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VEJA: Como calcular a nota do ENEM 2010?

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Grupos Sociais: Punks

O estilo punk surgiu em 1975 como mais uma manifestação juvenil semelhante aos da década de 50 e 60: o objetivo do movimento era a afirmação de um estilo, sem envolver com questões éticas, políticas ou sociais. O estilo musical punk rock surgiu nos Estados Unidos com a banda The Ramones, que se baseou no rock and roll, com músicas simples e curtas, no máximo com três ou quatro acordes.
Na Inglaterra, o espírito renovador do punk rock se mesclou a uma situação de tédio cultural e decadência social, provocando o surgimento do punk propriamente dito, com estilo visual grosseiro, humor ácido, sarcasmo, agressividade e pessimismo.
Atualmente, o conceito de punk é um pouco diferente do punk “clássico”. De fato, entre os membros da tribo não existe agressividade e pessimismo, características atribuídas às tribos surgidas Inglaterra. Os punks geralmente usam calças jeans justas, rasgadas, jaquetas de couro, coturnos, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano ou cabelo um pouco comprido. A moda punk contrasta com a moda vigente e sempre apresenta elementos contestadores aos valores aceitos pela sociedade. Entre as características ideológicas podemos citar o anti-nazismo, o amor livre, a liberdade individual, o autodidatismo e o cosmopolismo.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Grupos Sociais: Emos

Este termo originalmente era utilizado para designar o estilo de música “emotional hardcore” dos anos 80 no cenário punk rock. No entanto, nenhuma banda mesmo aquelas que deram origem ao estilo, aceitam o rótulo de emo.
Esta palavra é ambígua, pois pode ser utilizada tanto como um rótulo que agrega bandas que emergem do cenário undergroud, quanto para definir a cultura alternativa onde uma pessoa demonstra muita sensibilidade.
O estilo emo se propagou pelo Brasil em 2003, sendo aderido em quase todo o país. Muitos jovens se identificam com a ideologia emo, outros apenas curtem a forma deles se vestirem. Assim como qualquer outro grupo social, os emos também são alvo de muito preconceito, principalmente pela parte conservadora da sociedade.
Para uma pessoa mais velha ver um rapaz com cabelos mais longos, com a franja caída no rosto, um lápis preto nos olhos e unhas pintadas de preto é algo muito estranho e, na maioria das vezes por não conhecer é que nasce o preconceito. Pois a sociedade sempre impôs parâmetros a serem seguidos por todos, se alguém foge a regra, é considerada uma pessoa anormal, vista como o “mal” da sociedade. Mas, antes de tudo deve-se ter respeito pelo outro, cada um é livre para escolher ser e fazer o que achar melhor. Lembrando sempre que “Meus direitos começam onde terminam os seus...”.
Do que eles gostam?
O emo dá preferência a roupas pretas, podendo utilizar peças de tom claro, porém em sua maioria são tons escuros. Maquiam os olhos com lápis preto, usam franjas caídas no rosto. Curtem um estilo musical que engloba o som pesado do punk rock com letras que falam do sentimento, emoções, etc., um bom exemplo são as bandas NXZero, Simple Plan, Blink 182, entre outras.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Grupos Sociais e os Valores na Sociedade de Hoje

Procurando o verbete grupo social no Novo Dicionário Aurélio, encontramos a seguinte definição: “Forma básica da associação humana: agregado social que tem uma entidade (individualidade) e vida própria, e se considera como um todo, com suas tradições morais e materiais”. Seja qual for a definição, uma coisa é certa: grupo social sempre significa a reunião de pessoas que estão mutuamente em interação (duas pessoas já podem formar um grupo).
Para a Sociologia, grupo social é toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos têm de manter alguma forma de organização, no sentido de realizar ações conjuntas de interesse comum a todos os seus membros. Os grupos sociais apresentam normas, hábitos e costumes próprios, divisão de funções e posições sociais definidas.
A sociedade estipula o que é desejável e o que é proibido, o que é bonito e o que é feio, o que é certo e o que é errado. Assim, na vida em sociedade, as ideias, as opiniões, os fatos, os objetos não são avaliados isoladamente, mas dentro de um contexto social que lhes atribui um significado, um significado, um valor e uma qualidade determinados.Os valores sociais variam também, principalmente no espaço e no tempo, em função de cada época, de cada geração, de cada sociedade. O comportamento sexual é outra área em que se notam grandes mudanças. Até meados do século XX, a sociedade exercia um controle rígido sobre a sexualidade das pessoas, especialmente com relação às mulheres. O sexo, para a mulher, só era aceito socialmente dentro do casamento, e tinha como única finalidade gerar filhos. As mulheres que não se comportassem exatamente de acordo com esses valores eram malvistas e sofriam uma série de sanções sociais. Lentamente, esses valores foram se modificando. Mas sempre existiram mulheres mais liberadas e independentes do que a maioria de sua época.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Noções de Ética Meio Ambiente e Realidade

A construção da cidadania pede uma prática educacional voltada pra a compreensão da realidade social, e dos direitos e responsabilidade em relação a cada indivíduo. A essência da ética provém da pressão da comunidade sobre o indivíduo. Quando uma pessoa é discriminada ou julgada pela sociedade, seja ela por sua etnia, sua religião e/ou por sua classe social, isso fará com que diminua a dignidade dessa pessoa. Os direitos humanos nem sempre são respeitados, a atuação do homem na sociedade mediada por padrões e modelos de comportamento e sujeita a atritos e tensões entre interesses da comunidade e dos indivíduos, pode assumir as mais variadas formas que vão do puro e simples enquadramento até a mais exacerbada rebeldia. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, mas também por diferentes classes sociais e imigrantes de diferentes países, portanto respeitar essa mistura brasileira é respeitar a si mesmo.
O comodismo em que se encontram as pessoas, dificulta o processo de preservação da natureza. A exploração de matas virgens e o desmatamento de florestas estão aumentando a cada dia e isso prejudicará todo o planeta. Imagine um mundo com secas, tempestades e fome, com ilhas e regiões costeiras inundadas, onde milhões de pessoas morrem por causa da poluição do ar e das águas, enquanto outras buscam refúgio em lugares mais seguros e alguns ainda lutam entre si pelos escassos recursos naturais. Você já para pensar que nada disso poderia acontecer, se todos compartilhassem os benefícios do desenvolvimento, da industrialização e de recursos naturais. Teríamos um mundo muito melhor, que cada pessoa possa se sustentar, de uma geração para a outra. Atitudes pequenas é que farão a diferença e essa escolha entre esses dois futuros cabe a nós, pois a união faz a força.

~> Artigo elaborado pela aluna da Escola Estadual “Monsenhor Horta”: Gleicimara Barbosa da Silva (3º H em 2007).

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Educação Sexual e Sexualidade

A Orientação Sexual é um dos Temas Transversais trabalhados nos documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Suas propostas envolvem a forma como a sexualidade deve ser trabalhada na infância e na adolescência, bem como a prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e a gravidez indesejada na adolescência. A orientação deve ser feita de forma a se adquirir conhecimento, respeito e responsabilidade suficientes para que se possa promover a saúde e o bem-estar. As diferentes maneiras como as pessoas reagem ao tema está relacionado com a formação que receberam. A sexualidade de cada indivíduo é constituída a partir de suas relações culturais e influências recebidas pelo meio em que vive, como a escola, a família e outros.
A sociedade sempre impôs valores definidos para o homem e a mulher, caracterizando o que seria aparentemente correto para a conduta de cada um. Um bom exemplo são os cargos de empregos específicos para cada um ocupar (o que hoje já está sendo mudado pela garra que as mulheres têm) ou as responsabilidades do lar que cada pessoa tem, como o trabalho doméstico para as mulheres e as responsabilidades com as despesas para os homens. A sociedade também exige que as mulheres adquiram costumes mais preservados, no que se refere à sexualidade. Os pais também ao educarem seus filhos influenciam a separação dos gêneros, especificando o que é certo ou errado para o comportamento de um menino ou de uma menina.
A educação sexual começa desde muito cedo, com a educação das crianças, que é definida a partir de uma referência, que quase sempre é a família, com os seus costumes, os valores que preservam ou a crença religiosa. As crianças também recebem influências de livros, da escola e principalmente da mídia (em especial a televisão, que é de fácil acesso). Todas as experiências sexuais de uma criança, até o contato com sua mãe, farão parte e influência na sua formação sexual. O trabalho de Orientação Sexual deve propor ao jovem a idéia de que a sexualidade é de grande importância para a vida e a saúde. Deve expor e esclarecer os problemas que estão relacionados à sexualidade e suas formas de prevenção e controle. A escola também desempenha papel importante na orientação, ela proporciona de forma pedagógica um autoconhecimento do nosso corpo, isso influencia a obtenção de tomarmos um maior respeito e cuidado.
A Orientação Sexual trabalha a conscientização sobre a prevenção as DST’s e a gravidez na adolescência, que são problemas atuais e preocupantes. Outro papel importante é o combate à discriminação que existe contra os portadores dos vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e HPV (Papilomavírus Humano) e os doentes da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). A orientação que a escola faz é diferente da feita pela família, pois não supõe valores ou crenças. Devemos sempre ter respeito mútuo para a prática da sexualidade e de forma responsável, saudável e prazerosa.

~> Artigo elaborado pelo aluno da Escola Estadual “Monsenhor Horta”: Matheus Henrique Miranda Santana (3º H em 2007).

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Meio ambiente versus progresso

Atualmente, um dos assuntos mais falados em jornais, revistas e reportagens é a questão ambiental, principalmente sobre o aquecimento global. Todos nós sabemos que os seres do planeta dependem dos recursos naturais para sua sobrevivência. Porém, algumas pessoas parecem se esquecer disso e, para progredirem, principalmente financeiramente, não se importam em destruir o meio ambiente. Na verdade, o que elas não sabem (ou fingem não saber) é que estão se autodestruindo, principalmente pondo em risco a sobrevivência das futuras gerações, já que estas também dependerão dos recursos naturais.
A destruição pode ocorrer de maneira lenta ou imediata. Lenta quando, por exemplo, jogamos um simples papel de bala no chão. Se cada pessoa fizesse isso teríamos cada vez mais sujeira nas ruas. Essas seriam levadas aos rios pelas chuvas, prejudicando o ecossistema aquático e, também, a nossa sobrevivência, já que dependemos da água limpa dos rios. E imediata quando, por exemplo, desmatam um grande número de árvores para a construção de uma empresa. Se esse desmatamento for feito através de queimadas, o caso se torna ainda mais grave, pois estariam poluindo também a atmosfera. Estas são apenas algumas das diversas formas de destruição ambiental. Uma das mais freqüentes atualmente é aquela feita pelas grandes indústrias que todos os dias lançam uma grande quantidade de gases na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.
O tão falado aquecimento global implica numa série de riscos ao meio ambiente. Por exemplo, com a temperatura da Terra aumentando, as calotas polares estão derretendo, elevando o nível dos oceanos. Além de extinguir a vida das espécies que vivem nestas calotas (pingüins, ursos polares, etc), cidades inteiras ficariam alagadas. Por exemplo, os Países Baixos (a Holanda), que se situa abaixo do nível do mar. A maioria dos países europeus desapareceria dos mapas. No Brasil, as cidades do Rio de Janeiro, João Pessoa, dentre outras cidades litorâneas ocorreria o mesmo. Várias pessoas teriam que deixar suas casas e procurar um local mais seguro (ou menos perigoso). Isso são apenas algumas das conseqüências desse perigoso efeito.
O que as pessoas precisam é esquecer essa idéia do “natural ser sujo”, deixarem de ser autodestrutivas e valorizarem a vida. Para progredir, não é necessário prejudicar o meio ambiente. É preciso que elas procurem outras formas de desenvolvimento sem afetá-lo. Isto não é impossível. A partir de uma colaboração mundial, principalmente dos países mais ricos e mais poluidores, poderemos reverter esse quadro de destruição ambiental que estamos vivendo atualmente.
~> Artigo elaborado pelos alunos da Escola Estadual “Monsenhor Horta”: Cássio Luiz de Oliveira Souza (3º B em 2007) e Priscilla Jordanne S. Oliveira (3º B em 2007).

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mais Provas do Aquecimento Global

Segundo um artigo da BBC online a subida do nível do Mar poderia ser "catastrófica" nos próximos séculos se os gases que contribuem para o Efeito de Estufa continuarem a aumentar ao mesmo ritmo das últimas décadas. Segundo o mesmo estudo, realizado na Groenlândia, deverá ocorrer uma subida de vários metros ainda antes do presente século. Em 2100 o nível dos mares deverá regressar aos mesmos níveis de há 130 mil anos, ou seja, teremos uma subida de 4 metros no nível médio das águas em todo o mundo…
Outros modelos computacionais, criados pela equipa de Jonathan Overpeck da "University of Arizona" indicam que metade da cobertura de gelo da Antártida vai colapsar durante os próximos 500 anos. Outro trabalho publicado na revista Science aborda o tema dos Tremores de Terra provocados pelo movimento súbito de glaciares na Groenlândia estão a aumentar. Alguns destes glaciares são tão grandes como pequenas ilhas e tão altos como arranha-céus, mas apesar destas dimensões impressionantes podem mover-se a menos de 10 metros por minuto e gerar em consequência pequenos sismos. Os investigadores detectaram uma intensificação destes micro-sismos nos últimos meses, e a um ritmo sempre crescente…
E esta é uma das evidências mais palpáveis de que algo está a mudar nos gelos da Groenlândia…
Todo este acumular de novas provas não estará a conseguir convencer os eternos cépticos que pululam arrogantemente pelo Blasfémias e outros blogues da Blogoesfera lusitana? Parece que sim… Outrora tão verborreicos na defesa das teses dos dois ou três "cientistas cépticos" arregimentados pelas indústrias energéticas, os blogueiros das Blasfêmias emudeceram subitamente… Perante o Erro, optam pelo silêncio, em vez de optarem pela mais racional simples mudança de opinião… Problemas do fanatismo… Econômico, neste caso! Sim, porque nem só o Islão existe à face da Terra!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Redesenhando o Mapa da Groenlândia

Infelizmente o aquecimento global chegou a um ponto quase irreversível, para quem duvida é só esperar pra comprovar, e isso graças ao homem e várias situações. Um caso alarmante foi detectado na Groenlândia, o aquecimento global está acelerando o degelo, segundo imagens por satélite que mostram imensas fissuras nas calotas glaciais do norte da Europa e um rápido desaparecimento das massas de gelo na Groenlândia. Fotos publicadas na página na Internet da Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) revelam a existência de fissuras sem precedentes na calota glacial no fim do verão boreal (do hemisfério Norte), que se estendem do Pólo Norte ao arquipélago de Svalbard (ou Spitzberg, no extremo norte da Noruega) e ao de Severnaya Zemlya, em águas árticas siberianas. Os cientistas da ESA consideram que de 5% a 10% dos gelos perenes – que normalmente não deviam derreter – se partiram durante as tempestades do fim do verão, trazendo consigo um gelo mais quebradiço e menos espesso. A calota ártica se consome em conseqüência do aquecimento climático. Os gelos perenes também diminuíram, mas é a primeira vez que este setor do Oceano Ártico mostra semelhante fragilidade.
Outro estudo publicado na revista científica britânica Nature confirma esta tendência na Groenlândia. As geleiras da Groenlândia, segunda reserva de água doce gelada do mundo, desaparecem a uma velocidade superior duas vezes e meia a de dois anos atrás, concluíram Isabella Velicogna, do Laboratório de Jato Propulsão da Califórnia, e Tavi Murray, da Universidade de Swansea (Grã-Bretanha), após analisar imagens da Nasa tiradas por satélite. O degelo do manto de gelo marítimo não faz o nível dos oceanos subirem, mas acelera o aquecimento climático. A explicação é muito simples. Por sua brancura, o gelo reflete os raios do sol. Em sua ausência, a água do mar poderá se aquecer, acelerando o degelo.
As imagens de satélite comprovam uma situação alarmante: a Groenlândia está perdendo território e já chegou a perder dois terços do total – informação verídica – tanto é que deverá ser redesenhado todos os mapas-múndi por estes motivos climáticos. Os céticos do aquecimento global deveriam pensar mais sobre o assunto e entender, pois ficar parado esperando pra comprovar é um absurdo e esperar outros casos alarmantes acontecerem não deterão o fenômeno e a Terra vai continuar esquentando.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Lafaiete faz 219 anos!

Conselheiro Lafaiete: 219 anos – 19 de setembro de 1790

Localização em Minas Gerais
Conselheiro Lafaiete, está edificada no dorso central do Espinhaço, Serra da Mantiqueira, situada na macrorregião metropolitana de Belo Horizonte. Entre as zonas Metalúrgica e Campo das Vertentes, o município é divisor de duas grandes bacias hidrográficas do Rio Doce e do Rio São Francisco.

Altitudes
Máxima: 1157m – Local: cabeceira córrego Sarampo
Mínima: 872m – Local: Foz do córrego da Ilha
Altitude média: 995 metros

Território
Área do município: 375 km².
Principais rodovias de acesso: BR–040, BR–482, MG–059 e MG–119.
Municípios com que faz divisa: Congonhas, Ouro Branco, Itaverava, Santana dos Montes, Cristiano Otoni, Queluzito e São Brás do Suaçuí.

Campo Alegre dos Carijós
1681 - Os primeiros bandeirantes paulistas defrontam-se com os índios Carijós de nossa terra.
1683 - O local recebe a denominação de aldeia do Campo Alegre dos Carijós.
1752 - Criação do Distrito de Queluz, na Aldeia dos Carijós.

Real Vila de Queluz
1790 - em 19 de setembro, por ato de dona Maria Primeira, rainha de Portugal, através do governador da capitania, Visconde de Barbacena, é criada a Real Vila de Queluz, com sua total emancipação territorial, política, legislativa e judiciária, ou seja, sua elevação a município.
Foi instalada a primeira câmara municipal da vila.
1866 - A Real Vila de Queluz, passa a ser denominada de cidade de Queluz, através da lei n°1276, de 02 de janeiro, instalando a Comarca.

Conselheiro Lafaiete
Patrono da cidade, Lafayette Rodrigues Pereira nasceu na Fazenda dos Macacos, na Real Vila de Queluz (atual Conselheiro Lafaiete), no estado de Minas Gerais em 28 de março de 1834, filho do Barão de Pouso Alegre (Antonio Rodrigues Pereira).
1934 - É trocado o nome de Queluz de Minas para Conselheiro Lafaiete.

Curiosidade territorial
A cidade era chamada de Queluz de Minas pelas pessoas que moravam acima da travessia da Central, e de Lafaiete pelas que moravam na parte de baixo.
A mudança repentina do nome da cidade para Conselheiro Lafaiete foi considerada, na época, arbitrária por muitos queluzianos tradicionais.

Mapa político
A rivalidade entre as populações das duas partes da cidade (alta e baixa) era tão grande que os jovens de ambos os lados brigavam quando um invadia o "território" do outro.

Correção histórica
Em 1981 surgiu o projeto de lei que corrigiu a data comemorativa oficial da emancipação política territorial e administrativa de Conselheiro Lafaiete, passando de 02 de janeiro para 19 de setembro. Tudo começou com pesquisa inicial publicada no Jornal Panorama feita pelo historiador Alberto Libânio Rodrigues.

População e Economia
Conselheiro Lafaiete é a maior cidade da Região do Alto Paraopeba, tendo também a maior população estimada em 2006 era de 113.019 habitantes.
É o maior centro comercial, atraindo muitos consumidores das mais diversas cidades nos arredores.
O comércio é a mais importante atividade econômica da cidade, e uma das mais empregadoras
Outra forte atividade é a siderurgia, que conta com representantes de algumas das mais importantes empresas do país no setor.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Os Céticos e o Apocalipse do Aquecimento Global

O aquecimento global é a mais moderna versão do apocalipse. Se for verdade o que dizem os pesquisadores e ambientalistas e se nada for feito para deter o fenômeno, a Terra vai esquentar tanto que, até 2100, furacões devastarão cidades inteiras, o fogo consumirá a Amazônia e o mar engolirá Ipanema. Os cientistas dizem que o aquecimento da Terra é causado pelo homem. É fruto da combustão de derivados de petróleo e das queimadas. Clamam por ações mais práticas de governos e empresas para reduzir a emissão de substâncias como gás carbônico ou metano, que aprisionam o calor do sol na atmosfera terrestre.
Os céticos geralmente fazem três grandes críticas a cientistas e ambientalistas. A primeira afirmação é que há poucas provas de que o clima está esquentando mesmo. O economista britânico Nigel Lawson, ex-secretário do Tesouro de Margaret Thatcher, diz que a temperatura média do planeta subiu e desceu várias vezes nos últimos 150 anos. A segunda afirmação é que, mesmo que exista uma tendência para o aquecimento, ela está mais ligada aos fatores naturais, como a atividade solar, que à ação humana. O terceiro argumento dos céticos é que, se a Terra estiver mesmo esquentando por causa das emissões industriais, vale mais a pena gastar dinheiro remediando as conseqüências disso, como as perdas agrícolas e a elevação do nível do mar, que tentar reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, como preconiza o Protocolo de Kyoto. "A Holanda tem feito isso há 500 anos", diz Lawson.
Para os principais especialistas da área, reunidos no IPCC, o painel científico da ONU, não há dúvida. O perigo é real. A mobilização já rompeu a divisão partidária nos EUA. Existem algumas certezas a respeito do aquecimento global. São conclusões de centenas de pesquisadores que estudam mudanças climáticas. A primeira conclusão é que a humanidade nunca viveu uma situação como esta. Só houve tanto gás carbônico na atmosfera há 10 milhões de anos. Naquela época, a Groenlândia não tinha geleiras, e o nível do mar estava dezenas de metros mais alto. A segunda conclusão é que a Terra está esquentando. A média de temperatura global subiu 0,6ºC desde 1861. A última década foi a mais quente do milênio. A terceira conclusão é que o nível do mar está subindo. Já aumentou de 10 a 20 centímetros em um século. Isso acontece principalmente por causa da expansão térmica do oceano. A quarta conclusão é que as geleiras estão derretendo. Pesquisas recentes mostram que, nos últimos cinco anos, a Groenlândia e a Antártida começaram a perder mais gelo do que o que é reposto pelas nevascas. E uma quinta conclusão é que o aquecimento global não é natural porque parte do aquecimento ocorre porque estamos saindo de um período glacial. Mas a intensificação recente do aquecimento só pode ser explicada pela ação humana.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Sistema de Seleção Unificada

Como será o sistema de seleção unificada? O candidato a uma vaga no ensino superior poderá concorrer a cinco cursos ou instituições, mas apenas naquelas universidades que adotarem o ENEM como única forma de ingresso. As instituições que optarem utilizar o ENEM como única avaliação para selecionar os ingressantes participarão de um Sistema de Seleção Unificada, informatizado e online. Nesse sistema, as universidades informarão quantas vagas têm disponíveis para cada curso, e qual é o peso que cada uma das grandes áreas do conhecimento terá na nota final do aluno ­linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação e língua estrangeira); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
O aluno que participou do ENEM 2009 se inscreve no sistema, que calculará sua nota final, já com os pesos estabelecidos, e o aluno poderá simular inscrição em até cinco cursos ou instituições, durante todo o período em que o sistema ficar disponível na Internet. Caso a universidade decida utilizar o ENEM como segunda fase ou com a nota do ENEM agregada à nota de um vestibular próprio, a instituição deverá decidir e publicar as regras de inscrição e participação em seus editais. O Sistema de Seleção Unificada só será utilizado pelas instituições que escolherem o ENEM como única forma de seleção.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Novo ENEM 2009

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
O ENEM é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.
Muito tem se falado a respeito da substituição do vestibular pelo ENEM 2009 em grande parte das universidades federais. Porém, para isso a prova do ENEM passará por várias mudanças. Uma delas será no número de questões, que subirá de 63 para 200, além da redação. Serão quatro provas de múltipla escolha, aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro.
A nova prova do ENEM exigirá dos estudantes conhecimento, raciocínio e a capacidade de relacionar vários temas para chegar à resposta correta. Uma mesma questão poderá conter temas de História e Geografia, de Biologia e Química ou de Literatura e linguagem.
Essas características já eram encontradas nas prova do ENEM, porém o novo modelo não será apenas maior, mas bem mais complexo, exigindo mais do aluno. “No ENEM atual, o aluno não precisa, por exemplo, saber Ciências. Uma pessoa que lê bastante pode ter um bom resultado”, afirmou o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes. “O novo ENEM exige mais conhecimento de conteúdo”. As disciplinas da prova serão de acordo com áreas do conhecimento. São elas:
1) Linguagens, códigos e suas tecnologias;
2) Matemática e suas tecnologias;
3) Ciências da natureza e suas tecnologias;
4) Ciências humanas e suas tecnologias.
Essas áreas de conhecimentos se interdiciplinam, mas no final a prova terá questões com as disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Artes, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), Geografia, História, Filosofia, Sociologia e futuramente a Língua Estrangeira, como o Inglês e o Espanhol.
Como assim? Exemplo: Quem for fazer o ENEM terá uma questão de Geografia com dados (Matemática) pra resolver população; ou uma questão de História falando sobre a evolução dos fungos (Biologia) nas pinturas (Artes); ou também uma questão de Português com uma reflexão (Filosofia) sobre algum fato social (Sociologia).
Comente você agora! O que você acha disso tudo?

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Os Vestibulares nos Dias Atuais

O vestibular é um tradicional exame aplicado pelas universidades brasileiras a fim de selecionar candidatos às vagas por elas oferecidas. O vestibular caracteriza-se normalmente como uma prova de aferição dos conhecimentos adquiridos no ensino básico: fundamental e médio, sendo o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. É o critério de seleção de candidatos preferido pelas instituições públicas de ensino superior, enquanto que o uso de meios alternativos de acesso é promovido em geral por instituições privadas. Como não é caracterizado como concurso público, mesmo quem possui antecedentes criminais pode fazer e entrar para uma universidade. O vestibular é um modelo de seleção constantemente criticado por especialistas, embora ainda seja o mais aceito em todo o país.
Vantagens do modelo: Há vantagens inegáveis que decorrem da utilização do vestibular em detrimento de outras formas de seleção (entrevistas, indicações, necessidades econômicas). A principal é a impessoalidade da prova e da correção, coadunada com as existências apenas de raros casos de suspeita de fraudes, normalmente acompanhadas de cancelamento de prova. Garantido o anonimato nas correções, todos os candidatos têm chances iguais de concorrerem às vagas, segundo, é claro, o preparo acadêmico de cada um. O vestibular privilegia a meritocracia, que é a base de qualquer sistema universitário de ponta no mundo. Existe o benefício implícito do vestibular de proporcionar, também, acesso igualitário às universidades, especialmente as públicas, a qualquer pessoa de qualquer lugar do país que queira prestar a prova, uma vez que, são proibidas discriminações de origem. Por fim, o vestibular é cego a qualquer questão de gênero, etnia ou ascendência, eliminando possibilidade de que estes fatores viessem a interferir, por si só, de forma favorável ou desfavorável na seleção.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Atentado Terrorista nos EUA faz 8 anos

Os ataques de 11 de setembro de 2001 foram uma série de ataques terroristas contra os Estados Unidos. Membros do grupo islâmico al Qaeda sequestraram quatro aeronaves, fazendo duas delas colidirem contra as duas torres do World Trade Center (WTC) em Manhattan, Nova Iorque, e uma terceira contra o quartel general do departamento de defesa dos Estados Unidos, o Pentágono, no Condado de Arlington, Virgínia, próximo à capital dos Estados Unidos, Washington, DC. O quarto avião seqüestrado foi intencionalmente derrubado em um campo próximo a Shanksville, Pensilvânia, após os passageiros enfrentarem os terroristas.
Os mortos nos ataques de 11 de Setembro foram milhares: 265 nos aviões; pelo menos 2602 pessoas, incluindo 242 bombeiros, no World Trade Center; e 125 no Pentágono. 3234 pessoas foram mortas. Além das Torres Gêmeas de 110 andares do WTC, cinco outras construções nas proximidades do WTC e quatro estações subterrâneas de metrô foram destruídas ou seriamente danificadas. No total, foram 25 prédios danificados em Manhattan. Em Washington, uma parte do Pentágono foi seriamente danificada pelo fogo e outra parte acabou desmoronando.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A História dos Dias da Semana

É mais uma questão de etimologia da palavra e religiosa do que necessariamente histórica. Franceses, italianos, espanhóis etc., voltaram às antigas denominações pagãs, de chamar na ordem, aos dias da semana. Segundo a tradição latina, encontramos partindo do domingo até o sábado: no latim Dies Dominica (dia do Senhor e domingo, em português), Lunae dies (dia da Lua, pela denominação pagã e segunda-feira), Martis dies (dia de Marte e terça-feira), Mercurii dies (dia de Mercúrio e quarta-feira), Jovis dies (dia de Júpiter e quinta-feira), Veneri dies (dia de Vênus e sexta-feira) e Saturni dies (dia de Saturno e sábado). No italiano: Domenica, Lunedi, Martedi, Mercoledi, Giovedi, Venerdi e Sabbato. No francês: Dimanche, Lundi, Mardi, Mercredi, Jeudi, Vendredi e Samedi. No espanhol: Domingo, Lunes, Martes, Miércoles, Jueves, Viernes e Sábado.
Mas, analisando, só os portugueses entre todos os povos cristãos mantiveram o piedoso e belo costume. O tempo, em seguida, trabalhou sobre o costume, polindo o uso da palavra “feriae”, até que chegamos ao “feira” de hoje. E é esse um dos melhores exemplos de alteração prosódica por ação do uso popular, por isso mesmo etimológica.
Na língua portuguesa, os nomes dos dias da semana não seguiram a tradição latina. É sempre motivo de curiosidade, senão de espanto, para a maioria das pessoas verificar que somente o nosso idioma fugiu à regra comum aos povos ocidentais, cultivando esse esquisito repetir-se de “feiras” diante dos adjetivos ordinais segunda, terça etc. Na verdade, porém, é que nos devemos orgulhar sinceramente por isso, pois é esse um particular que nos mantém fielmente ligados à melhor tradição cristã. Ela remonta mesmo aos primeiros dias do Cristianismo. Nos tempos em que a Fé principiava a ser propagada, a Páscoa Cristã era comemorada durante toda semana, isto é os “sete dias”. Evitavam-se trabalhos que não fossem absolutamente necessários, empregando todo o tempo daquela semana em orações e meditações sobre o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Tão a sério isso foi observado que Constantino baixou lei tomando todos aqueles sete dias feriados, isto é “feriae”.
Ora, sendo “feriae” o denominador comum para os sete dias, era forçoso dar-lhes um numerador que os distinguisse. Os cristãos aproveitaram a essa altura a antiqüíssima tradição de numerar os dias partindo do sábado. O domingo seria então para eles “prima sabbati”, isto é, o primeiro dia depois do sábado, o dia seguinte seria “secunda sabbati” e assim por diante. Mantiveram, porém o domingo como sendo o dia do Senhor – “dominus”, e começou a contagem no seguinte. Daí, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Porque o Dia de Descanso era o Sábado?

No ano 45 a.C., Caio Júlio César decidiu usar um calendário estritamente solar. Esse calendário, conhecido como Juliano, estabeleceu o ano normal, com 365 dias, e o ano bissexto, a cada quatro anos, com 366 dias. O calendário Juliano também instituiu a ordem dos meses e dos dias da semana tal como aparece nos dias atuais. Então porque segundo a Bíblia, o dia de descanso da semana era o sábado e não o domingo? Os cristãos aproveitaram a antiqüíssima tradição de numerar os dias partindo do sábado. O domingo seria então para eles “prima sabbati”, isto é, o primeiro dia depois do sábado, o dia seguinte seria “secunda sabbati” e assim por diante. Mantiveram, porém o domingo como sendo o dia do Senhor – “dominus”, e começou a contagem no seguinte. Daí, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira...
Segundo uma teoria que parte do calendário Juliano a ordem dos dias da semana tal como aparece nos dias atuais foi mudada por Caio Júlio César que decidiu usar um calendário estritamente solar no ano 45 a.C. Já o Papa São Silvestre I (33º Papa, italiano, de 314 a 335) regulamentou essa prática determinando que não se desse número ao domingo – que já era o dia do Senhor, e ao sábado, cuja denominação era conservada em sinal de reverência ao Antigo Testamento. Mas, como vemos, só os portugueses entre todos os povos cristãos mantiveram o piedoso e belo costume. Franceses, italianos, espanhóis etc., voltaram às antigas denominações pagãs, de chamar na ordem, aos dias da semana: dia da Lua (segunda-feira), dia de Marte (terça-feira), dia de Mercúrio (quarta-feira), dia de Júpiter (quinta-feira), dia de Vênus (sexta-feira) e dia de Saturno (sábado). O tempo, em seguida, trabalhou sobre o costume, polindo o uso da palavra “feriae”, até que chegamos ao “feira” de hoje. E é esse um dos melhores exemplos de alteração prosódica por ação do uso popular. Uma vez que o grupo de sete dias recebeu um nome próprio, nada mais natural que, pouco a pouco, também se procurasse dar um nome próprio a cada um daqueles sete dias.
O primeiro dia era, portanto, o mais importante. Ele é que assinalava a oportunidade das oferendas aos deuses e dos sacrifícios propiciatórios. Tal ordem de valores iria vigorar até o advento do Cristianismo, pois o seu ensinamento de que Deus fez o mundo em seis dias, e descansou no sétimo, estabeleceu esse último dia da semana como sendo “o dia do Senhor”, e portanto o dia de render graças e de repousar. Na perpetuação dos nomes, Roma levou este costume a todos os pontos do mundo conquistado pelas suas legiões e submetidos às suas leis e usanças. Cedeu-o também a todos os países influenciados. Não há povo no Ocidente que adote outro sistema de intitular os dias da semana.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Porque o Mês de SETEmbro (09) Não é Mês 07?

Algumas perguntas são feitas sobre o ensino de Astronomia e as pessoas devem buscar através da História e da Ciência as suas respostas para não seguirem o caminho do “pode ser” ou do “talvez”. Dentre várias perguntas, temos: porque o dia do ano bissexto é justamente no dia 29 de fevereiro? Porque o mês de setembro (09) não é mês sete (07)? E porque os meses: outubro (08), novembro (09) e dezembro (10) também não seguem esse parâmetro? Como a medição de um ano se baseia na rotação da Terra em torno do Sol e a duração dos meses é baseada nesse ano solar, ele é ajustado para encaixar os 12 meses de um ano. Porém, o ano dos calendários antigos não era dessa maneira.
No calendário romano original que foi introduzido por volta do século VII antes de Cristo, tinha 10 meses com 29 ou 30 dias e um total de 304 dias no ano, que começava em março e cada mês era simbolizado e nomeado. Assim, o calendário tinha o mês 01 – março (do latim Martius, de Marte, o deus da guerra), o mês 02 – abril (do latim Aprilis, de aperire, abrir porque outrora era o mês que abria o ano), o mês 03 – maio (do latim Maius, de origens diversas), o mês 04 – junho (do latim Junius, consagrado a Juno, divindade romana), o mês 05 – julho (do latim Julius, em homenagem Júlio César), o mês 06 – agosto (corruptela do nome latino Augustus, do Imperador Augusto César, ao qual este mês era consagrado), o mês 07 – setembro (do latim September, de septem, sete), o mês 08 – outubro (do latim October, de octo, oito), o mês 09 – novembro (do latim November, de novem, nove) e o mês 10 – dezembro (do latim December, de decem, dez). Nesta situação, o reveillon era comemorado em 29 de dezembro, último dia do ano.
Dessa forma, o ano solar e o calendário romano tinham problemas de contagem e foram acrescentados mais dois meses: janeiro e fevereiro. O mês 11 – janeiro (do latim Januarius, de Janus, divindade romana) e o mês 12 – fevereiro (do latim Februarius, de Februa, denominação emprestada a Juno no tempo da purificação e do desagravo), que foram acrescentados posteriormente, ainda no século VII a.C., mas como os meses tinham somente 29 ou 30 dias, era preciso intercalar um mês extra aproximadamente a cada dois anos, que era na verdade um 13º mês. Nesta situação, o reveillon era comemorado em 29 de fevereiro ou 29 do mês extra.
No ano 45 a.C., Caio Júlio César decidiu usar um calendário estritamente solar. Esse calendário, conhecido como Juliano, estabeleceu o ano normal, com 365 dias, e o ano bissexto, a cada quatro anos, com 366 dias. O calendário Juliano também instituiu a ordem dos meses e dos dias da semana tal como aparece nos dias atuais. Daí a resposta para o 29 de fevereiro! Como o último dia de um ano normal, ou seja, sem o 13º mês (mês extra) era o dia 29 de fevereiro e que janeiro e fevereiro foram acrescentados, estes meses foram colocados na frente de março como meses 01 e 02 e março como mês 03. Por conseguinte, setembro passou de 07 para 09, outubro de 08 para 10, novembro de 09 para 11 e dezembro de 10 para 12.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Curiosidades de Astronomia

Calendário, sistema de medida de tempo para as necessidades da vida civil, com a divisão do tempo em dias, meses e anos. As divisões têm como base os movimentos da Terra e as aparições regulares do Sol e da Lua. Um dia é o tempo médio necessário para uma rotação da Terra sobre seu eixo. A medição de um ano se baseia numa rotação da Terra em torno do Sol e se chama ano estacional, tropical ou solar. Um ano solar tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45,5 segundos. A duração dos meses é aproximadamente 1/12 (uma duodécima) parte de um ano (= 28 a 31 dias) e é ajustada para encaixar os 12 meses em um ano solar. A semana teve origem na tradição judaico-cristã, que recomendava descansar do trabalho um dia em cada sete.
O calendário romano original, introduzido por volta do século VII a.C., tinha 10 meses e 304 dias no ano, que começava em março. Mais dois meses, janeiro e fevereiro, foram acrescentados posteriormente, ainda no século VII a.C., mas como os meses tinham somente 29 ou 30 dias, era preciso intercalar um mês extra aproximadamente a cada dois anos. Os dias do mês eram designados pelo incomodo método de contar para trás a partir de três datas: as calendas (primeiro dia de cada mês), os idos (meados do mês) que caíam no dia 13 de certos meses e no dia 15 de outros, e as nonas (nono dia) antes dos idos.
No ano 45 a.C., Caio Júlio César decidiu usar um calendário estritamente solar. Esse calendário, conhecido como Juliano, estabeleceu o ano normal, com 365 dias, e o ano bissexto, a cada quatro anos, com 366 dias. O calendário Juliano também instituiu a ordem dos meses e dos dias da semana tal como aparece nos dias atuais. O ano Juliano era 11 minutos e 14 segundos maior do que o ano solar. Essa diferença se acumulou até que, por volta de 1582, o equinócio da primavera aconteceu dez dias antes e as festas da Igreja não foram realizadas nas estações apropriadas.
* Significado de equinócio: Os raios de sol caem perpendicularmente sobre a linha do Equador, tendo o dia e a noite a mesma duração na maior parte dos lugares da Terra – 12 horas. Daí o nome de equinócio – noites iguais aos dias.
Por isto, o papa Gregório XIII promulgou um decreto eliminando 10 dias do calendário Juliano, estabelecendo que o mês de outubro passava-se do dia 04 para o dia 15 direto (pulando 10 dias) e desta forma “consertando” o calendário. Para prevenir novos deslocamentos, instituiu um calendário, conhecido como calendário gregoriano, estabelecendo que os anos centenários divisíveis por 400 deveriam ser bissextos e que todos os demais anos deveriam ser normais. O calendário gregoriano foi sendo adotado lentamente em toda a Europa. Hoje é válido em quase todo o mundo ocidental e em partes da Ásia.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Mensagens Subliminares

Ilusões de Ótica são um grande exemplo de como nosso cérebro funciona e de como funcionam as mensagens subliminares, quando uma coisa que foge totalmente à nossa atenção pode significar outra, embora que nem todas as Ilusões de Ótica sejam mensagens subliminares.
Mensagem Subliminar: O que é mensagem subliminar? Subliminar é qualquer estímulo não captado a nível de consciência por estar abaixo dos limites sensoriais receptores. Onde encontramos? Teoricamente, em todas as mídias! Sua percepção não é consciente, elas estão, ou poderão estar em todo lugar. Objetivo: Entendemos que o objetivo maior da utilização das mensagens é manipular as mentes das pessoas. Como atuam: Vários processos químicos e fisiológicos são ativados quando estamos expostos à uma mensagem. Como se defender?: É impossível à mente lidar com todas as percepções, sejam visuais, auditivas, olfativas ou táteis.
O que NÃO é subliminar? Subliminar significa "abaixo do limiar de percepção". Simples assim. Um som numa freqüência mais alta do que o ouvido pode escutar ou uma imagem tão rápida que o olho não possa captar são exemplos de estímulos subliminares. Mas uma definição tão simples nos deixa um problema: se um estímulo subliminar, portanto indetectável, é detectado pelo observador (ainda que inconscientemente) ele deixa de ser classificado como subliminar. Ou seja, qualquer efeito atribuído a um estímulo subliminar torna-se impossível por definição. De fato esta foi a definição utilizada pelos primeiros estudiosos que estudaram o tema no final do século XIX, mas as coisas não são tão simples.
Os psicólogos sabem hoje que a percepção de um estímulo (isto é, ver algo e saber que viu) depende de fatores psicológicos e sociais tanto quanto de fatores fisiológicos. Alguém pode ver alguma coisa e simplesmente não se sentir confiante o suficiente de ter visto. Assim, em vez de uma linha separando o que está abaixo do limiar de percepção do que está acima, os psicólogos falam em uma faixa de percepção: acima do limite superior, chamado de limiar subjetivo, as pessoas são capazes de notar claramente um estímulo; abaixo do limite inferior, chamado de limiar objetivo estão os estímulos que não podem ser percebidos de maneira nenhuma; abaixo do limiar subjetivo, mas acima do limiar objetivo as pessoas percebem os estímulos mas pensam que não perceberam. Com isso, um estímulo subliminar passa a ser considerado um estímulo percebido, mas não reportado.
E aí começa a confusão... A maioria dos sites sobre o assunto não só misturam todos os tipos de mensagens subliminares (subjetivas e objetivas, visuais e auditivas) num mesmo balaio, atribuindo a todas elas poderes fantásticos de persuasão, como ainda acrescentam ao saco inúmeras coisas que não tem absolutamente nada de subliminar.
Um dos maiores sites nacionais sobre mensagens subliminares é o portal da
Organização Não Governamental de Estudos e Pesquisas em Mensagem Subliminar. Este site é o ponto de partida para qualquer pesquisa que se faça sobre o assunto em língua portuguesa. Ironicamente, muito pouco do que se diz no site tem realmente a ver com mensagens subliminares, na acepção correta do termo.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Psicologia

Psicologia é um conjunto de disciplinas acadêmicas, clínicas e industriais relativas à explicação e previsão do comportamento, pensamento, emoções, motivações, relacionamentos, potenciais e patologias.
Histórico da Psicologia: Aos séculos XVII e XVIII, a Psicologia foi desmembrada da Filosofia e se concretizou a partir de Darwin.
Psicanálise é o Método da Terapia, estuda o comportamento humano. Sigmund Freud foi o pai da psicanálise (1856-1939) afirmava que: em 1886 que as crianças já nasciam com sexo definido e nos problemas são recalques na vida sexual. Complexo de Édipo é quando o filho se apaixona pela figura da mãe ou quando a filha se apaixona pela figura do pai (situação normal onde todos passamos por isso). Cérebro: o que você selecionou importante, colocou em prática, emoção positiva ou negativa. Emoção: manifestação do sentimento.
Formas do consciente comunicar com o consciente
1ª Teoria sobre a Estrutura do aparelho psíquico:
Consciente: me informa sobre mim e os outros, ou seja, noticia tudo que sei. Na parte física, se estou com fome, sede, frio, dor, etc. É o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo interior. Na consciência, destaca-se o fenômeno da percepção, principalmente a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio.
Inconsciente: arquivo de impulsos e sentimentos. Exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência”. É constituído por conteúdos reprimidos, que não têm acesso aos sistemas pré-consciente / consciente, pela ação de censuras internas. Estes conteúdos podem ter sido conscientes, em algum momento, e ter sido reprimidos, isto é, “foram para o inconsciente, ou podem ser genuinamente inconscientes”. O inconsciente é um sistema do aparelho psíquico regido por leis próprias de funcionamento. Por exemplo, é atemporal, não existem as noções do passado e presente.
Pré-consciente: quando “dá branco” ou quando uma palavra está na ponta da língua e eu não lembro. Refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.
Quatro maneiras de meu consciente saber o que está no meu inconsciente:
1) Hipnose: procura a causa de algo que me... Exemplo: moça que tinha pavor de dormir.
2) Sonhos: é uma linguagem simbólica de comunicação.
3) Atos falhos: quando falo alguma coisa e juro que disse outra coisa.
4) Estímulos: o que não quero lembrar.
2ª Teoria sobre a Estrutura do aparelho psíquico:
Freud batizou o “porão de casa” de Id (Depósito dos Impulsos Inatos). Id é o componente biológico da personalidade regido pelo principio do prazer. O Id é “egoísta”. Eu quero. Id é o deposito dos impulsos inatos, procura satisfação imediata dos impulsos primitivos, sem olhar as conseqüências. É a matriz e consiste de tudo o que é psicologicamente herdado e que está presente no nascimento inclusive os instintos. É o reservatório da energia psíquica, onde se localizam as pulsões: de vida e de morte.
Ego é o componente psicológico da personalidade. É o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências e as ordens do superego seu principal objetivo é adaptar nosso comportamento conforme a realidade. É um regulador, um mediador, o fiel da balança, na medida em que altera o Princípio do Prazer para buscar a satisfação considerando as condições objetivas da realidade, por isto mesmo, é regido pelo Princípio da Realidade.
Superego é o componente social da personalidade. É o depósito das leis socais. Proibições, limites e autoridade são originados com o Complexo de Édipo com o superego. Regido pelo princípio da perfeição. Eu devo. É a censura, o freio dos instintos inatos é o representante interno dos valores ideais, tradicionais da sociedade. É a arma moral da personalidade, representa mais o ideal do que o real e tende mais à perfeição do que ao prazer. Sua preocupação principal é decidir se algo é certo ou errado de modo que a pessoa possa agir em harmonia com os padrões morais autorizados pela sociedade.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A Ideologia da Ciência Política

Com a crise do capitalismo e das democracias na Europa abriu-se espaço para o avanço dos regimes totalitários. Veja os partidos e as idéias políticas do século XX:
* Esquerda: partidos que defendem os direitos dos trabalhadores, falam em transformações sociais profundas e acreditam na igualdade social.
* Direita: partidos conservadores ligados à classe dominante, falam da necessidade da ordem para conter a baderna social e acreditam no respeito à autoridade.
* Extrema Esquerda: são os comunistas seguidores de Karl Marx (socialismo científico – sistema em que predomina a propriedade social ou coletiva dos principais meios de produção). São os anarquistas e eram contra a propriedade privada, o capitalismo e o Estado. Ambos defendem uma revolução socialista para acabar com o capitalismo.
* Extrema Direita: são os fascistas e odeiam os comunistas, defendem uma ditadura para salvar o capitalismo.
* Centro: são liberais e contra os comunistas e os fascistas, defendem o capitalismo com liberdades democráticas.
* Sociais-democratas: defendiam posições de esquerda, achavam que o capitalismo deveria acabar diferentemente dos comunistas eram contra a revolução e a ditadura do proletariado, acreditavam que o socialismo seria implantado gradualmente com reformas democráticas.
Regimes Totalitários: o Fascismo e o Nazismo
* Totalitarismo: é a prática de um regime político que defende a total importância do Estado sobre os interesses dos cidadãos. No regime totalitário, o Estado tem um governo forte, capaz de controlar de forma absoluta os diversos setores da vida social. Em termos políticos, o regime totalitário prega o fim da democracia liberal e a eliminação das oposições por meio de uma propaganda agressiva ou através da violência física. A linha política do Estado é determinada por um partido único (ditadura).
* Fascismo (Itália) é o conjunto de idéias, dogmas, preconceitos e práticas de pensamento político de Extrema Direita, expresso pelo Partido Nacional Fascista. Em termos doutrinários é quase idêntico ao Partido Nazista.
*
Nazismo (Alemanha) é o conjunto de idéias, dogmas, preconceitos e práticas de pensamento político de Extrema Direita, expresso pelo Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Este pode ser descrito como nacionalista extremado, racista, belicista, totalitário, anticomunista, antiparlamentar e anti-individualista.
* Dentre outros regimes totalitários do século XX, temos: o Franquismo ou Falangismo (Espanha) de Francisco Franco; o Salazarismo (Portugal) de Antônio de Oliveira Salazar; o Estado Novo (Brasil) de Getúlio Vargas e outros.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Televisão Digital

Autor: Wellington Vasconcelos
Palestra para o Projeto na E. E. "Monsenhor Horta", em 2007.

A chamada TV Digital no fundo é a transmissão de dados digitais e não de sinais analógicos o que se traduz em grosso modo num incremento de quantidade de informação transmitida. A sua implantação no Brasil passa pela alteração dos padrões atuais de transmissão e de recepção, bem como os aparelhos de televisão instalados nas residências dos telespectadores.
No momento, a maioria da programação veiculada pelas emissoras de televisão aberta (Globo, Record, SBT, Bandeirantes, etc.) já é produzida, utilizando-se equipamentos de filmagem e armazenamento digitais. No entanto, como os segmentos de transmissão e de recepção continuam sendo analógicos, os usuários não percebem esse ganho de qualidade. Com a introdução da tecnologia digital no serviço de televisão obterá melhor qualidade de imagem e som para os telespectadores.
A tecnologia digital, entretanto, ao superar diversas restrições da tecnologia analógica, abre várias outras possibilidades. Imagem de alta definição e som com qualidade de CD são algumas das inovações que poderão ser disponibilizadas com a introdução da televisão digital. A transmissão de vários programas em um único canal é outra novidade que, com certeza, implicará numa maior diversidade de conteúdos, atendendo a diferentes necessidades e interesses dos usuários (telespectadores).
No entanto, a mudança que parece ser mais drástica é a transformação do televisor em um equipamento interativo. Segundo especialistas do setor, essa nova aplicação modificará radicalmente o modelo de exploração da televisão aberta, viabilizando novos serviços como, por exemplo, um novo tipo de comércio, já apelidado de t-commerce, ou seja, venda de produtos por meio da televisão. Outra possibilidade que também poderá se concretizar, no curto e médio prazos, é a recepção móvel de sinais de televisão em carros, ônibus e trens e em telefones celulares das próximas gerações.
Essa grande diversidade de opções tem que ser cautelosamente analisada, pois algumas dessas alternativas não podem coexistir devido a limitações de várias naturezas, inclusive de ordem financeira. Há, portanto, que se analisar cada uma delas, buscando escolher aquelas que trarão maiores benefícios para a nossa sociedade e que conformarão o modelo mais adequado às nossas realidades.
A escolha de um dos padrões tecnológicos, hoje disponíveis ou em processo de desenvolvimento e do modelo de negócios em televisão digital a ser implantado no País, determinará como os recursos tecnológicos serão utilizados para prover um determinado conjunto de programas e serviços para a sociedade.Feita a mudança na transmissão e recebimento e adaptando os televisores para esta tecnologia será possível, a médio e longo prazo, para o telespectador, ao ver um filme, comercial, novela ou qualquer outro tipo de programação, através de um controle remoto, clicar em um objeto e acessar um site sobre o produto, podendo comprá-lo no momento em que estiver assistindo o programa em seu televisor. Mas não pode se esquecer o quanto este serviço vai custar para a sociedade. Um dos maiores desafios é tornar essa tecnologia acessível para população de baixo poder aquisitivo.