moral; excelência; primazia; altivez; soberania do povo ou soberania popular: doutrina política, que atribui ao povo ou à nação o poder soberano”.
O Estado só terá condições de promover o bem comum, se dispuser de autoridade e força. Autoridade é o direito de mandar mas, para fazer com que todos obedeçam à sua autoridade e respeitem suas ordens, o Estado precisa também de força, ou seja, força é a capacidade de obrigar a cumprir as leis, inclusive pela coação física.
Para atingir seu objetivo, o poder do Estado deve ser soberano, isto é, superior a todos os outros poderes, dentro do Estado, e não subordinado a nenhum outro poder, fora dele. Em outras palavras, o Estado não reconhece, dentro do seu território, nenhum poder superior, nem mesmo igual a ele. E só é um Estado se for politicamente independente de outros Estados. Caso contrário, será uma colônia.
Dizer que o poder do Estado é soberano não significa que seus dirigentes têm o direito de fazer o que bem entenderem. O poder do Estado deve subordinar-se às normas da moral. E, no mundo moderno, se quiser sobreviver, o Estado terá de delimitar seu poder, a fim de impedir o abuso da autoridade. Por isso, o próprio Estado define os limites de seu poder, através de uma lei especial, chamada Constituição.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Gravidez Fora do Casamento É Punida com Morte

Punições rigorosas como apedrejamento, amputação e açoitamento foram introduzidas nos últimos dois anos nos estados do norte da Nigéria, onde há uma população preponderantemente muçulmana. Safiya, uma jovem divorciada, pode ser a primeira vítima de morte por apedrejamento. Durante o julgamento da apelação de sua sentença, Safiya sentou-se quieta num canto, abraçando Adama, sua filha de um ano – justamente a causa de sua condenação. Embora condenada à morte, Safiya não está presa. Pela lei islâmica, ela pode continuar morando com a família até que seu pedido de apelação seja aceito ou a sentença de apedrejamento executada.
A gravidez fora do casamento – mesmo para mulheres divorciadas – é considerada adultério e punida com a morte nos estados nigerianos que adotam a Sharia, uma lei islâmica. A adoção da Sharia é assunto controverso na Nigéria, país que também tem uma grande população que professa o cristianismo. Safiya foi condenada à morte porque é divorciada, mas a pena para mulheres solteiras que fizeram sexo é mais suave: 100 chibatadas.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A Importante Busca do Conhecimento (3ª parte)

Com relação às palestras, aproximadamente 20, Cássio Luiz e Tiago Júnior citaram que as melhores palestras foram “A Psicologia e as Mensagens Subliminares I e II” com o palestrante Sebastião. Para Flávia das Graças, foi “Orientação Sexual” com Agostinha e Terezinha. Já para Joyce de Melo, a melhor palestra foi “Meio Ambiente” que teve a participação da Liga Eco-cultural Santa Matilde (Lesma) com Osmir e Vágner.
Os alunos ainda responderam sobre os agentes (pessoas) mais importantes no processo do projeto. Para os que participaram do Simulado, o professor Sebastião pela dedicação e disponibilidade ao projeto. Também, a participação dos alunos por sua persistência de ir em busca do conhecimento e pelo diretor da escola Paulo Roberto pela oportunidade e pelo apoio para realizar o projeto. Além, de todos que contribuíram e ainda vão contribuir para que o projeto se torne não apenas uma realidade, mas que fique presente tanto na escola como fora dela. Sem poder esquecer do Elias que ajudou na colocação da televisão na sala e a Gilséia que tem contribuído várias vezes para sua realização.
~> Artigo elaborado e publicado com os conteúdos respondidos do Simulado (Avaliação do Projeto) realizado no dia 03 de novembro de 2007 pelos alunos participantes do projeto da escola estadual Monsenhor Horta: Cássio Luiz de Oliveira Souza (3º B em 2007), Flávia das Graças de Jesus Antônio (3º H em 2007), Joyce de Melo (3º H em 2007) e Tiago Júnior da Silva (3º H em 2007).

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A Importante Busca do Conhecimento (2ª parte)

O projeto ajudou a aprimorar e evoluir o conhecimento. Conhecimentos sobre meio ambiente, cultura, orientação sexual e aspectos da informática: a comunicação digital, a televisão digital e a Internet. Dentre os pontos positivos estão à participação do Jornal Correio da Cidade na publicação dos artigos, os palestrantes que vão à escola e os alunos participantes pela busca do conhecimento. Além de ser interessante, mais dinâmicas durante o projeto, propôs Tiago Júnior da Silva do 3º H em 2007.
Tudo no projeto é bom, pois se aprende cada dia mais sobre assuntos diversos e conhecimentos gerais, além de temas que às vezes não são abordados em sala de aula ou só na universidade. Está sendo bem feito. Em tudo, o projeto ajudou na minha vida, aprendi a ver os erros dos outros sobre outro aspecto, não olhar apenas os erros dos outros, mas perceber os meus erros e saber compreender as pessoas, entendê-las. Os pontos positivos são com relação à palestra “O olhar do outro” e a Série Especial sobre o “Aquecimento global” que conscientizam de tudo que está acontecendo no mundo, argumentou Flávia das Graças de Jesus Antônio do 3º H em 2007.
O projeto deveria ser mais valorizado por todos, tanto escolar quanto financeiramente. O projeto não pode parar, outras pessoas precisam ter a oportunidade de aprender mais e de uma forma mais espontânea (modo como é feito pela coordenação). O projeto faz refletir assuntos que parecem não ser tão importantes, por muitos criticarem. É importante conseguir mostrar as pessoas pontos que fazem a diferença: o lado chato da realidade e coisas que ninguém se importa, disse Joyce de Melo do 3º H em 2007.
~> Artigo elaborado e publicado com os conteúdos respondidos do Simulado (Avaliação do Projeto) realizado no dia 03 de novembro de 2007 pelos alunos participantes do projeto da escola estadual Monsenhor Horta: Cássio Luiz de Oliveira Souza (3º B em 2007), Flávia das Graças de Jesus Antônio (3º H em 2007), Joyce de Melo (3º H em 2007) e Tiago Júnior da Silva (3º H em 2007).... continua no próximo.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Importante Busca do Conhecimento (1ª parte)

Ontem, após ter completado dois meses de Blog e quase 50 publicações, estou muito feliz pois pessoas de todos locais por onde passei e que gostaram do meu trabalho estão observando, lendo e principalmente comentando na “rua” e escrevendo os comentários no Blog. Obrigado pelo reconhecimento.
Publicações: 15 horas - todo dia de segunda à sexta-feira.
Assinado: Sebastião M. Gonçalves
(Blogger - Coordenador do Blog)
O “Projeto Em Busca do Conhecimento” ajudou a ter uma visão diferente do mundo, principalmente na questão da preservação do meio ambiente. Os assuntos abordados são interessantíssimos, os recursos áudios-visuais e as apostilas de acompanhamento contendo mensagens, músicas e principalmente as palestras são pontos positivos. Mas, apesar de tudo, um dos pontos negativos é o pequeno número de participantes tendo em vista o número de alunos da escola estadual Monsenhor Horta. Seria importante mais motivação e uma participação mais ativa dos alunos nas palestras, ou seja, que eles não fiquem só assistindo, mas que façam parte delas. Isso porque também muitos alunos faltam por diversos motivos e quem perde são eles mesmos. Gostaria que o projeto continuasse na escola, pois as palestras são boas oportunidades para todos. Outras escolas poderiam procurar o coordenador Sebastião para que isso fosse realizado em outros locais. Apesar de formar no Ensino Médio gostaria de continuar participando do projeto e até palestrar sobre informática, que é a minha área, mesmo porque tenho alguns conhecimentos sobre criação de sites e poderia ajudar na sua elaboração, isso abriria portas e oportunidades na minha vida pessoal e profissional, relatou Cássio Luiz de Oliveira Souza do 3º B em 2007.
~> Artigo elaborado e publicado com os conteúdos respondidos do Simulado (Avaliação do Projeto) realizado no dia 03 de novembro de 2007 pelos alunos participantes do projeto da escola estadual Monsenhor Horta: Cássio Luiz de Oliveira Souza (3º B em 2007), Flávia das Graças de Jesus Antônio (3º H em 2007), Joyce de Melo (3º H em 2007) e Tiago Júnior da Silva (3º H em 2007).
... continua no próximo.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Padrão da Sociedade

O padrão de beleza estabelecido pela sociedade consumista gera graves conseqüências à população, pois essa se vê na obrigação de segui-lo tornando-se cada vez mais indiferente aos parâmetros de simplicidade. Cada ser humano é diferente um do outro e cada um é dotado de um gosto diferente. Não é porque uma pessoa gosta de comida italiana que todos os outros são obrigados a gostar, cada um tem liberdade de escolha independente do que o outro quer ou gosta. As pessoas vivenciam muitas coisas que são impostas pelos meios de comunicação em geral, especialmente pela televisão como, por exemplo, em uma novela aparece uma atriz com um corte de cabelo ousado, logo após sua aparição as mulheres lotam os salões para ficarem igual a ela. A necessidade de se adequar ao padrão de beleza da sociedade.
Outro grande problema gerado pelos padrões de beleza atual é o de doenças como a bulimia e a anorexia, que são distúrbios alimentares. Muitas mulheres desenvolvem esses distúrbios na tentativa de ficar igual a modelos de passarela, que em sua maioria são extremamente magras. Temos sim que buscar um bem-estar físico, olhar no espelho e se sentir bonita (o), porém tendo a consciência de que aquilo não é o mais importante. Desde muito tempo a sociedade impõe padrões acerca daquilo que é certo e errado, do que se pode e do que não se pode fazer, de como se comporta, entre outros, essas imposições tem seu lado positivo e negativo. As pessoas têm que ter consciência de que o importante é o que ela acha e o que pensa, não o que os outros acham e pensam sobre ela. Hoje vivenciamos muito isso, em especial com as mulheres, que se esforçam para agradar o padrão do gosto masculino, isto é, sua aparência deve ser de acordo com o gosto masculino. Você deve se sentir bem com aquilo que te agrada e não com o que satisfaz o outro, pense bem antes de assumir uma postura baseada nos padrões estabelecidos pela sociedade, pois nem sempre é o melhor.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Prostituição Infantil

A prostituição infantil é um mau presente em todas as partes do país normalmente envolvendo o crime organizado que a alicia para esta atividade. A prostituição infantil pode acontecer:
Quando uma criança ou adolescente se prostitui nas ruas de qualquer cidade em busca de dinheiro. A criança leva este fim quando é submetida à violência dentro de casa e resolve fugir. Para fugir, essa criança necessita de ajuda de terceiros e faz qualquer coisa para ficar livre de casa e de sua família se submetendo a qualquer tipo de pagamento. Desse modo, se iniciam sexualmente e posteriormente tornam-se escravas do sexo para ganharem dinheiro para comer, se vestir e principalmente para se drogar. Normalmente são aliciadas por cafetinas e cafetões que permanecem por trás da organização, mas há casos de menores que encontram “um ponto” e ali permanecem para vender seu corpo.
Quando um conhecido ou parente usa uma criança ou adolescente a fim de promover seu prazer. Toca a criança para estimulá-la e também coloca a criança para o tocar com o único objetivo de usá-la como objeto de prazer. Crianças agressivas com a família, com dores na genitália, com lesões e/ou sêmen no ânus ou na vagina, com preocupações precoces relacionadas ao sexo, com inflamações e hemorragias devem ser examinadas, pois estes são sintomas que uma criança ou adolescente que está sendo ou que foi sexualmente abusada apresenta.
Prostituição infantil é crime de ordem pública, isto é, pode ser denunciada por qualquer pessoa que viu ou presenciou tal fato.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do professor?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de Outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil. No dia 15 de Outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Mas, o que comemorar nesse dia?
Os professores estão cansados de situações impostas como: baixos salários, sem melhoria das condições de trabalho, falta de investimento na educação, plano de carreira, entre outras.
A mudança da sociedade também favoreceu a isso tudo, pois hoje em dia, não se pode encostar a mão num aluno..., não se tem responsabilidade mais da parte deles..., pois quando se cobra, esta cobrança é branda ou quase inexistente.
Lembro de uma época que não podia perder prova... (hoje tem segunda, terceira... chamadas do lado dos alunos) ou nem chingar os professores... (hoje tem ECA , conselho tutelar do lado dos alunos) ou não podia entrar na escola sem uniforme (hoje pode tudo..., tudo pra o bem deles e NADA para os professores) e pode entrar sem uniforme, mas entra-se com MP3, MP4..., celular, (prefiro nem comentar!) etc...
Então porque comemorar? Besteira!
É o fim da educação no Brasil!?

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mulher Moderna

No princípio era um paraíso. Um exímio artista e muito criativo, um anacoreta sem um pedacinho. Depois veio uma mulher formada a partir desse pedacinho. Formas suaves e arrendadas, beleza incontestável, o par ideal para a masculinidade de seu companheiro. Mesma essência, diferente função. Mesma tarefa de dominar o restante da criação e cuidar dela como administradores sábios e bondosos, mas de diferentes visões. Aliados, amigos, amantes. Estava completa a obra perfeita do Criador. Mas algo aconteceu, algo mudou essa perfeita sinergia. Os homens esqueceram que a mulher fora tirada de uma costela, não dos pés para serem pisadas. As mulheres de mesmo modo, esqueceram que sua origem não era da cabeça, de uma parte de cima, onde lhes daria uma idéia de superioridade.
Para Sócrates, a mulher era um ser estúpido e enfadonho. Buda não permitia nem que seus seguidores olhassem para as mulheres. No mundo pré-cristão, as mulheres quase sempre não passavam de servas mudas, cuja vida só conhecia o trabalho extenuante. Não é a toa que uma oração judaica dizia: “Agradeço-te, ó Deus, por não me teres feito mulher”. Mas, convenhamos, isso tudo é dor de cotovelos. Pascal afirmava que a grandeza do homem está em saber que um dia morrerá. Pois eu descobri que a grandeza humana está em se permitir sentir o sopro da vida. E este é um gesto feminino. Fomos ensinados a ser duros, viris, machos. Não nos prepararam para o choro e a insegurança como fatores de crescimento e humanização. Convenceram-nos que tais sintomas caracterizavam a fraqueza, num mundo em que ser fraco não constitui qualidade, mas defeito.
Não é raro, depararmos com notícias de mulheres que se submeteram à cirurgias arriscadas e tratamentos igualmente perigosos em busca de um ideal de beleza. Essa hoje tão popular modalidade médica já produziu muitas aberrações. Isso, por que o universo masculino, sempre baseado nas crenças sobre o amor e a morte, fez do corpo feminino o campo de batalha entre Eros e Tanatos, entre desejo e destruição. Passiva e cativa, como no romantismo, ou dominante e devoradora como foram tempos depois para os artistas simbolistas e decadentes, que passaram de sádicos a masoquistas. A mulher européia não conseguia superar o estado de “boneca”. Sabe-se que dessas feridas do imaginário masculino, o corpo feminino ainda não se recobrou, e no campo do erotismo, vive a jogar nessa posição psicanalítica de objeto de desejo. Freud explicou o desejo erótico a partir da pulsão da morte. O desejo era sempre enigmático, algo que através do fetichismo tentamos velar. Décadas depois, Lacan acrescentou a isso, que o fetichismo produz uma imagem que excita, ao mesmo tempo em que esconde a causa do desejo. E a causa guardaria relação com as crenças do próprio corpo.
O que quero dizer com tudo isso, é que a mulher dita moderna, perdeu sua identidade. Ela não mais é um ser que nasce e se desenvolve, mas sim um ser criado segundo seus “próprios” ideais, ideais esses, obtidos na mídia e na sociedade de consumo. As novas tecnologias transformaram a forma de construir à realidade de cada um. Não se tem mais acesso direto à própria imagem, pois as identidades são construídas a partir da mídia, e toda a relação do “espectador” com a obra ocorre através de uma interface (um meio tecnológico), e pasmo concluo: o acesso à própria imagem é sempre mediatizado.
Tenho amigas que falam três, quatro idiomas, mas são incapazes de conversar com os próprios filhos. Muitas que na ânsia de uma suposta igualdade entre os sexos, masculinizaram-se. Acharam que para trabalhar com os homens ou no lugar dos homens, precisavam ser como homens, mas não perceberam que o que as dava vantagem eram justamente suas diferenças.
O mundo nos mostra hoje que a feminilidade é a saída generosa para a crise que o poder masculino construiu. E que destrói o planeta e seus habitantes.
Cito abaixo o trecho de um texto que recebi por e-mail, atribuído a Rita Lee, mas que na verdade fora escrito por uma cearense chamada Heloneida Studart, este texto diz claramente o que espero para as mulheres no futuro, depois que essa onda de “mulher moderna” passar. (...) Acho que só as mulheres podem desarmar a sociedade. Até porque são desarmadas pela própria natureza. Nascem sem pênis, sem o poder fálico, tão bem representado por pistolas, revólveres, punhais. Ninguém diz, de uma mulher, que ela é espada. Ninguém lhe dá, na primeira infância, um fuzil de plástico, como fazem com os meninos, para fortalecer sua virilidade. As mulheres detestam o sangue, até mesmo porque têm que derramá-lo na menstruação ou no parto. Odeiam as guerras, dos exércitos regulares ou das gangues urbanas, porque lhes tiram os filhos. É preciso voltar os olhos para a população feminina como grande articuladora da paz. Você mulher, ainda se encaixa nesse perfil?

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Influência da Mídia sobre os Padrões de Beleza

Os padrões de beleza é um assunto polêmico e gerador de controvérsias, o que se vê nos dias atuais são mulheres insatisfeitas com sua imagem e atrativos físicos.
O que ocorre é que estes padrões mexem com o psicológico das mulheres, pois fica claro o conflito, não sabem como se valorizar pelos pensamentos e atitudes, pois existe uma influência acirrada que impõe padrões magérrimos fazendo-as acreditar, cada vez mais, que só serão bem aceitas pela sociedade se aproximando dos mesmos.
Esses padrões são definidos pelas propagandas na TV e em revistas. Isto é resultante de uma mídia capitalista que bombardeiam tantas informações de forma que a mulher chega até mesmo a esquecer sua individualidade e a natureza da beleza.
Os resultados desta forte influência são notórios, como a obsessão pela magreza, as dietas, a malhação, a cirurgia plástica, a moda, os produtos de beleza, todos vendidos pela mídia.
O que fica claro é o mito existente dentro destes padrões “vendidos”, uma vez que estas mulheres são magérrimas, vivem em prol da beleza, ganham milhões para terem corpos esbeltos; o que difere bastante da realidade da mulher moderna que precisa sair para o mercado de trabalho, se desdobrarem entre suas várias funções e ainda lidar com a cobrança interna e externa exigidas por esses padrões.Para fugir desses padrões, que às vezes agridem tanto o aspecto físico quanto o emocional, talvez seja necessário que as pessoas ressignifiquem seus conceitos de beleza, priorizando seus pontos fortes afim de descobrir sua beleza natural.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pena de Morte

Também conhecida como pena capital, é a condenação à morte daquele que tenha cometido crimes como traição à pátria e assassinato, a sentença é dada pelo poder judiciario.
Este tipo de sentença já foi abolida em vários lugares do mundo, porém ainda existem países os quais praticam a pena de morte, à exemplo os Estados Unidos, China, Afeganistão, etc.
No Brasil a pena de morte foi abolida parcialmnte, atualmente só pode ser aplicada em tempo de guerra. A aplicação da sentença poderiam ser das seguintes formas;
• Injeção Letal (aplica-se por via intravenosa, e de forma continua, barbituricos de ação rápida de quantidade letal, combinados com produtos quimicos paralisantes-muscular.
• Fuzilamento (é disparado varios tiros simultaneamente sobre individuos condenados a morte)
• Estrangulamento (pressiona o pescoço interrompido o fluxo de oxigenio para o cerebro)
• Câmera de Gás
• Electrocussão (cadeira eletrica)
• Asfixia (insuficiência de oxigenação sistêmica)
• Crucificação (era uma especie de ritual, primeiro o individuo era flagelado e depois crucificado)
• Fogueira (o individuo era amarrado e em torno dele ascendia as lenhas e ele morria queimado).
A pena de morte é um tipo de punição aplicado pelo Estado em casos de crimes hediondos. É a punição máxima que um criminoso recebe sendo utilizada em mais de cinqüenta países. As execuções mais utilizadas são:
Lapidação ou Apedrejamento: Forma de execução bastante antiga e ainda utilizada em países como Afeganistão, Nigéria, Irã, Arábia Saudita, Paquistão e Sudão. Consiste em enterrar a vítima até a altura do peito e apedrejá-la com pedras pequenas até a morte.
Fuzilamento: Forma de execução bastante usada em guerras sendo utilizada na China, Somália, Vietname, Bielorrússia, Taiwan e Uzbequistão. Consiste em disparar várias armas de fogo contra o condenado de uma só vez.
Cadeira Elétrica: Forma de execução inventada pelos Estados Unidos ainda utilizada na Flórida, Alabama, Carolina do Sul, Nebraska, Virgínia e Tennessee. Consiste em sentar e amarrar o condenado na cadeira, molhá-lo com uma solução condutora e aplicar choques de 20.000 wats até a morte.
Forca: Forma de execução bastante antiga e ainda utilizada no Iraque, Japão, Egito, Paquistão, Cingapura e Jordânia. Consiste em colocar uma corda num poste de madeira e em seguida amarrá-la ao pescoço do criminoso. O mesmo é colocado em pé sobre uma cadeira que é retirada fazendo com que o condenado morra por asfixia.
Injeção Letal: Forma de execução mais rápida utilizada nos Estados Unidos, Japão, Guatemala, Tailândia e Filipinas. Consiste em aplicar uma grande quantidade de substâncias químicas que anestesia levemente o condenado e paralisa o diafragma, os pulmões e o coração.
Decapitação: Forma de execução antiga e ainda utilizada na Arábia Saudita e no Iraque. Consiste em separar a cabeça do corpo com golpes de faca, espada ou machado. Existem também outras formas de matar condenados e antigamente eram usadas formas extremamente brutais como: Ter a cabeça esmagada por um elefante; Ter um bastão pontiagudo introduzido no ânus e depois ser espetado ao chão; Ter a pele totalmente arrancada do corpo; Ter a barriga cortada e por meio dela ter os órgãos retirados um a um; Ter os braços amarrados em árvores e as pernas em cavalos que corriam até arrancar os membros do condenado; Ser colocado dentro de água ou de óleo em altas temperaturas; Ter os braços e pernas amarrados, ter os ossos quebrados por marteladas e ter os membros cortados por raios de uma roda.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) surgiu a partir da necessidade de promover a reforma agrária. Esse por sua vez é um sistema que visa distribuir terras de forma justa. A partir desse pensamento e da oposição real em que o Brasil se encontra, pessoas que não possuem terras para plantio organizaram um movimento de protesto contra a centralização de terras nas mãos de poucos.
O movimento é organizado em 24 estados brasileiros a partir de comissões de frente que buscam a reforma agrária de forma verdadeira. Cada comissão é responsável pelos setores de saúde, direitos humanos, gênero, educação, cultura, comunicação, formação, projetos e finanças, produção, cooperação, meio ambiente e frente de massa.
Como forma de reivindicação e de fazer valer a reforma agrária, o MST ocupa os latifúndios e se mobilizam em massa de forma que os proprietários fiquem sem maneiras de reagir. Também adquiriu ao longo do tempo características absorvidas de outras lutas sociais em busca dos direitos humanos.
O MST a partir de sua manifestação impactante universalizou sua causa e tornou conhecida a necessidade de fazer valer o direito do homem de ter seu espaço para morar e promover seu sustento e ainda trouxe à tona a ocupação improdutiva de terras por pessoas que visam apenas terem posses. Existem pessoas que se infiltram no movimento com a intenção de enganar o governo e os próprios manifestantes somente para obterem um pedaço de chão. Estes, de maneira alguma devem ser considerados integrantes sem-terra.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Objetivos da Educação

O indivíduo se insere ao grupo social e sociedade através do recebimento de heranças culturais, a socialização ocorre desde que nasce, pois no parto existe um conjunto de pessoas e técnicas que se comunicam e trazem consigo uma herança cultural, intelectual que são frutos das relações humanas. A educação se apresenta não apenas na escola, mas a partir da inserção no mundo, que inicia com a família na qual é ensinado valores, costumes e regras.
A função da educação é educar para a vida. A educação tem como princípio a transferência cultural, para que as pessoas se adaptem a sociedade, a capacidade de desenvolver suas potencialidades, e como resultado a evolução da sociedade.
O processo educativo transcende a formalidade escolar, pois uma criança ao falar as primeiras palavras e dar os primeiros passos já consegue assimilar várias aprendizagens através do contato com o mundo, à medida que há aumento na aprendizagem mais complexa a educação se torna, e isso acompanha o indivíduo por toda a vida.
A educação não pode ser um processo passivo, pois quando aprende o educando desenvolve sua potencialidade, sua capacidade de pensar e ver o mundo e automaticamente cresce como indivíduo que compõe e pode mudar a sociedade.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Grupos Sociais: Adolescentes Grávidas

Atualmente, com a disseminação da AIDS, campanhas orientadoras e esclarecedoras veiculam na televisão falando abertamente sobre sexo e o uso do preservativo na prevenção não só deste mal que assola a humanidade como também outras DSTs. Campanhas estas, que esclarecem sobre a necessidade como segurança para um sexo seguro, e consequentemente esta prevenção deveria se estender a uma gravidez indesejada, mas não é bem isso o que está acontecendo hoje em dia.
Nossos jovens começam a vida sexual mais precocemente e muitas vezes sem sequer ter falado sobre o assunto com seus pais, claro quem em alguns casos acontecem mesmo com esse diálogo tendo acontecido, mas tudo é ignorado no momento em que os jovens corpos se tocam e os hormônios ainda em descoberta eclodem.
Essas jovens que tem seu desenvolvimento modificado por uma gestação, terão novas responsabilidades assumidas alguns anos antes, mas em algumas situações, após o nascimento do bebê, esses filhos precoces serão criados pelos avós que praticamente assumem a paternidade e assim aliviam toda carga sobre a filha que com toda inconsequência da primeira vez, vai se arriscar novamente por não ter nas costas a responsabilidade de seu ato. Não escrevo sem conhecimento de causa, pois conheço casos de filhos que tratam a mãe por irmã pelo motivo que relatei. Culpa de quem?

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Grupos Sociais: Mães Solteiras

A vida moderna e a liberação sexual criaram um contingente de mães solteiras enorme. Sustentar a casa sem a figura do pai já não é tarefa fácil. Abrir o coração, que muitas vezes ficou quebrado depois de uma separação, é ainda mais difícil. Ai, as mães acabam ficando apenas com os filhos, deixando a vida amorosa um pouco de lado. Isso porque, além do próprio bloqueio que carregam, há o estigma de que não vão conseguir namorar ninguém! Muitas dessas mães confessam que existe mesmo dificuldade em conseguir achar um parceiro que assuma o pacote completo. Mas há exceções bem felizes.
Maristela saiu de um relacionamento com um homem 11 anos mais velho, com três filhos pequenos. Ela tinha 26 na época e conheceu um garoto de 16. Roberto passou a ser o amigo que cuidava das crianças quando Mari precisava trabalhar. De repente, a amizade se transformou em algo maior.
Mesmo com os 10 anos de diferença - e os três pimpolhos - eles venceram o preconceito. “Ele assumiu a mim e aos meus filhos. Estamos juntos há 22 anos e casados oficialmente há 15 anos. Temos dois filhos nossos”, conta. Segundo ela, o fato de já ter filhos não deve significar que a mulher não possa ser feliz no amor.
Ana Cláudia, de 35 anos, é mãe de Luiza, de 9, e não acha que seja tão fácil abrir o coração. “A responsabilidade de namorar uma mãe solteira é muito maior do que uma simplesmente solteira! Muitos homens têm medo de assumir”, opina. Ela acha que a barra pesa mesmo quando o namorado tem que conviver com a presença do pai da criança, que sempre estará por perto.
Outra que concorda com Ana é Sônia, 27. Segundo ela, é muito complicado que a sociedade aceite que uma pessoa teve outros relacionamentos além do atual. “Ainda mais quando vem um filho junto. Um filho é uma recordação do relacionamento passado que a pessoa vai carregar a vida toda”, diz. “É preciso que a relação dessa mãe solteira com o pai da criança seja saudável para que um terceiro possa entrar nela sem ninguém sofrer”. Juliana, de 26, assume que é noiva e mãe solteira com muito orgulho. “A família toda do meu noivo me adora e também tem maior carinho com minha filha”, conta.
O mais difícil é mesmo achar um namorado disposto a encarar e aceitar que já há uma criança e um passado no meio dos dois. “No amor e na guerra vale tudo. Se o casal se ama, não pode se importar com o que outros vão pensar ou dizer”, completa a moça, que deve casar em maio. O negócio é investir no sentimento. E ter certeza de que tudo que os filhos querem é ver as mamães bem felizes.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Grupos Sociais: Lésbicas

“Levei um susto! Foi uma total surpresa para mim, mas diferente da maioria, o que me veio à cabeça naquele momento foi imaginar o sofrimento da minha menina desde os 12 anos, idade em que se descobriu lésbica, antes disso, ela só sabia que era diferente”. O depoimento é de Angela Moysés, mãe de Thaís, de 21 anos. A jovem assumiu ser lésbica aos 16 anos. Antes de saber o que estava acontecendo de fato, Angela observava um comportamento estranho da filha - sempre calada, chorando a toa e usando a desculpa que estava estressada pelo excesso de atividades, que na verdade se tratava de uma válvula de escape.
“Um dia, após chegarmos do cursinho, eu disse a ela que enquanto não me contasse qual era o problema não levantaríamos da mesa. E foi aí que ela me relatou que gostava de meninas e não de meninos”. Na mesma hora, a mãe fez a seguinte pergunta: "Filha, você tem idéia de que seu caminho será muito sofrido?" E ela respondeu: "mãe, se fosse opção você acha que teria escolhido o caminho mais difícil para viver?"
A partir daí, Angela começou a ler sobre o assunto, além de se preparar para falar com o seu marido e sua filha mais nova, Tatiana, que na época tinha 13 anos. Para a sua surpresa, ele encarou a situação normalmente. “Inclusive ele disse que iria entrar no
mundo gay pela porta da frente, de mãos dadas com ela e que não era necessário continuar vivendo uma vida dupla. Nós queríamos conhecer as pessoas com quem ela estava andando, e assim foi. Sabíamos que essa nossa postura traria problemas - já sofremos com o preconceito - mas enfrentamos tudo juntos”.
Angela passou a convidar amigos gays e lésbicas da filha para a sua casa e percebeu que grande parte deles tinha histórias tristes para contar. Certo dia, a filha trouxe uma cartilha do Grupo de Pais de Homossexuais (GPH), ONG que promove reuniões presenciais ou virtuais e conta com o apoio de psicólogos. Edith Modesto, a fundadora do grupo, compilou alguns depoimentos e os reuniu no livro "Mãe sempre sabe? Mitos e verdades sobre pais e seus filhos homossexuais", lançado este mês.
“Foi um grande passo participar da ONG. Queria mostrar a eles que é possível sim ter um filho ou filha homossexual e ser feliz. É extremamente gratificante, principalmente quando conseguimos ajudar um pouquinho aquela mãe que está um farrapo, destroçada, e que passa a enxergar uma luz no fim do túnel!”, diz.
Sobre a falta de leis que reconheça a união de homossexuais Angela é enfática: “Eles trabalham, pagam impostos, vivem toda uma vida juntos e na hora que um deles morre, não há direito a pensão e nem a herança. Isso é injusto. Temos que reconhecer de direito o que já existe de fato! "Mãe sempre sabe? Mitos e verdades sobre pais e seus filhos homossexuais"

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Grupos Sociais: Feminismo

O Feminismo é uma manifestação e um estudo que defende a mulher em questões de direitos e deveres, de igualdade e reconhecimento. No Brasil, as primeiras manifestações feministas ocorreram no século XIX quando a mulher era excluída e proibida de ter os mesmos direitos que os homens, podendo somente cuidar da casa e da família. A Constituição de 1889, por exemplo, não excluía a mulher do voto, mas lhe mostrava aspectos que a “desonraria” aos olhos machistas. Tais medidas foram retiradas da constituição para que estas somente cuidassem do lar e continuassem sob o comando dos maridos.
Tais atos mudaram quando a destacada líder Berta Lutz fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino em 1922, cujo objetivo era dar direitos à mulher de votar, de trabalhar, de escolher sua moradia sem que necessitasse da permissão do seu marido. Seis anos depois já havia no Rio Grande do Norte uma mulher na prefeitura, mas somente em 1922, o Código Eleitoral permitiu oficialmente os direitos femininos.
Em 1934, a Constituição ganhou artigos que permitiam o trabalho feminino sob direitos iguais dados aos homens, permitia o salário compatível à função e a permanência no emprego caso esta engravidasse. Hoje, a mulher tem papel importante dentro da sociedade apesar de ainda sofrer agressões, violações, manipulações e discriminações. Há mulheres desempenhando grandes funções em diversas áreas e escrevendo brilhantes histórias em todo o país. A mulher ainda continua sendo mãe e esposa, mas também defende seu lugar nos mais altos cargos e em direções empresariais.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Grupos Sociais: Góticos

Por acaso você já viu um pessoal que se veste todo de preto, geralmente maquiado com olhos escuros e pele pálida e que são conhecidos por visitarem cemitérios à noite? Eles são chamados de góticos e costumam vagar pelas grandes metrópoles do Brasil assustando as pessoas mais conservadoras com seu visual pesado e sombrio.
O estilo gótico surgiu na cena pós-punk dos anos 80 com bandas como
Joy Division, The Sisters of Mercy, Bauhaus, Siouxsie and the Banshees, The Cure entre outras. O termo gótico define um estilo arquitetônico medieval de igrejas dos séculos 12 a 15 na Europa. Durante a Idade Média, a invasão de povos bárbaros influenciou a arte européia com imagens de monstros como as gárgulas e os vampiros, por exemplo. Daí os góticos tiraram o gosto pelo sinistro e uniram ao ideal romântico de viver a vida – o sofrimento por amor, o interesse pelo além etc.
Para Javier Muniain, 17, que tem o estranho apelido de "Anjo em Pranto", o gótico é uma cultura. "Não é algo fechado. Cada gótico tem sua idéia do que é ser gótico", diz. Ele mesmo é um integrante desta tribo e explica que os góticos adoram literatura, artes plásticas, música e cinema. Ele quer ser cineasta, estuda teatro e tem uma vida como qualquer outro garoto da sua idade – estuda, namora, freqüenta baladas góticas com os amigos. É claro, que tudo em sua vida está muito ligado à um mundo de trevas. Lembra do Batman? O visual gótico é como o das histórias deste herói – cidades escuras, pessoas atormentadas e um mundo de fantasias que faz a gente ter medo da própria sombra. Segundo Javier, o rótulos são uma limitação e a personalidade da pessoa não é influenciada pelo pensamento gótico, mas ao contrário – pessoas que já tem uma inclinação para gostar de coisas mórbidas é que se identificam com o mundo gótico.
Elen Cristina de Souza, 17, também acredita que o mundo gótico acolhe pessoas que já se sentem "diferentes". "É um estilo especial de viver, uma filosofia diferente, um mundo mais romântico", diz. Elen, que só sai depois das 20 horas, explica o interesse que muitos góticos têm por cemitérios (eles pulam os muros de madrugada e muitas vezes são pegos pela polícia): "É um lugar calmo para refletir sobre a vida onde as pessoas conversam, bebem vinho e, às vezes, fazem amor".
Muitas pessoas acham que os góticos incentivam o
suicídio, mas, para Elen, suicidar-se nada tem a ver com ser gótico, mas com ter problemas e querer fugir deles. Ela diz que já pensou em suicídio por causa de uma crise de depressão – doença muito comum entre adolescentes – e não por conta da filosofia de sua tribo. Elen, como a maioria dos góticos de São Paulo, freqüenta o Madame Satã – bar de São Paulo onde todo mundo costuma dançar sozinho virado para a parede como forma de introspecção.
Um lugar ótimo para conhecer gente diferente e encontrar pessoas que pensam como você, é a Internet. Muitos góticos têm blogs e sites o que facilita o encontro e a comunicação entre eles. Ana Lúcia, 20, é uma gótica escritora e fotógrafa que tem dois blogs o Câmara Obscura e o Goth. "A Internet é um tremendo espaço para colocar suas idéias e falar sobre cultura", explica Ana. E, além disso, é grátis! Todo mundo pode ter seu site e seu blog e trocar informações e conhecer gente.
Ana não anda sempre vestida "à caráter" - com roupas escuras e maquiagem pesada. Ela explica que teve de se adaptar ao mundo: "No trabalho, por exemplo, não dá para ir vestida assim". Ana estuda jornalismo e já faz fotos no melhor estilo gótico.
Jogos de RPG costumam instigar esse lado fantasioso dos góticos porque assim eles podem viver um personagem, ser alguém diferente. Segundo Ana, esse jogo "abre campo para a imaginação das pessoas".
Parece que para todos os góticos entrevistados, o visual importa bastante, mas ao contrário do que a maioria das pessoas costumam pensar, ele é apenas uma maneira de exteriorizar o que esse pessoal tem dentro de si. Usar roupas escuras, usar maquiagem e agir de um jeito "meio estranho", como diz Ana, é só uma maneira de a pessoa expressar melhor ao mundo quem é de verdade.Todos eles se tornaram góticos não porque o visual os atraiu, mas porque já se sentiam diferentes e acabaram achando gente que pensava como eles.